SóProvas


ID
927721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a influência da cultura das organizações sobre as
ações nelas desenvolvidas, julgue os próximos itens.

A cultura de uma organização constitui um passivo quando os valores partilhados não estão de acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Estas funções são valiosas tanto para a organização quanto para o empregado. A cultura intensifica o compromisso organizacional e aumenta a coerência do comportamento do empregado. Do ponto de vista do empregado, a cultura é valiosa porque reduz a ambigüidade, dizendo aos empregados como as coisas são feitas e o que é importante. Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.
  • A cultura intensifica o compromisso organizacional e aumenta a coerência do comportamento do empregado. Do ponto de vista do empregado, a cultura é valiosa porque reduz a ambigüidade, dizendo aos empregados como as coisas são feitas e o que é importante. Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

    Fonte: http://www.fontedosaber.com/administracao/a-cultura-organizacional.html

  • A palavra 'passivo' é empregada muitas vezes como sinônimo de dívidas, baixa, etc. Como exemplo, podemos citar o conceito de 'passivo financeiro' que diz respeito às dívidas de uma empresa tais como financiamentos, pagamento de pessoal, etc. Neste sentido, podemos dizer que o termo passivo refere-se a um entrave para a organização e, diante disso, reescrever a frase:
    "A cultura de uma organização constitui um entrave quando os valores partilhados não estão de acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização."
    Percebemos que a frase está correta pois se a cultura organizacional não está alinhada com os objetivos da empresa, certamente haverá perda da eficácia na organização.
  • Ana carla qual a referência??
  • Segundo Maximiniano (2007), A cultura se torna um passivo quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que podem melhorar a eficácia da organização.


    Citado no livro da Professora Andréa Ribas

  • Passivo é algo negativo e seu uso está coerente com o sentido da afirmação. Uma cultura organizacional forte geralmente traz benefícios para a organização, entretanto, quando sua essência não gera eficiência, girando em torno de características negativas, arraigadas e não adaptativas, pode se tornar um malefício.

  • OBJETIVIDADE: Passivo quer dizer "negativo".

     

    Questão correta.

  • Contabilidade aplicada à administração geral.

  • Gabarito: Certo.

    Quando a cultura não está de acordo com os objetivos estratégicos da organização ela certamente é um passivo, ou seja, negativa para a organização. Se uma empresa tem uma cultura de penalizar os erros dos funcionários ou não valorizar as grandes contribuições, ela será pouco eficaz em inovar seus processos de trabalho, por exemplo.

     

    https://www.euvoupassar.com.br/arquivos/material/Questoes_MPU_ADM_02.PDF

  • Comentário:

    Sim, infelizmente isso pode acontecer. A cultura pode ser um passivo dentro da organização (algo ruim). Quando uma cultura é fraca, por exemplo, ela pode causar conflitos e divergências entre os seus membros. Além disso, pode constituir-se uma barreira à inovação e à implantação de novas tecnologias ou de uma mudança organizacional. Em todos esses casos, os valores da cultura estão em desacordo com o que traria o sucesso da organização. Portanto, assertiva correta.

    Gabarito: C