SóProvas


ID
927622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que se pretenda implantar, em uma organização,
um sistema de gestão de desempenho, julgue os itens a seguir
quanto às premissas que devem embasar esse processo.

Os sistemas focados na avaliação comportamental devem ser priorizados sob qualquer circunstância, não sendo importantes os que focalizam resultados.

Alternativas
Comentários
  • Atenção: Muito cuidado com as questões dessa matéria que generalizem a aplicação de técnicas, afirmando que deverão ser priorizadas ou utilizadas "sob qualquer circunstância", pois, nos dias atuais, vigora na área da Administração a Teoria Contigencial que "enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objectivos da organização" (Wikipedia)
    Quando isso acontece, é bem provável que a questão esteja incorreta.
    Gabarito: Incorreta
  • a avaliação do desempenho é focada no cargo, então além do comportamento os resultados também estarão em análise.
  • QUESTÃO: "Os sistemas focados na avaliação comportamental devem ser priorizados sob qualquer circunstâncianão sendo importantes os que focalizam resultados.ERRADO!
    Galera, vou colocar os sistemas/métodos de avaliação de desempenho (segundo Chiavenato) e assim justificar o erro da questão; é um pouco extenso o comentário... Espero que gostem!
    Existem muitos métodos para se avaliar o desempenho profissional, cada organização adota o método que julga mais adequado às suas características. Os métodos mais utilizados, de acordo com Chiavenato (2009) e Bohlander e Snell (2010), são:
    Métodos de traços de personalidade:
    O objetivo dos métodos dos traços de personalidade é medir a extensão em que um profissional apresenta determinadas características - por exemplo, liderança, iniciativa, criatividade, etc. – importantes para a realização de seu trabalho e para a empresa. Os métodos de traços de personalidade são os mais populares porque são de fácil aplicação e fáceis de serem desenvolvidos. O risco é que se não forem bem desenvolvidos, podem se tornar vagos e subjetivos. TIPOS: Escalas gráficas; Escalas de padrão misto; Escolha forçada; Método do ensaio.

    Métodos comportamentais:

    Os métodos comportamentais procuram diminuir a subjetividade dos métodos de traços de personalidade, ao descrever os comportamentos esperados com uma escala, para que o avaliador tenha condições de perceber facilmente em que ponto da escala cada funcionário se encontra. Como estes métodos descrevem quais comportamentos os funcionários devem ou não ter no ambiente de trabalho, são melhores para se fornecer feedback aos funcionários a respeito do que é esperado no ambiente de trabalho e de como cada um vem se comportando frente ao esperado.
    TIPOS: Pesquisa de campo (é considerados um dos métodos mais completos); Incidente crítico; Listas de verificação comportamental; Comparação aos pares.

      Métodos de avaliação de resultados:

    Os métodos apresentados anteriormente focam em traços dos funcionários ou comportamentos. Os métodos de avaliação de resultados focam nas realizações dos funcionários, como por exemplo, quantidade de produtos vendidos ou produzidos pelo funcionário no período. Um ponto positivo é que as avaliações de resultados tendem a responsabilizar os funcionários pelos resultados alcançados (ou não alcançados), dando-lhes certa liberdade para decidirem os métodos (o como) para alcançar os resultados pactuados. TIPOS: Medidas de produtividade - Para a avaliação de metas e resultados, em geral, busca-se definir indicadores quantitativos, o que torna esses métodos mais objetivos que os métodos que avaliam, por exemplo, comportamentos ou traços de personalidade. Alguns exemplos de metas e resultados são: volume de vendas, quantidade de produtos fabricados, lucro da empresa etc. No entanto, as avaliações por resultados, apesar de objetivos, também têm as suas limitações, a saber: Fatores externos (que o funcionário não pode controlar) e foco apenas em dados objetivos (produção, vendas).
      Métodos modernos de avaliação de desempenho:
    São chamados por Chiavenato de métodos modernos de avaliação de desempenho, pois buscam superar as deficiências dos métodos de avaliação apresentados anteriormente. Os métodos, APPO (Administração Participativa por Objetivos)e o modelo do BSC (Balanced Scorecard), buscam sanar as deficiências das avaliações de resultados, enquanto a avaliação 360 graus e a avaliação de competências buscam aperfeiçoar os métodos de avaliação comportamentais
    Depois de analisar todos esses métodos, fica claro que a afirmativa da questão está incorreta; uma vez que, antes mesmo de conhecer tais métodos, já na introdução, é afirmado que cada organização aplicará o método que seja mais adequado às suas características, podendo até combiná-los; não havendo, portanto, um método que deva ser priorizado ou que não seja importante focalizar nos resultados, tudo vai depender do momento que a organização vive - teoria comportamental.
  • Avaliação de Desempenho- FOCA em Comportamentos e Resultados.