SóProvas


ID
923968
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D'ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).

Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra D.

    Segundo Boris Fausto:

    "O regime de 1937 não se dirigiu apenas aos trabalhadores na construção da imagem. Tratou de formar uma ampla opinião pública a seu favor, pela censura aos meios de comunicação e pela elaboração de sua própria versão da fase histórica que o país vivia. A preocupação do governo Vargas nesse sentido vinha desde seus primeiros tempos, quando em 1931 durgiu o Departamento Oficial de Publicidade. Em 1934, foi criado no Ministério da Justiça, o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural, que funcionou até dezembro de 1939. Nessa data, o Estado Novo consituiu um verdadeiro ministério da propaganda ( o famoso DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda), diretamente subordinado ao presidente da República, que escolhia seus principais dirigentes)."

    Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2009. Págs. 375-376.
  • Getúlio Vargas, quando instituiu o Estado Novo, tornou-se presidente do Brasil sem sequer fazer parte de um partido político. O DIP foi criado para controlar, centralizar, orientar e coordenar a propaganda oficial, que se fazia em torno de sua figura. Abrangia a imprensa, a literatura, o teatro, o cinema, o esporte, a recreação, a radiodifusão e quaisquer outras manifestações culturais.