SóProvas


ID
930271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Acerca do domicílio, julgue o item a seguir.

O servidor público tem domicílio no lugar em que exercer permanentemente as suas funções. Já o marítimo tem domicílio onde estiver matriculado o navio. Tais situações tratam, respectivamente, de hipóteses de domicílios necessário e voluntário especial.

Alternativas
Comentários
  •  
    A questão peca ao tratar que o marítimo é uma hipótese de domicílio facultativo, uma vez que nos termos do art. 76 caput  do Código Civil o domicílio do marítimo é necessário. Senão vejamos:

    Art. 76. Têm domicílio necessário(ou legal) o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.
    Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.
     
    Complementando, existem duas espécies de domicílio:

    ·            Necessário:é aquele determinado pela lei (exemplo: os incapazes têm por domicílio o mesmo de seus representantes; o domicílio do funcionário público é o local onde exerce suas funções etc.). A mulher não tem mais domicílio necessário, visto a isonomia prevista na Constituição Federal/88 e o disposto no artigo 1569 do Código Civil.
    ·           
    Voluntário:pode ser:
    -       comum:é aquele escolhido pela pessoa e poderá ser mudado por ela. A conduta da pessoa vai mostrar se ela teve ou não intenção de mudar o seu domicílio;
    -       especial(artigo 78 do Código Civil): é aquele que possibilita aos contratantes estabelecer um local para o cumprimento das obrigações (foro de contrato) ou um local para dirimir quaisquer controvérsias surgidas em decorrência do contrato (foro de eleição). A pessoa privilegiada poderá, no entanto, renunciar ao foro eleito para se utilizar do foro do domicílio do réu. Não terá validade o foro de eleição em contrato de adesão, salvo se não prejudicar o aderente.
  • Errado - As DUAS hipóteses são de domicílio necessário (ar. 76 e parágrafo único do CC)

  • Gabarito: "Errado"

     

    Ambas hipóteses são de Domicílio Necessário!!!(Art. 76 CC/02)

  • GABARITO ERRADO

     

    OS DOIS POSSUEM DOMICÍLIO NECESSÁRIO.

     

     

    DOMICÍLIO NECESSÁRIO

     

    BIZU: '' SIM PM ''

     

    SERVIDOR PÚB  ---> ONDE EXERCE ATIV.

    INCAPAZ            -----> DOM. DO ASSISTENTE OU REPRESENTANTE

    MARÍTIMO         ----> ONDE NAVIO ---> MATRICULADO

    PRESO              ------> ONDE CUMPRE PENA DEFINITIVA 

    MILITAR             ---> ONDE SERVIR / MARINHA OU AERONÁUTICA --> SEDE DO COMANDO

     

  • O domicílio do Marítimo é onde o navio estiver matriculado.

  • Errado, OS DOIS caso é de domicílio necessário.

    Lendo a questão- O servidor público tem domicílio no lugar em que exercer permanentemente as suas funções, marítimo tem domicílio onde estiver matriculado o navio. Tais situações tratam, respectivamente, de hipóteses de domicílios necessário e voluntário especial.

    CC:

    o servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções

    marítimo, onde o navio estiver matriculado; 

    Art. 76 CC - Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.

    O ERRO: vermelho

    Tais situações tratam, respectivamente, de hipóteses de domicílios necessário e voluntário especial.

    As duas situações -> hipóteses de domicílios necessário.

    Diferente ->Domicílio voluntário -> é aquele que decorre de ato de vontade, quando o indivíduo fixa sua residência, em certo lugar, com ânimo definitivo. 

    Seja forte e corajosa.

  • ERRADO, pois, em ambas as situações, há domicílio necessário

  • Gabarito: ERRADO

    Têm domicílio necessário (ou legal) o incapaz (domicílio do seu representante ou assistente), o servidor público (lugar que exercer permanentemente suas funções), o militar (onde servir – Marinha/Aeronáutica: a sede do comando), o marítimo (onde o navio estiver atracado) e o preso (lugar que cumprir sentença).