SóProvas


ID
925864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à qualidade na administração, julgue os itens
que se seguem.

Antes da criação do método da garantia da qualidade, não havia a preocupação com o controle da qualidade dos produtos ofertados pelos fornecedores, o que prejudicou a difusão da filosofia da qualidade total.

Alternativas
Comentários
  • Já havia desde o início da revolução industrial, mas não dada a devida atenção.
  • ERRADA.
    A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento  extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total.
    As três eras da história da qualidade: 1. Era da inspeção     Produtos são verificados um a um.     Cliente participa da inspeção.     Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade. 2. Era do controle estatístico:
        Produtos são verificados por amostragem.     Departamento especializado faz controle da qualidade.     Ênfase na localização de defeitos. 3. Era da qualidade total:     Processo produtivo é controlado.     Toda a empresa é responsável.     Ênfase na prevenção de defeitos.     Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.

    Bons estudos!
  • Historicamente, a preocupação com Qualidade existe desde que o homem começou a manufaturar, já na pré-história. Porém podem-se distinguir quatro eras básicas do desenvolvimento da qualidade. De acordo com Mello (2011), são elas:

    a) Processo de Inspeção: Foi à primeira atividade regular formal adotada na empresa como processo de controle da qualidade, a partir do surgimento da produção em série (início da administração científica). Conformidade do produto com um padrão e inspeção do produto acabado, sem análise do processo. Tinha fins apenas defensivos, não atacando as causas dos problemas.

    b) Controle Estatístico da Qualidade: Tem como marco inicial experiência realizada pelo estatístico Walter Andrew Shewhart (década de 30). Tem como base o acompanhamento e avaliação da produção diária, com controle estatístico das probabilidades de variações em um padrão, e determinação de flutuação aceitáveis. Surgem aqui as técnicas de amostragem baseadas em estatísticas.

    c) Garantia da Qualidade: Foco na prevenção de defeitos, envolvimento e integração de todos os setores da organização. A preocupação com as causas fez com que as empresas percebessem que o controle de qualidade teria de envolver fatores externos e quantificação de custos da não-qualidade. Criação de sistemas de qualidade e o surgimento do conceito de qualidade total (após a segunda guerra mundial por intermédio da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros – JUSE, Deming e Juran).

    d) Gestão da Qualidade Total: Foco na gestão, envolvimento integral da empresa e surgimento das normas ISO. Agora a qualidade passa a ser uma arma agressiva de concorrência. O cliente passa a participar diretamente na própria definição da Qualidade na empresa (Depois da década de 60, por intermédio de Deming, Feigenbaum, Juran, Maslow, Ishikawa, McGregor, Herzber e Vicente Falconi).

    FONTE: http://melhore.me/

  • Antes da criação do método da garantia da qualidade, não havia a preocupação com o controle da qualidade dos produtos ofertados pelos fornecedores, o que prejudicou a difusão da filosofia da qualidade total.
    A dúvida está em  que fornecedor é este ? É o fornecedor final do produto/serviço ou o fornecedor da  cadeia produtiva ?
    " Garantia da Qualidade e Auditoria do Sistema:
    Nas eras da inspeção e do controle estatístico (garantia da qualidade), a ênfase está na qualidade do produto ou serviço.  Na era da qualidade total, a ênfase desloca-se para o sistema da qualidade, Agora, a qualidade não diz respeito apenas ao produto ou serviço, nem é responsabilidade apenas do departamento da qualidade.  A qualidade é um problema de todos e abrange todos os aspectos da operação da empresa.  É assunto que deve ser tratado de modo sistêmico.  A ênfase da qualidade total está no sistema da qualidade.
    A qualidade total abrange também a qualidade assegurada.  Isso significa que, numa cadeia produtiva, cada fabricante recebe produtos e serviços com qualidade assegurada de seus fornecedores e fornece produtos e serviços com qualidade assegurada para seus clientes.  ...  " TGA, Maximiano, 2008, pág. 127.
    Desta forma, a preocupação 
     com o controle da qualidade dos produtos ofertados pelos fornecedores só ocorreu na era da qualidade total e portanto na era da garantia da qualidade não havia ainda esta preocupação, logo a resposta estaria certa.
    No meu entender o emprego da palavra " fornecedores" causa dupla interpretação. 
  • Conforme ensinamento do professor Rodrigo Rennó, a evolução da qualidade pode ser dividida em quatro Eras, a saber: Era da inpenção, Era do controle estatístico da qualidade, Era da garantia da qualidade e Era da gestão da qualidade total.

