-
Nossa essa foi sacanagem com força........olha só o erro da questão!
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos poderá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
-
Só faltou a fonte: art. 37, parág. 1º, CRFB.
-
Só descrevendo o artigo que o que pessoal citou:
Art. 37. A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade,impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte:
§ 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo,informativo ou de orientação social,dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
-
QUESTÃO MACABRA ESSA..>!
É POR ISSO QUE GOSTO DO CESPE!
-
uma questão dessa não mede a capacidade do candidato, e as vezes o cara que chuta acerta.
-
Nossa... por causa de uma palavrinha... =/
-
A mãe do examinador que me desculpe mas...
Examinador FD.....
-
É muita preguiça mesmo!! Por isso é bom escolher a banca na hora de fazer um concurso...
-
Se recorrer ganha. De fato a redação do artigo determina que "deverá", mas da forma que foi redigida a questão, o "poderá" não a torna incorreta. Afinal, a publicidade deverá ter UMA dessas características (fato demonstrado pelo uso do "ou") e não todas elas (o que seria indicado pela locução "e").
Como no CESPE questões "incompletas" são consideradas corretas (P.ex.: "na minha mão existe um dedo"), acredito que o gabrito deveria ser alterado.
-
É rir para não chorar...rs
-
Esta questão deveria ser anulada.
Se eu disser assim: Pelé, Xuxa e Maradona são alunos da UCB. Todos os alunos da UCB deverão fazer as provas do ENADE. Xuxa poderá fazer a prova do ENADE? Lógico que pode.
Ou seja, tudo que DEVERÁ, PODE, mas o contrário não é verdadeiro.
Tá parecendo mais questão de raciocínio lógico.
-
A palavra "poderá" determina discricionariedade do aplicador do direito em fazer a determinação. Ex.: o juiz poderá determinar a prisão. Se ele vai mandar prender ou não, fica a cargo dele.
A palavra "deverá" determina obrigatoriedade. Ex.: o juiz deverá determinar a prisão. Se não o fizer, poderá ser responsabilizado.
Não há motivo algum para anular a questão. Eu também errei por falta de atenção. Se o Cespe cobra a letra da lei, não há motivo de reclamação.
-
Concordo com você Roberta, são diferentes "deverá" e "poderá"
Deverá deriva do verbo Dever=Ter Obrigação de... (Vinculado)
Poderá deriva do verbo Poder=Ter faculdade ou Possibilidade de... (Discricionário)
Porém, convenhamos que é uma questão muito maliciosa, de pura maudade
Bons Estudos!
-
na verdade quando li a questão lembrei que na redação dada pela CF consta "deverá".
entretanto errei a questão devido a um erro de interpretação...
se deverá ter carater educativo, informativo OU de orientação social, PODERÁ ter carater educativo OU carater informativo OU carater de orientação social...
-
DEVER DE PUBLICAR E VEDAÇÃO DA PROMOÇÃO PESSOAL NA PUBLICAÇÃO
CF, 37, §1º:
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Extraem-se as seguintes premissas:
· DEVER DE PUBLICAR
O administrador tem dever de publicidade sobre atos, programas, obras, serviços e campanhas em caráter educativo, informativo ou de orientação social.
Se o administrador não publicou seus atos, violando o dever de publicidade?
Improbidade administrativa – art. 11, Lei 9.429/92.
-
Só um aviso para quem esta metendo o pau no Cespe: A banca é do proprio MPSC, não o Cespe.
Se bem que no quesito "f...der com a minha vida", as duas bancas fazem bem o serviço...
-
Esse tipo de questão não mede "conhecimento", mas sim "capacidade de decoreba".
-
A mulher do examinador dormiu e acordou de calça...
-
Se é OBJETIVAMENTE errado dizer que PODE, tem que ser OBETIVAMENTE correto dizer que NÃO PODE.
Se o examinador não sabe fazer provas OBJETIVAS, que se abstenha de participar da comissão!
-
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos poderá (DEVERÁ) ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
-
Para descontrair, me diz se uma questão como essas avalia candidato!
-
Questão desse tipo pode não avaliar o candidato realmente, pois houve mera troca de "deverá" por "poderá". Todavia, a pessoa que apenas "chutou" e acertou não tem, muito provavelmente, condições de seguir a diante na prova. Se chutou é porque ficou na dúvida e não sabia/não lembrava.
Por outro lado, quem prestou atenção e leu a CF, sabia identificar o erro - até porque, esse tipo de "pegadinha" do art. 37, §1º já caiu inúmeras vezes. Abs!
-
Uma prova pra Promotor mas eu soube onde tava a pegadinha. Questão fácil, ao meu ver. Quando diz que "poderá", diz também que "pode ou não", o que não é o certo.
