SóProvas


ID
925930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de conceitos e aspectos legais relacionados à
administração geral e pública, julgue os itens a seguir.

O controle, como função administrativa, pode adquirir caráter restritivo e coercitivo, chamado controle social, e ser utilizado nas organizações para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • O controle como função Administrativa, monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o Planejamento, a Organização e a Direção sejam bem sucedidas.

  • Controle social não tem caráter coercitivo

    Quem puder contribuir mais para a discussão...
  • De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.
     
    Planejamento: elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.
     
    Organização: Dentro desta função, estão as atividades de definição da estruturas,  relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
     
    Direção: Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação edesenvolvimento de pessoal.
     
    Controle: O controle constitui a última das funções administrativas. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
  • Significados da palavra controle em administração:
      1. Controle como função restritiva e coercitiva: coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos - caráter negativo e limitativo. Por exemplo: acesso não permitido, etc.

      2. Controle como um sistema automático de regulação: manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema - detecta desvios e proporciona automaticamente ação
        corretiva para voltar à normalidade. Exemplo: calibrador de pneu, etc.

      3. Controle como função administrativa: última etapa do processo
        administrativo, destacando-se como a quarta função, após o planejamento, a organização e a direção – nosso estudo se baseia neste sentido da palavra.
  • Até quem não tem muito conhecimento sobre a matéria conseguiria acertar essa!
    A questão se mostra claramente errada ao falar que o "controle é utilizado para inibir a liberdade das pessoas".
    Abraços!
  • Discordo. Muitas vezes, é justamente quem não tem conhecimento da matéria que acerta, como é o caso em muitas questões CESPE. A ignorância pode ser uma benção para não enxergar erros sutis em questões. Como nesse caso, em que a questão fala "pode adquirir caráter restritivo e coercitivo". De fato, se usado de forma errada, o controle pode adquirir caráter restritivo e coercitivo.

    Acontece que o erro não esta aí, mas sim no termo "controle social". O controle social é aquele feito pela sociedade sobre a administração pública.
  • O controle, como função(finalidade) administrativa, pode adquirir caráter restritivo e coercitivo, chamado controle social,-até aqui correto- inibir o individualismo (fortalece) -errado- e inibe a liberdades das pessoas !!!!
  • Cesp pegou pesado ! o povo não e uma mula !


  • Controle

     

    A palavra controle pode assumir vários significados em Administração, a saber:

     

    •  controle como função restritiva e coercitiva. Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos. Neste sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.

     

    •  controle como um sistema automático de regulação. Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema, como o controle automático de refinarias de petróleo, indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O controle detecta desvios e proporciona automaticamente ação corretiva para voltar à normalidade. Quando algo está sob controle significa que está dentro do normal.

     

    •  controle como função administrativa. É o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organização e a direção.

     

    Introdução a Teoria Geral Da Administração. Idalberto Chiavenato. P. 176

  • GAB. ERRADO 

     

    Na verdade a questão fez uma mistura de conceitos. Veja os ensinamentos do Chiavenato.

     

    Controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e a direção sejam bem-sucedidos.

     

    1. CONTROLE COMO FUNÇÃO RESTRITIVA E COERCITIVA         

    Utilizado para coibir ou restringir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos pela comunidade.

    O controle assume um caráter negativo e restritivo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social, aplicado nas organizações e nas sociedades para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.

     

    2. CONTROLE COMO UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE REGULAÇÃO       

    Utilizado para manter automaticamente um grau constante no fluxo ou funcionamento de um sistema. É o caso do processo de controle automático das refinarias de petróleo e de indústrias químicas de processamento contínuo e automático.

    O mecanismo de controle detecta possíveis desvios ou irregularidades e proporciona automaticamente a regulação necessária para voltar à normalidade. É o chamado controle cibernético, que é inteiramente autossuficiente na monitoração do desempenho e na correção dos possíveis desvios.

    Quando algo está sob controle, significa que está dentro do normal ou da expectativa.

     

    3. CONTROLE COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA     

    É o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organização e a direção.

     

    CONCLUSÃO 

    QUESTÃO ''O controle, como função administrativa, pode adquirir caráter restritivo e coercitivo, chamado controle social, e ser utilizado nas organizações para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.''

    ERRADO  A QUESTÃO MISTUROU O CONTROLE COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA E COMO FUNÇÃO RESTRITIVA E COERCITIVA, CONFORME OS CONCEITOS CITADOS ACIMA.

  • CONTROLE SOCIAL = ACCOUNTABILITY (CONTROLE QUE A SOCIEDADE EXERCE SOBRE O GOVERNO)

     

    GAB: E

  • GAB: LETRA E

    O controle social é requisito essencial para a administração pública contemporânea em regimes democráticos, o que implica garantia de transparência de suas ações e atos; e institucionalização de canais de participação social.

    Fonte: aulas do prof Leonardo Ferreira

  • O controle social é consultivo!