SóProvas


ID
920191
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A prototipação representa uma técnica poderosa para o desenvolvimento de sistemas, mais especificamente do software desses sistemas. Sobre as funções desempenhadas por um protótipo, é correto afirmar que ele

Alternativas
Comentários
  • Letra E é a alternativa correta.

    A prototipação auxilia no levantamento de requisitos, consistindo em uma técnica para elencar requisitos. 

    Pode possuir como aspecto negativo o fato do usuário-final crer que o protótipo seja o sistema final. Neste caso é importante ficar acordado que trata-se apenas de um protótipo.

    Os protótipos podem ser de dois tipos: descartável (nada se aproveita) e evolucionário (o sistema vai sendo criado com as evoluções do protótipo).

    Bons estudos!
  • Acrescentando o comentário do colega.
    Na prototipagem evolucionária deve-se começar com requisitos mais bem compreendidos.
    Enquanto na prototipagem descartável deve-se começar com os requisitos mais difíceis e menos compreendidos, onde ao final descarta-se o protótipo.
     
  • Prezados,
    Segundo Pressman, página 42, o paradigma de prototipagem auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos. Idealmente, o protótipo serve como um mecanismo para identificação dos requisitos do software.
    Portanto, a alternativa correta é a letra E.
    Vejamos os erros das demais alternativas :
    a) permite avaliar o desempenho geral da equipe de desenvolvimento de software
    Errado. O desempenho da equipe de desenvolvimento é avaliado por métricas de produtividade, exemplo , número de pontos de função desenvolvidos por mês , ou produtividade por hora.
    b) não permite que sejam realizados testes, visando verificar o funcionamento do sistema final, ainda que sejam testes parciais.
    Errado. É possível sim realizar testes com protótipos. Nesse momento o usuário pode navegar pelo protótipo e já apontar erros no entendimento dos requisitos apontados por ele, de forma que eles possam ser corrigidos antes da etapa de desenvolvimento.
    c) é inteiramente descartado, não sendo aproveitada nenhuma parte do código de software no sistema final entregue ao cliente 
    Errado. Na prototipação evolucionária o protótipo evolui até virar uma parte do Software, não sendo integralmente descartado.
    d) não possibilita avaliar a qualidade do software produzido
    Errado. Com o uso dos protótipos podemos avaliar a qualidade dos requisitos levantados, e também comparar o software produzido versus o protótipo idealizado.
     
    Fonte :
    - Pressman, Roger S. Software Engineering: A Practiotioner’s Approach. Sixth Edition
  • nesse caso, como saber de qual dos dois o examinador está se referindo? (evolucionário ou descartavel)