-
Vai ver na cabeça do examinador as coisas funcionem assim:
"Eu POSSO fazer = Eu sou capaz de fazer, faço ou nao faço se eu quiser
Eu DEVO fazer = Posso ser ou nao ser capaz. Porem tenho que fazer"
-
Para quem achou a questão um lixo ou ridícula...
Quando passares para Promotor perceberás a gigantesca diferença do "deverá" e "poderá" prescrito nesse dispositivo.
Talvez seja por isso que os administradores públicos dessa pocilga deitam e rolam.
Ninguém sabe o que é facultativo e o que é obrigatório na Administração.
Ainda bem que nossa prova do MPSC sabe filtrar bem.
Abraço.
-
Só não sei de onde o pessoal tira que a prova é do Cespe?!?
-
Achei, com o perdão da palavra, uma sacanagem essa questão!!!
Sabia o texto da CF diz "deverá" em vez de "poderá", mas pela lógica do quem pode mais pode menos, estaria certa, pois ao marcar a opção "errada" eu estaria dizendo que "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos...não poderia ter caráter educativo (lógico que pode ter caráter educativo, tanto pode que DEVE).
Da próxima é melhor colocar no enunciado: "Está contido no texto da CF/88...blá,lá,blá...."
#PancadaForte! Força galera...
-
DIGNA DE ANULAÇÃO! Se o candidato marca "certo" quer dizer que ele não sabe que tem caráter obrigatório. Mas se ele marca "errado" equivale a dizer que ele acha que "... NÃO poderá ter caráter educativo...". Ou seja, se correr o bixo pega, se ficar o bixo come!
-
E nesse tipo de questão, que o filho chora e a mae não ve ......
-
Deverá (certo) / Poderá (errado).
-
Questão idiota!!! Na prática quem deve também pode.
-
ciro paz, a questão não é nem um pouco idiota, PODERÁ é muito diferente de DEVERÁ.
PODERÁ: quem pode fazer algo não está vinculado a tal ato, está portanto revestido de DISCRICIONARIEDADE.
DEVERÁ: quem deve fazer algo tem o dever de fazer, estando de tal modo VINCULADO ao ato.
Dica: saber português é requisito básico pra resolver toda e qualquer questão, independentemente da matéria.
-
Na minha opinião , esses examinadores são uns preguiçosos e fazem qualquer merda só p ganhar dinheiro !! vá se .....
-
CF, 37, §1º: A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos DEVERÁ ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
-
Engraçado que algumas questões colocam poderá no lugar de deverá e fica tudo certo.
-
Eu li três vezes antes de responder e consegui errar.
-
Deverá!
Abraços.
-
Cesar concurseiro, se eles estão fazendo isso que você falou, eles estão ferindo o principio da impessoalidade e portanto merecem um processo administrativo... ;)
-
Coisas de CESPE. ATENÇÃO AO NÚCLEO DA AÇÃO. DEVERÁ (COMPULSÓRIO) E PODERÁ (FACULTATIVO).
-
Esse "pode" tem dupla interpretação. É possível que signifique tanto a possibilidade de ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, quanto a facultatividade de ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
O examinador considerou que o "pode" exprimia idéia de facultatividade, e nesse sentido a questão realmente está errada. No entanto é completamente aceitável interpretar o "pode" com o sentido de possibilidade, o que tornaria a questão correta.
A questão deveria ter sido anulada em virtude da ambiguidade.
-
DEVERÁ!
-
Por causa de um verbo, "deverá".
-
deverá
-
Gabarito: Errado.
Aplicação do art. 37, §1º, CF:
§1º. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e companhas dos órgãos públicos DEVERÁ ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
-
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos poderá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
Estaria correto se:
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
Uma forma interessante para não errar mais esse tipo de questão (na qual, definitivamente fica claro que um verbo poderá mudar seu destino) é lembrar que os princípios da administração pública são obrigatórios. Logo, sempre deverá em detrimento do poderá.
-
A questão exige conhecimento acerca da Administração Pública e pede ao candidato que julgue a sentença que segue. Vejamos:
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos poderá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
Item Falso!!! Isso porque não se trata de uma mera discricionariedade da Administração Pública, mas, sim, de uma imposição/dever/obrigatoriedade, de modo que a publicidade deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social. Inteligência do art. 37, § 1º, CF:
§ 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Gabarito: Errado.
-
kkkkk sacanagem mesmo, eu Fui seco no Certo...
...poderá
-
POR CAUSA DE UMA PALAVRA A NOMEAÇÃO NÃO VEM
-
Errado.
Poderá não, Deverá.
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
-
Triste...