SóProvas


ID
930928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere que uma aplicação embasada em uma planilha eletrônica fornecida comercialmente tenha sido desenvolvida para o registro de frequência e de notas dos participantes de treinamentos de determinada empresa. Considere, ainda, que essa aplicação calcule automaticamente a média das notas parciais e o percentual de faltas dos alunos a partir dos dados fornecidos pelo instrutor de cada turma e que a comunicação de dados deva assegurar que cada instrutor receba a relação de seus alunos para acompanhamento e que transmita para a secretaria os resultados registrados. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir. 


Para atender os requisitos de comunicação, o analista de serviços de TI pode sugerir o uso de ferramentas automatizadas (.middlewares) para a construção da aplicação distribuída com base nos dispositivos com chamada remota de procedimento (RPC), tais como os middlewares CORBA, Java RMI, IDL ou SOAP.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

  • e-

    o analista de serviços de TI pode sugerir o uso de ferramentas automatizadas chamadas case tools.

    As ferramentas CASE, utilizadas para auxiliar o desenvolvimento de software, oferecem um conjunto de serviços, fortemente relacionados, para suportar uma ou mais atividades das etapas de desenvolvimento de software.

    Ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas as ferramentas baseadas em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo, de desenvolvimento de software. "

    Não há um padrão definido para a categorização das CASE, no entanto os termos abaixo são os que melhor o identificam.

    Front End ou Upper CASE: apóia as etapas iniciais de criação dos sistemas: as fases de planejamento, análise e projeto do programa ou aplicação.

    Back End ou Lower CASE: dão apoio à parte física, isto é, a codificação testes e manutenção da aplicação.

    I-CASE ou Integrated CASE: classifica os produtos que cobrem todo o ciclo de vida do software, desde os requisitos do sistema até o controle final da qualidade."