SóProvas


ID
926836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do uso abusivo de substâncias psicoativas e de sua relação
com a psicopatologia, julgue os itens seguintes.

Denomina-se ilusão a alteração da função de fixação da memória aliada à incapacidade de reconhecer como falsas as produções fantasiosas.

Alternativas
Comentários
  • A ilusão não tem a ver com a memória, mas com a percepção. Segundo Bleuler, as Ilusões são percepções reais falsificadas e estudadas sob o título engano dos sentidos. Trata-se, na realidade, da interpretação distorcida de um objeto real, uma falsificação da percepção de um objeto que, de fato, existe. É uma percepção enganosa de um objeto real.
    Nesta caricatura do processo de percepção nossos sentidos são simplesmente enganados por alguma variável circunstancial (iluminação, distância, efeitos ópticos, etc.) ou deixam-se superar por alguma emoção. É o caso, por exemplo, de um ruído qualquer, parecer-nos passos misteriosos, das manchas num papel serem percebidas como símbolos religiosos, de um barulho indefinido soar-nos como alguém nos chamando e assim por diante. Sem dúvida, tais acontecimentos estão impregnados pelo medo, pela necessidade religiosa, pela saudade ou por qualquer outro tipo de emoção.
    Por si só a Ilusão não constitui um estado mórbido, mas pode denotar um estado emocional mais ou menos intenso; desde pequenas oscilações do normal até situações patológicas. Os enganos da ilusão podem afetar os cincos sentidos.

    http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=390
  • Confabulação ou Fabulação é uma modalidade especial de alteração da memória e atenção, que consiste no relato de temas fantásticos os quais, na realidade, nunca aconteceram. Em grande parte, resultam de uma alteração da fixação e de uma incapacidade para reconhecer como falsas as imagens produzidas pela fantasia. O conteúdo das fabulações, como bem salientou Lange, procede do curso habitual da vida anterior, acontecendo muitas vezes que, achando-se perturbada a capacidade de localizá-las no tempo, lembranças isoladas autênticas completam erroneamente as lacunas da memória.


    Fonte: http://www.psiquiatriageral.com.br/glossario/c.htm

  • Para Dalgalarrondo, ilusão é a percepção deformada, alterada de um objeto real e presente. Na ilusão há sempre um objeto real, gerador de processo de sensopercepção, mas tal percepção é deformada, adulterada, por fatores patológicos diversos.

    Amigos, bons estudos!

  • ilusão - percepção deformada de um objeto real.