-
O gerenciamento de mudanças é do estágio Transição de Serviço
-
O erro não está em dizer que o Gerenciamento de Mudanças faz parte ou não do Service Strategy . O gerenciamento de mudanças está presente em todo o ciclo de vida dos serviços, incluindo o Service Strategy, porém, não inicia-se sempre por ele, mas é feito em qualquer ponto da arquitetura dos serviços.
-
Acho que a questão está tratando das fontes das mudanças e os inputs para o Gerenciamento de Mudanças.
Nos casos de mudanças estratégicas e táticas que involvem grandes impactos, os inputs nascerão do ciclo Estratégia (um novo serviço, por exemplo). Por outro lado, mudanças operacionais e técnicas - de baixo impacto - podem ser originadas pelos demais ciclos. Isso invalida a frase: "Dessa forma, as atividades do gerenciamento de mudanças iniciam-se sempre a partir desse estágio."
-
Apesar do Gerenciamento de Mudanças ser um processo presente em todo o ciclo de vida do serviço, a afirmação "...iniciam-se SEMPRE a partir desse estágio" invalida a questão.
Este processo não necessariamente começará na Estratégia do Serviço, podendo ter início em outros estágios.
Bons estudos!
-
A ITIL não é metodologia em que você vai ter um passo a passo a seguir. Gerenciamento de mudanças, apesar de ser um processo do Service Transition, ele pode iniciar a qualquer momento a qualquer estágio, o fato do estudo dos livros começarem sempre do estágio de service strategy, isso não é regra, a questão dizer que a mudança sempre começa do estágio a partir do Strategy invalida a questão, quer dizer que se o Design, por exemplo, solicitar uma mudança ele não vai poder pq o Strategy não comecou? não existe isso.