SóProvas


ID
928600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados
(SGBDs), julgue os itens 79 a 84.

Para melhorar o desempenho no acesso aos dados, a tecnologia de armazenamento RAID pode empregar várias unidades de disco, assim como o vetor de discos pode usar striping de dados. A técnica RAID distribui dados por vários discos, fazendo-os parecer um só; permite também que múltiplas entradas e saídas de dados sejam realizadas em paralelo, auxiliando no balanceamento da carga entre os discos.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    O vetor de unidades de disco baseia-se na teoria de que, se uma unidade de disco rígido já é uma coisa boa, duas unidades de disco são duas vezes melhor e cinco unidades quintuplicam essa qualidade positiva. Utilizando múltiplas unidades de disco rígido configuradas para que o sistema operacional funcione como se existisse somente uma, o computador pessoal pode adquirir grande velocidade na leitura dos dados ou maior proteção contra a perda destes. Na verdade, pode-se conseguir isso de forma econômica.
    O tipo mais comum de vetor de unidades tem o nome de RAID (acrônimo de Redundant Array of Inexpensive Drives) ou vetor redundante de unidades baratas. Com os modelos de maior capacidade e velocidade, o custo dos discos rígidos aumentou. Mas com o RAID, é possível utilizar várias unidades de disco mais baratas e ter um custo total inferior a um modelo de alto desempenho, unindo performance similar e maior segurança para os dados.
    Fiquem com Deus!
  • Segundo Navathe(2011,p.415),"O striping melhora o desempenho geral de E/S, permitindo que várias E/S sejam atendidas em paralelo,oferecendo assim altas taxas de transferências gerais. O striping de dados também consegue balancear a carga entre os discos."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- 6 EDIÇÃO 2011-NAVATHE

  • Definição bastante acertada de RAID0. Questão sem pegadinha com palavras alternativas para espelhamento, paridade, redundância ou segurança.

  • Gabarito Certo

    Típica definição do RAID 0

    No RAID 0 ou striping array, dois ou mais hard disks executam tarefas como leitura e gravação de dados de forma simultânea, entregando maior desempenho e liberando a capacidade total dos discos para armazenar informações. Ao definirmos esse arranjo, o sistema entende que a gravação e leitura dos dados deve utilizar todos discos rígidos disponíveis, distribuindo as informações para gravação e/ou leitura em todo disk array.
    Apesar de parecer uma ótima idéia, a utilização do RAID 0 exige cuidados, pois a segurança neste nível não suporta falhas em qualquer dos discos e, em caso de falha em apenas um dos HDs, todos os dados armazenados estarão comprometidos.
    Como em qualquer arranjo de discos, o striping possui vantagens e desvantagens. A principal delas é ganho de performance a custos acessíveis, porém é determinante identificar corretamente a aplicação e quais possíveis riscos que poderão ser assumidos antes de definir o arranjo do novo volume no servidor ou storage. O nível de RAID 0 é recomendado para aplicações que demandam alta performance e muita capacidade, porém abrindo mão de segurança em caso de falha.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !