SóProvas


ID
921784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um jovem, visando ganhar um novo smartphone no dia das crianças, apresentou à sua mãe a seguinte argumentação: “Mãe, se tenho 25 anos, moro com você e papai, dou despesas a vocês e dependo de mesada, então eu não ajo como um homem da minha idade. Se estou há 7 anos na faculdade e não tenho capacidade para assumir minhas responsabilidades, então não tenho um mínimo de maturidade. Se não ajo como um homem da minha idade, sou tratado como criança. Se não tenho um mínimo de maturidade, sou tratado como criança. Logo, se sou tratado como criança, mereço ganhar um novo smartphone no dia das crianças”.
Com base nessa argumentação, julgue os itens a seguir..

Considere as seguintes proposições: “Tenho 25 anos”, “Moro com você e papai”, “Dou despesas a vocês” e “Dependo de mesada”. Se alguma dessas proposições for falsa, também será falsa a proposição “Se tenho 25 anos, moro com você e papai, dou despesas a vocês e dependo de mesada, então eu não ajo como um homem da minha idade”.

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado

    para começar vale lembrar de que, na condicional, se a primeira parte for falsa, a proposição toda já se torna verdadeira!

    e pra completar o raciocínio necessário para responder a essa questão, lembrem-se de que na conjunção basta uma preposição ser falsa para tornar todas falsas.

    Agora vamos transcrever o que diz o enunciado:

    (A^B^C^D) -> E

    ora, se A ou B ou C ou D estiver falsa como afirma o enunciado, logo torna a primeira parte da condicional falsa,(visto que trata-se da conjunçao) tornando- a primeira parte da condicional falsa, logo toda a proposição se torna verdadeira
  • O antecedente será falso, o consequente será verdadeiro ou falso. Todavia, sendo o antecedente falso será necessariamente verdadeira a proposição.
    Avante!!!!

  • Considere as seguintes proposições: “Tenho 25 anos”, “Moro com você e papai”, “Dou despesas a vocês” e “Dependo de mesada”. Se alguma dessas proposições for falsa, também será falsa a proposição “Se tenho 25 anos, moro com você e papai, dou despesas a vocês e dependo de mesada, então eu não ajo como um homem da minha idade”.

    1 - Separa tudo em premissas:

    P1 -> Tenho 25 anos;
    P2 -> Moro com você e papai;
    P3 -> Dou despesas a vocês;
    P4 -> Dependo de mesada;
    P5 -> Não ajo como um homem da minha idade;

    2 - Montar a 1 frase:


    “Tenho 25 anos”, “Moro com você e papai”, “Dou despesas a vocês” e “Dependo de mesada”
     P1(V)  e  P2(V) e P3(V)  e P4(F) = Falso;

     P1(V) e P2(V) e  P3(F) e P4(V) = Falso;
     P1(V) e P2(F) e P3(V) e P4(V) = Falso;
     P1(F) e P2(V) e P3(V) e P4(V) = Falso;

    Obs: Na conjunção, sendo uma das premissas falsa, a frase toda ficará falsa.

    3 - Montar a 2 frase:


    “Se tenho 25 anos, moro com você e papai, dou despesas a vocês e dependo de mesada, então eu não ajo como um homem da minha idade”
     (P1(V) e P2(V) e P3(V) e P4(F)) -> ~P5(F) = Verdade;
     (P1(V) e P2(V) e P3(F) e P4(V)) -> ~P5(F) = Verdade;
     (P1(V) e P2(F) e P3(V) e P4(V)) -> ~P5(F) = Verdade;
     (P1(F) e P2(V) e P3(V) e P4(V)) -> ~P5(F) = Verdade;

    Obs: Na condicional se o antecessor for falso, independente do valor do sucessor, a frase será verdadeira.

    http://www.iped.com.br/sie/uploads/19493.jpg
  • Temos uma condicional (Se então) somente será falsa se a primeira premissa for verdadera e a segunda for falsa, para todas as outras alternativas será verdade, isto é, a primeira premissa poderá ser falsa ou verdadeira que o resultado será VERDADE.
  • HAHA.... até que enfim consegui resolver uma questão de raciocínio em menos de 1 minuto. Sabemos que na condicional, se negarmos a 1º (F), a sentença ainda poderá ser verdadeira, pois se a 2º proposição for verdadeira (V), a sentença é verdadeira.
  • Ederson, se a primeria for falsa e a segunda falsa, também é verdadeiro.
    É completamente estranho, mas sempre que a primeira parte de condicional for falsa, ela vai ser verdadeira.
  • É só lembrarmos das regrinhas básicas! 

