SóProvas


ID
924082
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As quatro funções do administrador, no contexto da Escola do Processo Administrativo, devem ser utilizadas na mesma sequência determinada pelo ciclo administrativo, para que sejam obtidas eficácia, eficiência e efetividade na resolução de um problema.

Considerando a evolução dos modelos organizacionais, a quarta função da sequência do ciclo administrativo é mais marcante nomodelo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B. Essa questão tem uma pegadinha das boas:

    "As quatro funções do administrador, no contexto da Escola do Processo Administrativo(1), devem ser utilizadas na mesma sequência determinada pelo ciclo administrativo(2), para que sejam obtidas eficácia, eficiência e efetividade (3) na resolução de um problema."

    Vamos por partes:

    Escola do Processo Administrativo(1) é aquela do Henri Fayol. O processo está centralizado naquelas 4 categorias: Planejamento, organização, direção e controle.  Essas funções buscam a eficiência na produção e devem ser aplicadas de forma cíclica, ou seja, não há interrupção nesses processos, pois são contínuos(2).
    Agora vem a pegadinha. A questão diz que essas funções são utilizadas "para que sejam obtidas eficácia, eficiência e efetividade". Aí,  pensamos rapidamente no modelo gerencial, o que é ERRADO. O modelo de administração burocrática visava também, além de manter a ordem, a racionalidade e a eficiência administrativa(3).
    Sem contar que no âmbito da burocracia está presente o ciclo administrativo, onde cada funcionário deverá fazer a sua parte (como por exemplo, os especialistas: pessoas treinadas para fazer com excelência aquilo que aprendeu, não podendo extrapolar das suas funções).
  • São quatro as funções do administrador: Planejamento, organização, direção e controle
    acho que o correto é associar ao modelo Burocrático, pois esse tipo de organização que busca um maior controle (4ª função da sequência)em relação aos seus administrados, questão de desconfiança prévia.
  • Questão mal formulada na minha opinião.

    O controle tem função de destaque no modelo gerencial, haja vista que a gestão por resultados implica controle de forma efetiva, seja ele prévio, concomitante ou ao final dos processos. Sempre com a finalidade de melhorar os resultados por meio da retroalimentação do sistema. Diferentemente do controle aplicado na burocracia, a qual visava punir. Controle por desconfiança prévia.
    Não se pode afirmar que o controle é mais marcante no modelo burocrático. Esta é uma interpretação equivocada de quem tem conhecimentos superficiais dos modelos administrativos.

    Acho que se deve pensar bem antes de adotar a resposta desta questão como entendimento para outras provas de bancas como FCC e CESPE.

    bons estudos!
  • Olá. Também discordo do gabarito.

    O controle como Função Administrativa se dá com a Verificação do que foi Planejado e Executado, ou seja, controle posterior ao ato.

    No modelo Burocrático, até podemos dizer que temos controle, porém, um controle anterior ao ato.

    No modelo Gerencial há controle de resultados, logo, posterior.
    Foi nisso que me baseei para responder....aulas do Professor Gustavo Justino
    O que acham?
    Bons estudos
  • Gente para quem esta iniciando agora, e não tem muito conteúdo, esta apostila é perfeita, bem explicada e resumida:

    http://concursos.acasadoconcurseiro.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Apostila2_TCE_Administracao_Ravazolo.pdf

    Boa sorte a todos e bons estudos, que Deus ajude aqueles que correm atrás de seus objetivos.

  • Concordo com o Claudio.
    Marquei a letra A, pois pensei da mesma forma.
    :/

  • Os controles administrativos são sempre a priori, que evitam a corrupção e o nepotismo.

  • Rapaz pensei direitinho como a Uilma Patriota....


    Avante

  • Claudio disse tudo...

  • FIQUEM LIGADOS!

    As funções administrativas ou funções do processo administrativo podem ser 4 ou 5. 

    4 - PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR. 

    5 - PREVER(PLANEJAR), ORGANIZAR, COMANDAR + COORDENAR (DIRIGIR) , CONTROLAR. 

  • Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.

    Com relação à esse enunciado seria resposta  (A).
  • Na minha opinião o gabarito está correto! Vejam que a questão pede a função "mais marcante". 
    No modelo gerencial também há controle, mas no modelo burocrático há até um exagero de controles, sendo essa uma das críticas ao modelo pois os procedimentos tornam-se lentos devido ao excesso de controles.

  • As 4 funções do administrador são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Logo, a função controlar está mais presente no sistema burocrático. 

  • (...) Enfim, tendo-se por perspectiva os resumidos quadros teóricos engendrados acima, podem-se fazer as seguintes contraposições entre os diversos tipos de Administração Pública: 
    (i) se na Administração Patrimonialista inexiste controle, este está presente na Burocrática e na Gerencial; 
    (ii) o controle nas Administrações Burocrática e Gerencial não se assemelham: na primeira o controle é rígido e a priori; na segunda o controle é mais flexível e a posteriori
    (iii) a Administração Patrimonialista é típica aos Estados absolutistas; a Administração Burocrática é típica aos Estados liberais; a Administração Gerencial, por sua vez, é típica aos Estados neoliberais; 
    (iv) a centralização, na Administração Patrimonialista é absoluta, recaindo na figura do príncipe; na Administração Burocrática a centralização é relativa, existindo núcleos hierarquizados de competência; a Administração Gerencial repudia, em geral, a centralização, concedendo maior abono à descentralização.

