SóProvas


ID
922516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG), proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, considera, com base em oito critérios, a instituição como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente em que se insere. Fazem parte desses critérios

Alternativas
Comentários
  • LETRA  A

    Como fundamentos, podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios.  Liderança Estratégias e Planos Clientes Sociedade Informações e Conhecimento Pessoas Processos Resultados 

            

  • Os oito critérios são: 1 Liderança, 2 Estratégias e Planos, 3 Clientes, 4 Sociedade,  5 Informações e Conhecimento,  6 Pessoas, 7 Processos, 8 Resultados.

  • O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO (MEG) É BASEADO EM 11 FUNDAMENTOS E 8 CRITÉRIOS. COMO FUNDAMENTOS, PODEMOS DEFINIR OS PILARES E A BASE TEÓRICA DE UMA BOA GESTÃO. ESSES FUNDAMENTOS SÃO COLOCADOS EM PRÁTICA POR MEIO DOS 8 CRITÉRIOS. SÃO ELES:

     

    FUNDAMENTOS:
          - PENSAMENTO SISTÊMICO
          - APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
          - CULTURA DE INOVAÇÃO
          - LIDERANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS
          - ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS E INFORMAÇÕES
          - VISÃO DE FUTURO
          - GERAÇÃO DE VALOR
          - VALORIZAÇÃO DE PESSOAS
          - CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO
          - DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS 
          - RESPONSABILIDADE SOCIAL.

     

    CRITÉRIOS:
          - LIDERANÇA
          - ESTRATÉGIAS E PLANOS
          - CLIENTES
          - SOCIEDADE
          - INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
          - PESSOAS
          - PROCESSOS E RESULTADOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • (Cespe – Analista Adm/ANAC/2012) O modelo de excelência gerencial em gestão pública não contempla entre seus critérios de avaliação organizacional a liderança.

     

    ERRADO

     

    Os critérios do MEGP são: liderança, estratégias e planos, cidadãos, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

  • A questão é de 2013, mas ATENÇÃO! A ÚLTIMA VERSÃO DO MEG, DE 2016, MUDA ALGUNS CONCEITOS. OS ANTIGOS 13 FUNDAMENTOS FORAM SINTETIZADOS EM 8. Os Fundamentos da Gestão para Excelência substituem os antigos Critérios de Excelência.

    __________________

    O novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição, é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 

    Em sua 21ª edição, o MEG incorpora as mais recentes e emergentes questões concernentes à gestão e, ao mesmo tempo, representa uma mudança significativa na forma como ele é proposto.

    Os Fundamentos da Excelência foram sincopados em oito, desdobrando-se diretamente em Temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado. 

    A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência.

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao