SóProvas


ID
927334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito da operação e do desenho de serviços do ITIL
versão 3, julgue os itens a seguir.

O plano de continuidade de negócio define as etapas necessárias para recuperar os processos de negócio logo após um desastre, identificando os fatores que causaram o desastre e a forma de comunicação com as pessoas envolvidas no processo de recuperação dos serviços.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a identificando os fatores que causam o desastre. Alguém poderia me explicar?
  • Wellington,


    De acordo com o glossário da ITIL, plano de continuidade do negócio é: "Um plano que define as etapas necessárias para recuperar os processos de negócio logo após uma interrupção. O plano também identifica os gatilhos para invocação, as pessoas a serem envolvidas, comunicações, etc. Os planos de continuidade de serviço de TI formam uma parte significante dos planos de continuidade de negócio."


    "identifica os gatilhos para invocação" é a mesma coisa que "identificando os fatores que causaram o desastre".

  • Também fiquei com a mesma dúvida, mas para mim "identifica os gatilhos para invocação" é MUITO diferente de  "identificando os fatores que causaram o desastre"

    Gatilho para invocação são as condições para o plano entrar em ação.
    Fatores que causam o desastre é a causa em si que fez com que o problema surgisse

    Um exemplo tosco:
    Plano de continuidade para manter hospedagem de site.
    Gatilho para invocação: o serviço sair do ar, lentidão de mais de 7 segundos entre navegação de páginas do site (sobrecarga), ...
    Fatores que causaram o desatre: hackers, pane em um dos servidores, ...

  • Concordo com o Bruno,

    Até onde conhecia "identificando os fatores que causaram o desastre" faz parte do processo de Gerenciamento de Problemas e/ou Incidentes (se não me engano).

  • se der merda, qual é o plano?


    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: MPU

    Prova: Analista - Desenvolvimento de Sistemas

    Resolvi certo

    No que se refere ao ITIL V3, julgue os itens subsequentes.

    Um dos objetivos do processo de gerenciamento da continuidade do serviço de tecnologia da informação consiste na condução de análises de risco com o gerenciamento da capacidade e do catálogo de serviço.

    ERRADA         

    ERRADO, pois segundo o ITIL v3, "Um dos objetivos do processo de gerenciamento da continuidade do serviço de TI é conduzir a análise e gerenciamento de risco conjuntamente com o gerenciamento da disponibilidade e o gerenciamento da segurança."

    Portanto, o erro da questão está em afirmar que os processos são o gerenciamento da capacidade e o gerenciamento do catálogo de serviço, quando na verdade se trata dos processos mencionados acima em amarelo. 

    O.B.S: eu errei está questão, é ai que me pergunto o quão profundo está sendo as provas do cespe, além de conhecermos e detalhe tudo sobre governança, temos que dominar, redes, segurança,banco de dados, desenvolvimento, além das matérias básicas. É vamos estudar, porque reclamar não dá dinheiro. ; ]


  • Eu discordo completamente, do gabarito e da frase: "identifica os gatilhos para invocação" é a mesma coisa que "identificando os fatores que causaram o desastre". O CESPE pode até ter tirado a questão do Glossário do ITIL, tentando alterar algumas palavras, mas essa troca mudou o sentido da assertiva.

    Gatilho é um recurso executado sempre que o evento associado ocorrer, ou seja, é como se fosse um SE...ENTÃO (Se acontecer ISSO faça AQUILO). Então ok, o PCN identifica os gatilhos para invocar o que deve vir a seguir.
    Fator é qualquer elemento que contribua para a obtenção de um resultado.

    Então não há que dizer que o PCN vai "identificar os fatores que CAUSARAM o desastre"? O sentido é completamente diferente. Por exemplo, no caso das torres gêmeas:
    GATILHO ==> Algumas empresas tinham um PCN dizia o seguinte: Se ocorrer um desastre na Torre 1 falhar, assumir operação da Torre 2. No caso de perda de operação nas 2 torres, acionar operação de recuperação em site remoto (que deveria existir).
    FATORES do Desastre ==> Neste caso o PCN deveria explicitamente identificar todos os fatores que podem causar um desastre em uma ou 2 torres gêmeas: TSUNAMI, TERREMOTO, EXPLOSÃO, ATAQUE TERRORISTA, METEORO, GODZILLA, SKYNET, Casa Branca etc...
    O sentido é completamente diferente...Até se fala em Fatores no PCN, mas não em fatores que causaram o desastre, mas em Fatores de Risco, Fatores motivadores do PCN, Fatores Tempo e Recursos etc.
    No máximo, o PCN identifica em seu Anteprojeto: Do que proteger? (Quais desastres), mas não necessariamente ele entra nos fatores que causaram o desastre...