SóProvas


ID
923977
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O embaixador britânico no Rio de Janeiro acusou o governo imperial de descaso ao deixar fugir os saqueadores do navio Príncipe de Gales, naufragado em 1861 na costa gaúcha. Em 1862, o embaixador britânico exigiu uma enorme indenização pela pilhagem e radicalizou bloqueando o porto do Rio de Janeiro , aprisionando cinco navios mercantes brasileiros. A indignação popular foi intensa e levou o imperador a agir com firmeza e a romper relações coma Inglaterra.Qual o nome dado a esse conflito?

Alternativas
Comentários
  • William Dougal Christie foi embaixador britânico creditado no Brasil entre os anos de 1859 e 1863. Ficou conhecido pela sua atuação inábil durante uma série de incidentes ocorridos entre o Brasil e o Reino Unido, conhecida como Questão Christie, que acabou culminando no rompimento de relações diplomáticas entre os dois países no ano de 1863.
  • O navio inglês Príncipe de Gales saiu carregado de Glasgow, na Escócia, em direção a Buenos Aires, em 1861. A embarcação encalhou em uma região próxima ao Rio Grande do Sul. Os tripulantes saíram para buscar ajuda e ao voltar viram que o navio havia sido saqueado por portugueses e brasileiros. Christie, que era secretário do Foreign Office, levou a questão em julgamento (fato de ela ter o seu nome) e exigiu indenizações do Brasil. O contencioso foi arbitrado por Leopoldo I, então, Rei da Bélgica e teve as penas aceitas pelo Brasil. A Questão Christie, na verdade, apenas contribuiu para o acirramento dos ânimos nas relações diplomáticas entre os dois países, que já viviam em focos de tensão -  visto que a Inglaterra queria o fim do tráfico negreiro e abolição da escravatura, e o Brasil, por sua vez, dependia dessa economia escravagista, causando, então, percalços nas relações que não chegavam a um consenso. 

    Outro episódio que agravou o relacionamento dos países foi quando dois oficiais ingleses foram presos no Brasil por arruaça pública. Os britânicos exigiam do Brasil um Tribunal Especial para o julgamento dos cidadãos (visto que os Tratados Comerciais de 1810 davam extraterritorialidade judicial à Inglaterra) o que não foi acatado pelo Brasil. O Imperador foi firme em sua decisão e a insistência inglesa resultou na ruptura das relações diplomáticas. 

    Resposta Correta: B
  • b) Questão Christie.

     

     

     

    A Questão Christie foi o ápice das tensões entre Brasil e Inglaterra, por divergências na existência do tráfico de escravos e por incidentes ocorridos em solo brasileiro. Recebeu esse nome por envolver o embaixador inglês, no Rio de Janeiro, William Dougal Christie. Os incidentes que desencadearam a Questão Christie foram:

     

     

    * Em 1861, a fragata inglesa Prince of Wales estava se dirigindo a Buenos Aires, na Argentina, quando naufragou no litoral do Rio Grande do Sul. Parte da população local saqueou as mercadorias que estavam no navio, sendo ainda que dez marinheiros foram encontrados mortos. 

     

    * Em 1862, alguns oficiais da marinha inglesa, bêbados e em trajes civis, envolveram-se em uma briga na cidade do Rio de Janeiro. Ao serem interpelados pela polícia, desacataram a autoridade dos policiais, fato que os levou à prisão.

     

     

    O embaixador Christie pediu a demissão dos policiais que haviam feito a prisão dos ingleses e um pedido formal de desculpas do governo brasileiro, além de aproveitar o incidente para cobrar a indenização pela carga roubada no ano anterior. O governo imperial brasileiro negou-se a aceitar as exigências da Inglaterra. Frente a isso, Christie ordenou que os navios de guerra ingleses, que estavam no litoral brasileiro, aprisionassem cinco navios mercantes do Brasil ancorados no porto do Rio de Janeiro. A população da capital do Império realizou manifestações contra a ação da Inglaterra. A relação entre os dois países estava se deteriorando.

     

     

    FONTE: https://alunosonline.uol.com.br/historia-do-brasil/questao-christie-politica-externa-no-imperio.html