-
Sim, se forem mudanças críticas para contornar incidentes.
-
Acredito que a questão esteja referindo-se às mudanças padrão.
-
RWerneck, acho que o ítem não etá se referindo às mudanças padrão, pois elas são previamente autorizadas. Acredito que o comentário de CELIO PONTES está mais correto. Se refere a mudanças críticas para contornar incidentes.
-
Pra mim, a questão está errada, já que a gerência de mudanças não atualiza os registros (não implantam as mudanças). Mas apenas coordena e aprova essa atualização dos registros. Muito menos controlam os itens de configuração, cuja responsabilidade é da gerência de configuração.
-
Para mim essa parte esta errada "mesmo sem autorização do gerenciamento de mudanças", pois toda mudança deve passar pelo comitê de mudanças.
-
Quando tenho mudanças rotineiras ou pré-aprovadas, como por exemplo uma simples troca de uma impressora com defeito, acontece uma mudança no BD de ICs sem precisar de uma autorização do G de mudança (Menos burocracia mais agilidade, isso é ITIL!) .
-
O incidente não necessita de autorização do Ger.de.Mudança para que sua correção seja implantada ??
Alguém tem fonte ???
-
As informações do BDGC também são utilizadas, por exemplo pelo processo de gerenciamento de incidentes. Por isso a questão está correta. Quando você troca o micro de um usuário por exemplo você atualiza o BDGC. Isso não é uma mudança.
-
A questão é delicada. Mas tentanto respondê-la baseada em uma fonte confiável foi o mais perto que consegui.
O primeiro período da questão pode ser justificado: segundo ITIL 2011, p.17 "O Sistema de Gerenciamento de Configuração é mantido pelo gerenciamento de configuração e ativo de serviço e usado por todos os demais processos do gerenciamento de serviço de TI."
O segundo período pode ser justificado considerando o conceito de mudança padrão: segundo ITIL 2011, p.90 "Mudança padrão, é uma mudança pré-autorizada, de baixo risco e relativamente comum. Mudanças padrão devem ser registradas pela gerência de mudanças".
O guia apenas menciona o registro da mudança padrão, e não a necessidade de aprovação.
[1] GUIA DE REFERÊNCIA ITIL -EDIÇÃO 2011-JAN VAN BON-VERSÃO TRADUZIDA-EDITORA CAMPUS
-
a aprovação só é necessária quando há a implantação de uma mudança, no caso de inserir as mudanças em cima dos ativos, não é necessário a aprovação.
-
Não é isso que diz o autor Marcos André dos Santos em seu livro Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI, 2ª ed., página 268, transliterado abaixo:
O gerenciamento da configuração e Ativo de Serviço deve refletir somente o que foi aprovado pelo Gerenciamento de Mudanças. Qualquer informação diferente é caracterizada com uma Mudança sem RDM associada, ou seja, uma mudança sem planejamento e aprovação.
CESPE doutrinando...
-
Pessoal,
A mudança padrão é uma mudança para um serviço ou item de configuração para qual a abordagem é pré-autorizada pelo processo de gerenciamento de mudanças, e esta abordagem segue procedimentos pré estabelecidos. É a mudança que não precisa passar por todo o processo: requisitar, registrar, aprovar...
Exemplos de Mudança Padrão:
• Uma atualização de um desktop é realizada fim de tornar as configurações compatíveis com um determinado aplicativo.
• Deslocamento de um desktop para um único usuário.
• Configuração do navegador web de um usuário, realizada remotamente pelo #Service Desk.
• Instalação de um pacote padrão de aplicativos desktop.
.
Por isso a questão está correta e está avaliando o seu conhecimento em cima dessa possibilidade!
Fonte: https://www.portalgsti.com.br/2016/10/mudanca-padrao-na-pratica.html
-
Pessoal,
Mesmo a mudança padrão foi previamente autorizada. Então, em algum momento, o gerenciamento de mudança aprovou essa mudança. Atualmente porém, ela já está pré-aprovada, isso não quer dizer que o gerenciamento de mudança não tenha, em algum momento, aprovado ela.
Quando o examinador fala que " mesmo sem autorização" isso, ao meu ver, significa uma mudança feita "na doida" como a instalação de um software feita pelo usuário sem que o gerenciamento de mudança tenha conhecimento do procedimento
-
Digo mais,
Se em regra, toda mudança deve ser registrada, como será feito o registro de algo que não foi aprovado?
-
O gerenciamento de mudanças realiza aprovação de solicitações de mudanças de nível médio, que geram requisição de mudanças. As outras geram solitações, e estas n passam pelo comitê.
-
De acordo com o livro oficial [1], a standard changes is a change to a service or other configuration item for which the approach is pre-authorized by change management, and this approach follows an accepted and established procedure to provide a specific change requirement. Examples might include an upgrade of a PC in order to make use of specific standard and prebudgeted software.
Authorization of each occurrence of a standard change will be granted by the delegated authority for that standard change (e.g. by the budget- holding customer for installation of software from an approved list on a PC registered to their organizational unit, or by the third-party engineer for replacement of a faulty desktop printer).
Ou seja, naõ há nada de errada com a questão. Gabarito Certo.
Fonte:
[1] ITIL Service Transition.