    Então, como se pode perceber, antes do método da garantia da qualidade, já haviam movimentos direcionados ao controle da qualidade, metódos ainda não tão desenvolvidos, mas que contribuíram para o desenvolvimento da gestão da qualidade.


    Fonte: Apostila do Professor Rodrigo Rennó - estratégia concursos.

  • 4 Eras da Qualidade:

    1) Era da Inspeção; 
    2) Era do Controle; 
    3) Era da Garantia; 
    4) Era da Qualidade Total. 

    Bons Estudos!
  • A dúvida fica na palavra "fornecedores".

  • "Antes da criação do método da garantia da qualidade, não havia a preocupação com o controle da qualidade dos produtos ofertados pelos fornecedores, o que prejudicou a difusão da filosofia da qualidade total. "

     

    Que já havia preocupação com a qualidade antes da era da garantia da qualidade é certo que havia. Mas preocupação com a qualidade dos produtos dos fornecedores? Isso não surgiu na era da garantia da qualidade, dado que foi a partir daí que a qualidade passou a ser preocupação de todos?

    Era da Inspeção: foco no produto, e não no processo.

    Era do Controle Estatístico da Qualidade: qualidade como preocupação somente da área de produção.

  • Em todas as eras houve a preocupação com a qualidade, no entanto, ela foi se aprimorando até chegar à Era da garantia da qualidade.

     

    Era da inspeção >>> O controle se fazia depois do produto pronto, por um inspetor. Se algum produto nano tivesse dentro do esperado, descartava-o o vendia com desconto.

    Era do controle estatistico >>.> o controle era feito durante a produção e usava-ze amostragem para facilitar e baratear o controle. A ideia aqui era desconbrir e corrigir os erros ainda na produção.

    Era da garantia da qualidade >>>  aqui passou-se a fazer a prevenção dos defeitos e disperdícios. Planejavam as ações e aprendiam com os problemas já encontrados pelo caminho.

     

     

    Vamos com fé e jamais desista do seu sonho. A dificuldade é só questão de coragem! 

    A nossa força vem do Senhor!

  • EVOLUÇÃO DA QUALIDADE 


        --> ERA DA INSPENÇÃO EM MASSA - 1920
        --> ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE - 940

        --> ERA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL - 1960
        --> ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE - 1980

        --> QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO - SÉC.XXI

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Alguém poderia me explicar o erro da questão, de forma mais detalhada?

     

    As dúvidas que tenho são:

    a. A Era da Garantia da Qualidade é a mesma do TQM?

    b. Se não o é, quais as principais características da Era da Garantia?

    c. Antes dessa Era, existia a preocupação em receber dos fornecedores produtos com qualidade? (Isso está associado ao Ponto de Deming que diz sobre estreitamento de relação com fornecedores?)

     

    Agradeço imensamente a quem puder responder.

  • Oi, Diodato. É mais ou menos assim, na epoca de garatia da qualidade ( que é a época do surgimento das certificações ISO) a ênfase era em controle estatístico do processo. Antes disso, o controle da qualidade existente era baseado em inspeção de peça por peça. O TQM representa o compromisso com a qualidade em toda a organização e começou em média na década de 80 e se estende até os dias atuais. Entendo que o erro está em dizer que não havia preocupação com qualidade antes da era da garantia da qualidade. Espero poder ter ajudado um pouco.

    #avanteguerreiros

  • Os erros do passado serviram para melhoria do presente.

    E

  • ERRADO.

    Em todas as eras houve a preocupação com o controle da qualidade.

  • Não havia preocupação grande , porém dizer que não existia nenhuma ESTÁ ERRADO