-
Errada. Não foi abandonada, veja a evolução:
“Quase todas as modernas abordagens da qualidade foram surgindo aos poucos, através de uma evolução regular, e não de inovações marcantes. São produto de uma série de descobertas que remontam a um século atrás.”
Linha de montagem, controle estatístico da qualidade - 1920
Segunda Guerra, controle estatístico da qualidade - 1940
O controle da qualidade chega ao Japão por meio Deming - 1950
Qualidade Total de Feigenbaum e Ishikawa - 1960
Norma ISO, garantia da qualidade - 1980
Qualidade como estratégia de negócio - século XXI
-
ERRO = "com base em um controle amostral estatístico".
Inspeção pertence à primeira fase.
Controle amostral estatístico pertence à segunda fase.
-
Dani, cite a fonte por favor xD
-
Concordo com a Dani, para quem pediu a fonte, segue:
http://www.google.com.br/search?client=safari&rls=en&q=escola+da+qualidade&ie=UTF-8&oe=UTF-8&redir_esc=&ei=LxyeUdrtN6mG0QG12ICgCw
é segundo link (documento) de uma pesquisa ao google
-

Deming deu fim a inspeção em massa e começou a fazer por amostragem e por dados. Essa nova era tem o nome de Gestão de Qualidade Total a partir de 1950. Portanto, a questão está errada por divergir inspeção com amostragem de dados. Deming ainda colocou em vigos os 14 pontos de gestão para a qualidade total.
-
Amigos,
A questão está errada por dois motivos:
1º A Escola da Qualidade nunca foi abandonada, pois teve uma evolução linear desde 1920;
2º A Escola da qualidade pautou-se no inicio, sua primeira fase, pela inspeção em massa, e não pelo controle amostral estatístico, este sim implementado por Deming já na segunda fase.
Bons estudos!
-
Eras da Gestão da Qualidade: (Rodrigo Renó (Adm. Geral para Concursos - Páginas 265/266)
a) Era da inspeção - a qualidade era analisada após aà inspeção, por um inspetor. Não havia a preocupação com a prevenção de defeitos.
b) Era do Controle Estatístico - Iniciou-se a utilização de modelos matemáticos que possibilitavam o cálculo dos percentuais de peças defeituosas produzidas em um processo de produção.
c) Era da Garantia da Qualidade - primou pela preocupação com o controle preventivo da ocorrência de falhas e defeitos. Houve uma mudança de mentalidade das empresas e o planejamento das ações e a preocupação em aprender com os problemas passaram a ter relevância.
d) Era da Gestão Estratégica da Qualidade ou Gestão da Qualidade Total - a qualidade é vista como o fator principal para o atendimento das necessidades e desejos dos clientes internos e externos.
Bons estudos e sucesso a todos!
-
ERA DA INSPEÇÃO - século XIX: Nesse princípio da industrialização, a qualidade era analisada após a produção por um inspetor. Dessa forma, todos os produtos eram inspecionados após o processo produtivo, sem uma preocupação com a prevenção e defeitos.(inspeção em massa)
ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO: O uso da amostragem passou a ser utilizado no controle da qualidade facilitando e barateando o controle. O controle estatístico possibilitou um maior conhecimento dos processos de trabalho e quais eram os fatores que impactavam mais na qualidade dos produtos e serviços.
Dessa forma, com o controle estatístico os processos problemáticos eram mais facilmente descobertos. O objetivo dos gestores nesta Era é descobrir e corrigir os erros nos processos.
Rodrigo Rennó
-
A PRIMEIRA FASE DE INSPEÇÃO FOI EM MASSA, E NÃO POR AMOSTRAGEM.
EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
--> ERA DA INSPENÇÃO EM MASSA --> 1920
--> ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE --> 1940
--> ERA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL --> 1960
--> ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE --> 1980
--> QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO --> SÉC.XXI
ALÉM DISSO, É POSSÍVEL NOTAR QUE A ESCOLA DA QUALIDADE, EM NENHUM MOMENTO, FOI ABANDONADA.
GABARITO ERRADO
-
A escola da qualidade, surgida no século passado, mais especificamente na década de 1920, abandonada por certo período até ser recentemente retomada, pautou-se, em seu início, por uma concepção de qualidade associada à ideia de controle e de inspeção de produtos e serviços, com base em um controle amostral estatístico. Resposta: Errado.
Comentário: a escola da qualidade não foi abandonada por nenhum período desde a sua concepção e a inspeção de produtos e serviços era em massa, sendo posteriormente implementado o controle estatístico, o qual previa a inspeção por peça produzida.
-
Era da Inspeção não possui como caracteristica inerente o uso de amostragem estatístico. Isso é característica da era do controle estatístico. =)
-
Especificamente na década de 20 a inspeção era feita em MASSA, depois, para baixar o custo, passou-se a fazer inspeção por AMOSTRAGEM, aproximadamente a década de 40.
-
As três eras da história da qualidade:
1. Era da inspeção
Produtos são verificados um a um (inspeção em massa).
Cliente participa da inspeção.
Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.
2. Era do controle estatístico:
Produtos são verificados por amostragem.
Departamento especializado faz controle da qualidade.
Ênfase na localização de defeitos.
3. Era da qualidade total:
Processo produtivo é controlado.
Toda a empresa é responsável.
Ênfase na prevenção de defeitos.
Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.
gab: e
Professor Carlos Magno dos Anjos Veras
-
A escola da qualidade, surgida no século passado, mais especificamente na década de 1920, abandonada por certo período até ser recentemente retomada,
A escola da qualidade mudou no decorrer do século,mas dizer que foi abandonada, creio que seja o ERRO, não ?