-
Assertiva ERRADA.
Muito pelo contrário, a abordagem taylorista, cujos pressupostos residem no pensamento de Frederick Taylor e constituem a base da Administração Científica, enfatiza mais diretamente as tarefas a serem realizadas pelos indivíduos, pois se preocupava essencialmente com a padronização das rotinas e dos métodos de trabalho, o estudo dos tempos e movimentos, a uniformização dos procedimentos, a especialização do trabalhador, o aumento da eficiência do indivíduo etc.
Bons estudos a todos.
-
Bem objetivo:
A abordagem Taylorista era focada no ambiente interno da empresa, e não nas transformações do ambiente externo como diz a questão. A abordagem taylorista visava a extrema divisão do trabalho: a racionalização do tempo e das funções, para que a empresa produzisse a maior quantidade possível no menor tempo possível, sem perda de tempo e sem a realização de funções desnecessárias.
-
Alguém saberia dizer qual é a abordagem aplicada a esse conceito? =)
-
-
Oi Charlotte,
acredito que a questão se refere a "Teoria Contingencial" que se adapta as mudanças do ambiente externo!!!
Podem corrigir se eu estiver errada!!
-
Excelente o comentário do colega que associou o taylorismo ao ambiente interno.
A colega citou a "teoria contingencial", mas acredito que um termo-chave mais amplo e adequado seria planejamento estratégico. Ele é o paradigma que trouxe para a Administração os pressupostos citados (análise do ambiente externo e das mudanças ambientais). Bom estudos!
-
Já as Teorias Estruturalistas, Sistemas da Administração (TGS),
Contingencial e de Redes são todas de sistemas aberto. Aliás, hoje, em regra,
todas as organizações são de sistema aberto. Isso que dizer que essas se
relacionam com o ambiente externo. Há trocas de conhecimento. Com a globalização é, praticamente, impossível ser de sistema fechado. A Teoria de Taylor é antiga, traz ideias do fim do século 18 e início do século 19. Contra esta corrente (Teoria de Taylor) surgiu a Teoria das Relações Humanas de Mayo.
-
- ERRADA -
De fato, podemos dizer que esse enunciado tem ligação com a Teoria Contingencial.
(CESPE/SERPRO/Analista – Gestão Empresarial/2008)
No tocante aos modelos organizacionais, diz-se que uma
organização adota o modelo contingencial quando ela se
estrutura para atender rapidamente às demandas
geradas pelo ambiente onde está inserida.
- CERTA -
Avante!
-
ERRADA
Comentário Professor Carlos Xavier (Estratégia Concursos):
Questão bastante multidisciplinar! Nela se pede que o candidato conheça sobre mudança organizacional, competências e a perspectiva de Taylor sobre a administração. Vamos por partes:
- Mudança é a transição de uma situação para outra. Nas organizações, o que ocorre é a busca de mudanças para que as mesmas estejam sempre em sintonia com a necessidade de seu ambiente.
- Capacidade adaptativa é um conceito relacionado com a gestão por competências, sendo relativo às competências internas que uma organização possui para conseguir se adaptar às mudanças no ambiente. Está ligada, portanto, à mudança organizacional.
- A abordagem taylorista da administração, por sua vez, é focada no interior da organização, na realização de tarefas, nos tempos e movimentos a serem cumpridos pelos funcionários dentro de um contexto de organização racional do trabalho.
Assim, percebe-se que a mudança organizacional - relacionada com as capacidades adaptativas - nada tem a ver com a abordagem taylorista da administração, estando mais ligada às abordagens de organizações enquanto sistemas abertos, como a sistêmica e a contingencial.
-
Se tivesse dito Teoria Estruturalista ou Teoria do Desenvolvimento Organizacional estaria correta.
A Teoria Estruturalista inaugura os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo. (...)
O foco principal Teoria do Desenvolvimento Organizacional está em mudar as pessoas e a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Em princípio, o DO é uma mudança organizacional planejada.Administração Geral e Pública - Chiavenato.
-
"A mudança organizacional - relacionada com as capacidades adaptativas - nada tem a ver com a abordagem taylorista da administração, estando mais ligada às abordagens de organizações enquanto sistemas abertos, como a sistêmica e a contingencial."
-
Taylor focava nas tarefas.
Gabarito: Errado
-
Taylor, homem econômico, divisão tarefas