SóProvas


ID
927715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a influência da cultura das organizações sobre as
ações nelas desenvolvidas, julgue os próximos itens.

Em uma empresa, a cultura é fruto dos valores compartilhados por uma parte restrita dos membros dessa organização.

Alternativas
Comentários
  • Assevera Chiavenato em "Administração Geral e Pública" - pag. 224, que a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças que foram estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e que são compartilhados por todos os membros da organização.

    O meu êxito é inevitável. Salve, salve!!!
  • A cultura não é inata, e sim aprendida, suas distintas facetas são inter-relacionadas e ela é compartilhada, determinando os limites dos vários grupos existentes. Em outras palavras, a cultura organizacional é uma percepção comum mantida pelos membros da organização e é transmitida através de seus elementos, que podem ser mais ou menos visíveis, formais ou informais, de acordo com sua influência sobre os integrantes da instituição.

    OU SEJA,  A QUESTAO ESTA RESTRIGINDO UMA PARTE DE PESSOA NA ORGANIZAÇÃO.
  • Cultura Organizacional
    é um conjunto de idéias, conhecimentos, formas de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional de caráter mais profundo e de maior permanência que, em geral, requer mais tempo para mudar.

    Andréia Ribas
  • Esse questão deve está falando subculturas.

    Cultura Dominante
    :   representa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização.

    Subculturas : são valores compartilhados por grupos específicos daorganização.


    Fonte: pontodosconcursos
  • Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.


    Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.


    Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.


    Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

  • O erro é a palavra "RESTRITA"

     

    Alternativa errada

  • ·         CULTURA DOMINANTE E SUBCULTURA:

     

    o    Uma cultura dominante expressa os valores principais que são compartilhados pela maioria dos seus membros. Quando falamos da cultura de uma organização, nos referimos à cultura dominante.

     

    o    Uma subcultura é um conjunto de valores que não são compartilhados por todos os membros, mas apenas alguns. Refletem os desafios, problemas, experiências e desafios de cada setor.

     

    Trata-se da SUBCULTURA, gabarito errado.

  • A cultura é compartilhada por todos.

  • Gabarito: Errado.

    A cultura é fruto dos valores compartilhados por todos os membros de uma organização, e não de uma parte restrita.

     

    https://www.euvoupassar.com.br/arquivos/material/Questoes_MPU_ADM_02.PDF

  • todos os membros

  • Gab: ERRADO

    Lembre-se sempre da sinergia. A organização deve buscar o alinhamento sinérgico de todos os envolvidos, tanto os clientes internos, quanto os externos.