SóProvas


ID
925633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A análise econômico-financeira de um projeto empresarial determina se ele gerará riqueza ou destruirá valor para os donos da empresa. O método de análise que utiliza a TIR (Taxa Interna de Retorno) do projeto como critério de decisão foi muito utilizado pelos executivos nas décadas passadas. Porém, de uns anos para cá, parece haver uma predileção pelo método VPL (Valor Presente Líquido) de análise.

Isso se deve ao fato de que o método da TIR

Alternativas
Comentários
  • reaplicação dos fluxos de caixa positivos (receitas) intermediários pela TIR, será examinado, inicialmente, um projeto de rentabilidade muito elevada.

    os fluxos de caixa negativos (desembolsos) sejam também financiados pela mesma taxa. Segundo Kassai et al. . (1999, p. 68), por causa disso, quando a TIR apurada difere substancialmente das taxas de mercado, a sua interpretação, como taxa de retorno do investimento, é falsa


  • Somente para complementar o que a colega colocou, o método da TIR supõe que os fluxos de caixa negativos serão financiados tb pela mesma TIR com que os fluxos de caixa positivos são reinvestidos. Só queria chamar atenção quanto a isso, pq eu achei essa questão uma ótima pegadinha para quem não prestou atenção nas palavras investimento/financimento.

  • FLUXOS DE CAIXAS NEGATIVOS > FINANCIADOS

    FC POSITIVOS > REINVESTIDOS