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/20206/reflexoes-sobre-os-impactos-do-gerencialismo-no-direito-administrativo-brasileiro#ixzz3QzBy1hbB

  • Atenção!
    A palavra "marcante" no enunciado, por engano, pode refletir nos seguintes sinônimos: "presente", "importante", "visível".
    É uma forma errada de se pensar. O nome disso é: "banca sendo má com o candidato".
    Se lermos usando os sinônimos: "exaltado", "excessivo", "enfático"... daí faz mais sentido.
    Desta forma: "A função 'controle' é mais exagerada/proeminente no modelo burocrático".

    Daí que fica mais claro o conceito mencionado pelo colega abaixo:
    "o controle nas Administrações Burocrática e Gerencial não se assemelham: na primeira o controle é rígido e a priori; na segunda o controle é mais flexível e a posteriori"

  • Quarta função da sequência do ciclo administrativo:  CONTROLE (Planejamento, organização, direção e controle) 

    É a função mais marcante da Burocracia em que "A exigência de controle norteia toda a atividade organizacional. Não há espaço para a chamada organização informal (que fatalmente ocorre) ou para a expressão de diferenças individuais que possam introduzir variações no desempenho das atividades organizacionais."

    FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_burocracia_na_Administra%C3%A7%C3%A3o

  • Gabarito: B


    Resolução:

    Ciclo administrativo: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.


    a) gerencial.

    ERRADA -> melhor relacionado com a ORGANIZAÇÃO (execução) das atividades, em prol de uma melhor eficiência.


    b) burocrático.

    CORRETA -> a principal característica do modelo burocrático é o CONTROLE dos processos administrativos.


    c) governança.

    ERRADA -> melhor relacionado com a DIREÇÃO, já que trata de decisões que serão tomadas por stakeholders, acionistas, investidores, etc. FONTE: http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18167


    d) patrimonialista.

    ERRADA -> predominava a soberania do Estado e sua forma de governar despoticamente, melhor relacionado com a DIREÇÃO.


    e) empreendedor.

    ERRADA -> “modelo empreendedor” não existe.

  • - LETRA B -


    Mas a questão está mal formulada. O que nos leva a concluir que no modelo burocrático o controle é mais marcante? Ora, só por ser baseado no normativismo?  E na adm gerencial, não é importante também, levando-se em conta os processos e tudo voltado para resultados, eficiência etc ?


    Não...uma coisa é estudar, outra é ter bola de cristal para adivinhar questões de examinador de buteco.


    Avante!


  • Resposta letra B. Mas é um chutaço da banca. Ela está considerando controle como se fosse excesso de regras, vigilância. Na verdade o conceito de controle tem a ver com monitorar e gerar informação. 

  • Óh... o que pensar?

  • A resposta para essa questão, aparetentemente complexa, é bastante simples. 
    As quatro funções do administrador, segundo a doutrina majoritária atual, são: 
    1 - Planejar, 2 - Organizar, 3 - Dirigir e 4 - Controlar

    Isto posto, vejamos cada uma das alternativas e sua respectiva função de destaque.

      a) gerencial. Função de Destaque: Planejamento

      b) burocrático. Função de Destaque: Controle

      c) governança - Não se trata de modelo organizacional.

      d) patrimonialista.  Função de Destaque: Dirigir, com ressalvas pois no modelo patrimonialista as funções administrativas são subutilizadas

      e) empreendedor.  - Não se trata de modelo organizacional.


    Fonte: facebook.com/admfederal
  • Primeiramente acabo de ter uma aula sobre este assunto onde o professor frisou todo tempo que no modelo burocrático o foco esta totalmente direcionado para os processos, por sinal quando em excesso dificultava bastante a administração, e por ser assim foi um salto bastante significativo a mudança pra o modelo gerencial e foi somente aí que o gestor teve possibilidade de por em pratica os quatros processos organizacionais: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

    Outra distinção da Administração Publica Burocrática para Administração Gerencial, que a primeira esta pautada no principio da desconfiança devido ao controle excessivo nos processos e procedimentos, e na Adm. Gerencial vigora o principio da confiança limitada, os gestores públicos ganham autonomia, recebem o empoderamento e passam a ser responsáveis pela melhor maneira de alcançar os objetivos(resultados), e serão cobrados pelas metas alcançadas 


  • Penso que controle tem a ver com a burocracia. 

  • LETRA B

     

    PROCESSO ADMNISTRATIVO = PLANEJAMENTO > ORGANIZAÇÃO > DIREÇÃO > CONTROLE

     

    CONTROLE = MAIS FORTE NA BUROCRACIA.