SóProvas


ID
925639
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A escola keynesiana de macroeconomia afirma que, após um choque econômico, preços e salários apresentam uma rigidez que faz com que estes não consigam reajustar-se completamente e retornar a economia ao equilíbrio geral.

A principal crítica da escola clássica de macroeconomia a respeito dessa rigidez keynesiana diz que

Alternativas
Comentários
  • Correta letra A, porque diz exatamente o que os clássicos afirmam, onde preços e salários, em economias de mercado, flutuam após um choque econômico, porém, eventualmente, irão alcançar um patamar de forma a restaurar o equilíbrio geral da economia.

    Letras: B, C, D e E erradas
  • Segundo Keynes: 

    “... a modificação dos salários reais que acompanha a dossalários nominais ... ocorre quase sempre no sentido oposto ... quando ossalários nominais sobem, constatar-se-ia que os salários reais baixam e, quandoos nominais baixam são os reais que sobem.” (1970, p.22). 

    Avariação em sentido contrário dos salários está ligada ao fenômeno do empregoe, embora o operário se mostre menos reticente em aceitar reduções salariais emépocas de crise, os salários reais tendem a crescer quando o emprego diminuiupor força da maior produtividade marginal associada a determinado equipamentode capital quando a produção diminui. Quando a produçãose expande, a produtividade marginal diminui (e também o salário real), nostermos do “primeiro postulado clássico” (salário igual a produto marginal), aceito por Keynes.

    Nesta questão também é útil lembrar que os agentes econômicos reagem a expectativas, após um período de crise os agentes não estão muito otimistas, o que reduz a demanda agreda, como a oferta acompanha da demanda dissemos que o mercado ,eventualmente, irá alcançar um patamar de forma a restaurar o equilíbrio geral da economia.


    br.linkedin.com/pub/juliana-veiga/26/b36/b08/