SóProvas


ID
926800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.

Foi comprovado que têm maiores chances de remissão e cura adolescentes com psicopatologias diagnosticadas no início da adolescência que em outras fases desenvolvimentais.

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma questão bem pegadinha.rs Pois existe uma lógica bem atraente entre as proposições no entanto se estudar um pouco psicopatologia veremos que um dos critérios para diagnóstico de alguns transtornos e justamente a idade, ou até mesmo o fim da adolescencia, Caso por exemplo do transtorno de personalidade anti- social, uma vez na que na adolescencia os jovens apresentam algum grau de comportamento anti-social.

  • E o que tem de errado no item Rodrigo?

  • resolvi essa questão por compreender, de acordo com a psicopatologia, que normalmente as psicopatologias que se desenvolvem mais tarde tem maior chance de remissão do que aquelas que só se desenvolvem mais cedo
    .

  • diagnósticos de psicopatologia na adolescência tem piores prognósticos, como ex: esquizofrenia. Pq nesta fase o adolescentes não tem mecanismos de defesa, capacidade racional e lógica bem desenvolvidos para lidar com a patologia. na questão não vale de tratamento e sim de diagnóstico.

  • Essa comprovação não existe, nem de forma literária, nem em forma de pesquisa.Há o consenso, entre os profissionais, que quanto mais precoce os sintomas são diagnósticados, fora do eixo esperado para a média daquela idade, mais invasivo pode ser o transtorno.Por exemplo, crianças diagnosticadas em idade precoce com comportamento transtorno de conduta, gerlamente  com continuam com sintomas na adolescência, podendo persistir na vida adulta, dependendo do ambiente no qual está inserida. Eventos de vida podem favorecer a persistência do comportamento anti-social na adolescência e idade adulta. O ambiente escolar, dependendo de suas características, pode incentivar ou desestimular o comportamento anti-social.

     

    Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600004