SóProvas


ID
923827
Banca
COPS-UEL
Órgão
AFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas relações humanas, a comunicação interpessoal é imprescindível. Dessa forma, considere as afirmativas a seguir.

I. Na comunicação, a técnica do ruído auxilia a compreensão da mensagem enviada.

II. A crítica construtiva, normalmente, fornece informações objetivas em relação ao comportamento profissional.

III. Nas relações humanas, o sentimento de empatia tende a contribuir para um bom relacionamento.

IV. O conflito pode ser considerado um fator positivo para a organização, por estimular a inovação e a criatividade.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E
    Num primeiro momento pensei em eliminar o item II por causa da expressão "informações objetivas", uma vez que críticas são feitas por pessoas, portanto, de cunho subjetivo, mas como a questão sinalizou para uma crítica construtiva, essa tem caráter positivo, de imparcialidade (ao menos em tese), o que pode sem dúvida levar ao sujeito que sofreu a crítica a estabelecer um aprendizado objetivo com relação ao que foi apontado. Portanto item de fato correto. Seria subjetivo acaso estivéssemos falando de uma crítica meramente pessoal, com intenção de desmoralizar uma determinada pessoa.
  • Também a princípio pensei da ideia de descarte do  segundo item,mas como está se tratando de uma crítica no ambiente PROFISSIONAL,logo  é OBJETIVO por ter que ser impessoal.
  • Só para complementar os comentários dos colegas acima, o erro do item I: o ruído DIFICULTA a compreensão da mensagem enviada.
  • Pessoal a questão é passiva de anulação, pois vai de encontro ao que diz Kreeps (1995) sobre COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL DESUMANIZADORA e COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL HUMANIZADORA; 

    A primeira fala sobre o modo objetivo de como os dirigentes transmitem a informação, ressaltando que as pessoas não têm tido muito tempo para tratarem-se mutualmente como seres humanos e simplesmente transmitem a informação, consequentemente evitanto feedbacks dirigidos e cooperação que diferem de CRÍTICA CONSTRUTIVA. O segundo já oposta à anteriorente apresentada, pois nela se promove a aproximação das pessoas e facilita a cooperação entre elas.

    Dessa forma eu entendi que o problema na questão é o sentido da palavra OBJETIVA.

    Rsrs... Uma barreira semântica pode ser o motivo da ineficácia da comunicação verbal escrita aqui apresentada.

    ***Favor pessoal se alguém tiver informações fundamentadas que melhor explique essa questão eu agradeço caso compartilhem.

    Abs,
  • O conflito pode ser considerado um fator positivo para a organização, por estimular a inovação e a criatividade - Não estendi porque essa questão está certa. 
    Alguem pode me explicar
  • Everton, ele se refere ao conflito de idéias. Todos podem discutir sobre o seu ponto de vista e isso gera um amadurecimento de idéias aumentando desta forma a inovação e a criatividade. As pessoas não tem que aceitar tudo o que falam para ela de cabeça baixa, é interessante se posicionar sobre o que você acredita está correto.
  • Conflito = “confligere” = desavença, choque.

    Conotações negativas: disputa, atrito, antagonismo, desarmonia, Controvérsia, hostilidade, desunião.

    A partir de divergências de percepções e idéias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. Desde as mais leves até as mais profundas, as situações de conflito são componentes inevitáveis e necessárias da vida grupal. O conflito em si não é patológico nem destrutivo. Pode ter conseqüências positivas, funcionais, como também  disfuncionais, ou seja, negativas, depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.

    De um ponto de vista amplo, o conflito tem muitas funções positivas. Ele previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda a sua resolução. Funciona como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais.

    Profª Andréia Ribas

  • A princípio eu eliminaria a I (ruído dificulta e não auxilia na comunicação) e a IV ( pois, acredito que o conflito estimule a competitividade e não a inovação e a criatividade), mas como nào tinha essa alternativa optei pela E.
  • O item I está ERRADO.

    I. Na comunicação, a técnica do ruído auxilia a compreensão da mensagem enviada. ERRADO.

    I. Na comunicação, o COMPONENTE (a técnica do) ruído PREJUDICA a compreensão da mensagem enviada. O RUÍDO não é técnica e sim um COMPONENTE do processo de comunicação.

    RUÍDO O ruído é composto pelas barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem. Exemplos de possíveis fontes de ruído incluem problemas de percepção, excesso de informações, dificuldades semânticas, entre outros.
    Ruído é uma interferência estranha que afeta a mensagem. É um elemento prejudicial ao processo de comunicação.

    Ruído: É a perturbação indesejável que tende a deturpar e alterar, de maneira imprevisível, as mensagens transmitidas. Em um sistema de comunicação, toda fonte de erros ou distorções está incluída no conceito de
    ruído. Uma informação ambígua ou que induz a erro é uma informação que contem ruído.
    Para que a comunicação seja eficiente ela deve chegar ao receptor sem ruídos e deve ser por ele entendida da mesma forma que foi transmitida. A avaliação prematura pode levar o receptor a não compreender o verdadeiro conteúdo da mensagem. Segundo GIL (2001) a “avaliação prematura” é uma espécie de ruído relacionado ao receptor.

  • IV. "O conflito pode ser considerado um fator positivo para a organização, por estimular a inovação e a criatividade"

    Alguém pode me explicar direito esta afirmação?

  • Gab E

    informações subjetivas não tem utilidade na prática.