SóProvas


ID
927616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que se pretenda implantar, em uma organização,
um sistema de gestão de desempenho, julgue os itens a seguir
quanto às premissas que devem embasar esse processo.

Deve-se utilizar a avaliação 360 graus por ela se adequar a qualquer ambiente/situação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada!

    Na avaliação 360º, conhecida também como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). Ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.
  • Para complementar,

    a avaliação 360 graus não se adequa a qualquer empresa/situação organizacional. Deve haver uma cultura de portas abertas, uma comunicação eficiente e um forte senso de equipe para que não haja intrigas, medo de retaliações. Além disso, é um método caro e demorado, deve haver forte patrocínio da alta administração e envolvimento pleno da equipe de gestão de pessoas.

    Fonte: Gestão de desempenho: julgamento ou diálogo? Vera Lúcia de Souza
  • ITEM ERRADO!

    Não DEVE se utilizada, mas PODE ser utilizada.
  • Avaliação 360°: conta com a participação do funcionário (autoavaliação) e de todas as pessoas que fazem parte do seu círculo de atuação – o chefe, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas ao redor do avaliado – em uma abrangência de 360 graus.
    PARA ESSE TIPO DE AVALIÇÃO OCORRER, DEVE-SE LEVAR EM CONTA  A FLEXIBILIDADE DA ORGANIZAÇÃO.
  • o desempenho humano no cargo é CONTINGENCIAL por se adequar a qualquer ambiente/situação organizacional.
    O desempenho humano no cargo é extremamente contingencial. Varia de pessoa para pessoa, e de situação para situação, pois depende de inúmeros fatores condicionantes que o influenciam poderosamente. O valor das recompensas e a percepção de que as recompensas dependem de esforço determinam o volume esforço individual que a pessoa estará disposta a realizar. Uma apreciação da relação do custo/benefício que cada pessoa faz para poder avaliar até quanto vale a pena fazer um determinado esforço.
    Dúvidas -> http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/pdf/gp_aula09.pdf

    E
    SSA QUESTÃO RESPONDE TUDO
     

    A avaliação do desempenho, segundo Chiavenato (2009, p. 247), "é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro", sendo que o desempenho no cargo é considerado extremamente contingencial. No que se refere ao caráter contingencial do desempenho no cargo, é correto afirmar que a avaliação do desempenho

     

    •  a) está centrada no comportamento de papel do ocupante do cargo que varia de pessoa para pessoa e depende de inúmeros fatores.
  • para utilizar a avaliação 360º exigi-se uma certa "maturidade" para com os feedbacks.
  • Nos métodos de avaliação tradicionais o funcionário é avaliado
    apenas pelo seu chefe imediato. Quando muito, ocorre também uma
    auto-avaliação. Já a avaliação 360 graus inclui, além da autoavaliação,
    a avaliação dos pares, subordinados e superiores. O
    funcionário costuma ser avaliado também por pessoas externas à
    organização, como os clientes, fornecedores e parceiros.
  • ERRADO.

    Só complementando os excelentes comentários, a avaliação 360 é demorada e cara e é por isso que não podemos afirmar que ela DEVE ser utilizada,...vai depender da estrutura da organização.
  • Avaliação 360º (em rede, de múltiplas fontes ou feedback 360):

    A pessoa é avaliada não só por representantes de todos grupos os que têm relação, direta ou indiretamente, com seu trabalho (pares, superior, subordinados, pessoas de outras áreas, direção, clientes e fornecedores), mas também é avaliada por si mesmo (autoavaliação). Essa avaliação proporciona condições para que o indivíduo se ajuste às várias e diferentes demandas de seu trabalho. Administrativamente é muito complexo e demorado, e o feedback (de vários direcionado a um) pode intimidar o avaliado.

  • O erro esté em afirmar que será utilizada  "por ela se adequar a qualquer ambiente/situação organizacional", esse não é o motivo pelo
    qual esse processo é aplicado, são outros os motivos,  a saber que, sobretudo,  "
    é o processo mais adequado para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa".

    Fonte: 
    http://www.sobreadministracao.com/avaliacao-360-graus-o-que-e-e-como-funciona/
  • No âmbito administrativo, assim englobando a área de RH, não há leis universais, portanto a abordagem administrativa mais ACEITA hoje é a abordagem CONTINGENCIAL, ou seja, depende de variáveis para apontar qual a melhor medida a ser adotada na situação...
    A avaliação 360º é uma metodo avaliativo moderno mt conceituado, que permitem feedback's dos streakholders em relação a um colaborador alvo... este método exige maturidade dos envolvidos, além de treinamento dos clientes internos para haver exito no processo... Há outros métodos modernos bem conceituados com a "APPO" por exemplo.

  • Complementando...

    A técnica de avaliação de desempenho 360 graus ou circular é ligada à visão estratégica da organização e necessita de investimento em tecnologia e treinamento para que possa funcionar. Assim, não DEVE ser utilizada em toda organização mas PODE. ERRADA

    Andréia RIBAS

  • Cada situação requer que se estude as vantagens e desvantagens do uso de cada um dos diferentes métodos. Se a avaliação 360 graus fosse sempre a melhor, as outras nem existiriam mais!

  • Uma das desvantanges do método de avalialção 360° é a inviabilidade de aplica-lo em todos os níveis organizacionais.

    GAB E