Controle
A palavra controle pode assumir vários significados em Administração, a saber:
• controle como função restritiva e coercitiva. Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos. Neste sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.
• controle como um sistema automático de regulação. Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema, como o controle automático de refinarias de petróleo, indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O controle detecta desvios e proporciona automaticamente ação corretiva para voltar à normalidade. Quando algo está sob controle significa que está dentro do normal.
• controle como função administrativa. É o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organização e a direção.
Introdução a Teoria Geral Da Administração. Idalberto Chiavenato. P. 176
GAB. ERRADO
Na verdade a questão fez uma mistura de conceitos. Veja os ensinamentos do Chiavenato.
Controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e a direção sejam bem-sucedidos.
1. CONTROLE COMO FUNÇÃO RESTRITIVA E COERCITIVA
Utilizado para coibir ou restringir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos pela comunidade.
O controle assume um caráter negativo e restritivo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social, aplicado nas organizações e nas sociedades para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.
2. CONTROLE COMO UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE REGULAÇÃO
Utilizado para manter automaticamente um grau constante no fluxo ou funcionamento de um sistema. É o caso do processo de controle automático das refinarias de petróleo e de indústrias químicas de processamento contínuo e automático.
O mecanismo de controle detecta possíveis desvios ou irregularidades e proporciona automaticamente a regulação necessária para voltar à normalidade. É o chamado controle cibernético, que é inteiramente autossuficiente na monitoração do desempenho e na correção dos possíveis desvios.
Quando algo está sob controle, significa que está dentro do normal ou da expectativa.
3. CONTROLE COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA
É o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organização e a direção.
CONCLUSÃO
QUESTÃO ''O controle, como função administrativa, pode adquirir caráter restritivo e coercitivo, chamado controle social, e ser utilizado nas organizações para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.''
ERRADO A QUESTÃO MISTUROU O CONTROLE COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA E COMO FUNÇÃO RESTRITIVA E COERCITIVA, CONFORME OS CONCEITOS CITADOS ACIMA.