    E = V, se todas as proposições forem V
    OU = V, se pelo menos uma proposição for V
    ENTÃO = F, se a primeira proposição for V e a segunda proposição for F (F, se VF).

  • Regrinha que nunca esqueci.
    Na Condicional -->  Vera Fischer = Falsa
  • Se qualquer uma proposição antes do "se" for falsa, pelo motivo de estarem conectadas pelo "e", então será falsa tudo antes do "se". Sabendo que F -> F = V ou F -> V = V, então sempre será V. Errada a questão.

  • Acho que a sacada interessante é notar a letrinha E entre as proposições:


    “Tenho 25 anos”, “Moro com você e papai”, “Dou despesas a vocês” E “Dependo de mesada”


    ....... esse E é que vai denotar o conectivo ^ (vejam, o examinador poderia de repente ter colocado um OU).. Daí fica mais óbvio montar a conjunção.


    Abraços a todos!!!
  • Existe também a regrinha do condicional V ai F errar = F errou, para não ser ofensivo é claro. V -> F = F. Bons estudos a todos. ( Créditos ao professor Daniel Lustosa - Equipe Alfa Concursos).

  • F ---> F = É sempre verdade


  • Reescrevendo a proposição “Se tenho 25 anos, moro com você e papai, dou despesas a vocês e dependo de mesada, então eu não ajo como um homem da minha idade”, temos:

                [(p ^ q) ^ (r ^ s)] → t

    Temos então uma condicional. Sabemos que em uma condicional, a única maneira da mesma ser falsa, é tendo o antecedente como verdade e o consequente falso.

    Logo, se as proposições “...eu não ajo como um homem da minha idade.”, for sempre V, não importa as valorações de “Tenho 25 anos”, “Moro com você e papai”, “Dou despesas a vocês” e “Dependo de mesada”, a proposição sempre será verdadeira.


    RESPOSTA: ERRADO



  • Pessoal, montando a questão, não ficaria assim (A^B^C^D) -> ~E e portanto, seria falso?

  • Causa: tenho 25 anos(A), moro com você e papai (B), dou despesas a vocês (C) e dependo de mesada(D), 
    Efeito: eu não ajo como um homem da minha idade (D)

    Forma simbólica: (A^B^C)-->D
    Logo, se um dos elementos da causa for falso, todo ela será falsa, independente da valoração da conclusão.

    Obs.: valor da vírgula se dá pelo termo empregado no último elemento, no caso é "e", se fosse um "ou" a forma simbólica ficaria: AvBvC
  • Joana, permita-me corrigir sua frase: "Logo, se um dos elementos da causa for falso, toda ela será..." verdadeira, pois a única ocasião em que a construção "se A, então B" é falsa, é quando A é falsa e B verdadeira. (Vai Fugir = Foge). Confundiste com o conceito de premissas e conclusão, utilizado em outras questões da Cespe/Unb.


  • Outra forma de ver a questão, é que, na implicação lógica (se, então), uma causa já é suficiente para o efeito.

  • Daniel, vc inverteu os valores em seu primeiro comentário. A única forma do conectivo  "se, então" ser falso é quando A for verdadeiro e B for falsa  V->F=F

  • Errado.



    Pensa assim povo:

    Na condicional para ser falso sempre vai ser V--->F.

    Logo:


    1ª    A^B^C^D= V     (V^V)


    2ª A^B^C^D ---> E = V     (V/F --> V)
  • não era um dia muito feliz na dia desse examinador quando ele elaborou essa assertiva.

  • HISTÓRIA DA MINHA VIDA ... 

    .

    A^B^C^D --> (?)

    .

    SE ISSO:    A^B^C^D   ---> TIVER UMA (F) TANTO FAZ, VAI SER ( F )

    .


