SóProvas


ID
928810
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito das características da administração burocrática e da administração gerencial, atribua B à assertiva que descreva aspectos da administração burocrática e G à assertiva que descreva aspectos da administração gerencial. Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) O modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos.

( ) Pensa na sociedade como campo de conflito, cooperação e incerteza no qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.

( ) Preocupa-se em oferecer serviços e não em gerir programas, visa atender aos cidadãos.

( ) É autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas.

Alternativas
Comentários
  • Aos que ficaram em dúvida quanto à segunda assertiva, veja este artigo da década de 1990 da ENAP, página 10: 

    http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2888

  • Na minha opinião, a assertiva mais controversa é a 3ª (principalmente em sua parte inicial): a Administração Gerencial se preocupa em oferecer serviços e não em gerir programas; (...).

    Se considerarmos que a implantação do Modelo Gerencial teve, entre seus principais propósitos, o desinchaço da Máquina Estatal, como se pode fazer tal afirmação de forma tão categórica?

    Assim, ficaria uma dúvida entre os gabaritos "B" e "D".

    No entanto, parece que a Esaf considerou determinante a parte final desta 3ª assertiva (visa atender aos cidadãos), que, realmente, só pode ser atribuída ao Modelo Gerencial, em contraste com a introversão (autorreferência) característica do Modelo Burocrático.

    Assim, gabarito oficial: B-G-G-B (letra "D").

  • A segunda afirmativa complicou mesmo, obrigado Vanessa! Por bem não tinha outra opção de gabarito (no caso, BBGB).

     

     Hugo, quanto à 3ª, pode soar meio estranho à primeira vista, mas repare que GERIR o programa não é o foco da Administração Gerencial, mas sim ENTREGA RESULTADOS (serviços) para a população/cliente. Em outras palavras, a administração Gerencial utiliza-se sim de programas, mas GERI-LOS não é o foco, mas sim entregar resultados através deles; Concentrar no processo de gerir o programa seria mais uma característica da Burocracia.