SóProvas


ID
926812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.

A classificação diagnóstica de transtornos mentais facilita e orienta os tratamentos psicológicos, quando necessários, e fornece informações suficientes para a elaboração de programa de intervenção adequado aos adolescentes.

Alternativas
Comentários
  • Classificação diagnóstica pode ser sinônimo de psicodiagnóstico, e “refere-se à utilização do teste como uma das fontes de informação para identificação das características da pessoa segundo um sistema taxonômico diagnóstico, pela comparação dos resultados obtidos com um conjunto de linhas de corte para categorização de variáveis dimensionais ou ainda com sistemas que se referem a tipos psicológico” 1. Acredito que não preciso reafirmar que utilização de testes psicológicos não é suficiente para um diagnóstico clínico e elaboração da intervenção. Testes são ótimos para diferenciar categorias diagnósticas, mas a investigação clínica, com outros instrumentos além de testes, como a entrevista, não pode ser descartada.

    Um fator interessante sobre o item, que eu adoro no Cespe, é que você precisa saber interpretar a assertiva, pois colocar em uma questão sobre adolescência pode causar confusão, sendo que o que importa no item não é o fato de o paciente ser adolescente ou não, mas sim a afirmação de que a classificação diagnóstica é suficiente para a elaboração de intervenção

  • Gabarito: errado!

    É uma informação importante, porém o diagnóstico não é suficiente para a elaboração de programa de intervenção adequado.