    F --> ( QUALQUER COSA ) VAI DAR ( V )

  • Tudo vai depender do valor da proposição que está depois da seta da condicional "não hajo como um homem da minha idade". se for F a proposição será verdadeira independentemente de qualquer alteração nos valores das proposições que estão ante da seta.Como a questão não deu o valor da supracitada proposição, não há dados na questão que permitam inferir que a condicional será falsa.Logo resposta: ERRADO

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vei essa cespe é uma banca bem louca, um cara que ler isso fica com raiva na prova e acaba errando

  • Errada
    Sempre que tivermos o antecedente "F" o resultado será verdadeiro.

  • GABARITO: ERRADO! 

    Para quem errou, meu raciocínio, passo a passo, foi o seguinte [a questão é resolvida em segundos, exige apenas o CONHECIMENTO DOS CONECTIVOS, no caso, ^ (e) e => (Se... então)]:

    No trecho “Se tenho 25 anos, moro com você e papai, dou despesas a vocês E dependo de mesada” — que chamaremos de p —, o conectivo secundário usado é o ^ (e). No conectivo ^ (e) TODAS AS PROPOSIÇÕES DEVEM SER VERDADEIRAS PARA A COMPOSTA SER VERDADERA. Como o enunciado diz que uma das afirmações é FALSA, TODA A PROPOSIÇÃO p É FALSA!

    Assim:

     

    p => q

    F => ?

    No conectivo => (Se... então), não há como uma afirmativa ser falsa partindo de F, já que a única possibilidade de => dar F é Vera Fischer (V=>F= F). Logo, independentemente do valor de q, a proposição será VERDADEIRA (e não falsa como diz o enunciado):

    p => q

    F => V/F = V

  • “Se tenho 25 anos, moro com você e papai, dou despesas a vocês e dependo de mesada, então eu não ajo como um homem da minha idade”.

            F->V    Errado!! A proposição será verdadeira, pois qualquer uma das afirmações destacadas em verde for F o que for na segunda parte V/F será sempre verdadeira a proposição.

  • (P1 ^ P2) ^ (P3 ^ P4) --> P5 = F

    (V ^ F) ^ (V ^ V) --> (V/F) = ?

    (F ^ V )--> (V/F)= ?

    (F )--> (V/F)  = V

    Gab: Errado

  • ( A ^ B ^ C ^ D ) --> E

     

    Se uma das proposições dentro dos parênteses for FALSA, será impossivel a proposição toda ser FALSA, visto que ficaria:

     

    F F = V

    F V = V 

     

  • se o indivíduo ler o enunciado dessa questão aí, e se ela "bater" com a vida dele, o mesmo abandona a prova e sai da sala chorando!

  • Fiquei 10 minutos tentando imaginar o texto, quando desce pra pergunta ver que dá pra responder em 1min, rsrsrs

    É ^ . Se uma for falsa torna falsa mas tudo é uma condicional, e só seria falso em Vera Fisher.

  • Cê manja da zuera msm em cara, puta merda. Agr eu fui humilhado com essa zuera sua aí

    -Nando moura

  • A proposição "Eu não ajo como um homem da minha idade" pode ser F ou V. Logo não podemos afirmar que a proposição inteira será falsa.

  • Se tenho 25 for falso... acabou No se então a primeira falsa vai dar verdadeiro. Parem d sofrer . Pensa !
  • ERRADO

    Se então - Só é falso se VAI FUGIR ( V-F)

    BONS ESTUDOS

  • Errado

    O único caso em que o "SE ENTÃO" é falso:

    Se V então F = F

    Não é o caso, ok?!

    Tenha calma, não desista, VOCÊ consegue!

  • Qualquer da primeira parte FALSO ficará tudo será VERDADEIRO.

  • muito engraçado o texto kk

  • Quando o examinador elaborou essa questão ele estava pensando na minha história de vida, só pode... kkkkkk

  • Minha contribuição.

    Tabela verdade da condicional:

    V -> V = V

    V -> F = F

    F -> V = V

    F -> F = V

    Abraço!!!

  • Aí o concurseiro lê essa questão e fica triste

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/FxJVNsE36wQ

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • eu não vim aqui pra ser humilhada kkkkkkkk triste fim se identificar com esse texto

  • Esse examinador tava com raiva do filho.

  • F -> V = V

    ERRADO

  • O examinador lembrou do filho dele, então bateu a inspiração e o resultado foi essa linda questão...