SóProvas



Questões de Análise de Requisitos


ID
930928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere que uma aplicação embasada em uma planilha eletrônica fornecida comercialmente tenha sido desenvolvida para o registro de frequência e de notas dos participantes de treinamentos de determinada empresa. Considere, ainda, que essa aplicação calcule automaticamente a média das notas parciais e o percentual de faltas dos alunos a partir dos dados fornecidos pelo instrutor de cada turma e que a comunicação de dados deva assegurar que cada instrutor receba a relação de seus alunos para acompanhamento e que transmita para a secretaria os resultados registrados. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir. 


Para atender os requisitos de comunicação, o analista de serviços de TI pode sugerir o uso de ferramentas automatizadas (.middlewares) para a construção da aplicação distribuída com base nos dispositivos com chamada remota de procedimento (RPC), tais como os middlewares CORBA, Java RMI, IDL ou SOAP.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

  • e-

    o analista de serviços de TI pode sugerir o uso de ferramentas automatizadas chamadas case tools.

    As ferramentas CASE, utilizadas para auxiliar o desenvolvimento de software, oferecem um conjunto de serviços, fortemente relacionados, para suportar uma ou mais atividades das etapas de desenvolvimento de software.

    Ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas as ferramentas baseadas em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo, de desenvolvimento de software. "

    Não há um padrão definido para a categorização das CASE, no entanto os termos abaixo são os que melhor o identificam.

    Front End ou Upper CASE: apóia as etapas iniciais de criação dos sistemas: as fases de planejamento, análise e projeto do programa ou aplicação.

    Back End ou Lower CASE: dão apoio à parte física, isto é, a codificação testes e manutenção da aplicação.

    I-CASE ou Integrated CASE: classifica os produtos que cobrem todo o ciclo de vida do software, desde os requisitos do sistema até o controle final da qualidade."


ID
1448362
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Ao levantar os requisitos necessários para a implantação de um workflow em uma empresa, a equipe responsável percebeu que o requisito mais importante era a facilidade de definir o processo, sendo a flexibilidade mais relevante que a produtividade. Também era desejado que as definições de processos fossem criadas com formulários.

Nesse caso, o tipo de workflow mais adequado é o

Alternativas
Comentários
  • Workflow Administrativo: envolve processos repetitivos com regras de coordenação de tarefas simples (facilidade de definir o processo), tal como roteamento de um relatório de despesa ou requisição de viagem, controladas por um processo de autorização, ou seja, a ordenação e coordenação de tarefas em workflows administrativos podem ser automatizadas

  • Tipos de Workflow

    Ad hoc Workflow

    Aqui podem haver mudanças nas regras, mesmo que a operação do processo tenha iniciado. Este tipo de Workflow é indicado para grupos formados por membros que executem tarefas de forma individual.

    Workflow de Produção

    Este tipo de Workflow é indicado para grupos envolvidos com um grande volume de dados, recursos financeiros e políticas de negócios em grande escala. Em grupos com essas características, os procedimentos já estão bem definidos e não há possibilidades para mudanças, alterações ou criação de novas regras.

    Workflow Administrativo

    Muitos consideram este tipo como um meio-termo entre o Ad hoc e o Workflow de Produção. É ideal para rotinas administrativas e demais grupos envolvidos em atividades constantes, previsíveis, pautadas por regras simples de coordenação. Tarefas que envolvam formulários e tratamento de documentos também se adequam bem a este Workflow.

    Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-3-tipos-de-workflow-mais-indicados-para-aplicar-em-um-projeto/

  • Pessoal, colocarei aqui na resolução os tipos de Workflow para que você não cai mais em pegadinhas deste tipo:

    • Ad hoc Workflow: neste tipo, podem haver mudanças nas regras, mesmo que a operação do processo tenha iniciado. Este modelo de trabalho é indicado para grupos formados por membros que executem tarefas de forma individual.

    • Workflow de Produção: neste modelo, o Workflow é indicado para grupos envolvidos com um grande volume de dados, recursos financeiros e políticas de negócios em grande escala. Em grupos com essas características, os procedimentos já estão bem definidos e não há possibilidades para mudanças, alterações ou criação de novas regras.

    • Workflow Administrativo: boa parte dos profissionais, consideram este tipo como um meio-termo entre o Ad hoc e o Workflow de Produção. É ideal para rotinas administrativas e demais grupos envolvidos em atividades constantes, previsíveis, pautadas por regras simples de coordenação. Tarefas que envolvam formulários e tratamento de documentos também se adequam bem a este Workflow.

    Resposta: B


ID
1750834
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Técnico participou do levantamento de requisitos de um novo sistema do Tribunal. Devidamente autorizado, ele se inseriu no ambiente de trabalho em que o sistema seria utilizado e observou o trabalho diário, anotando as tarefas reais. Seu principal objetivo era descobrir requisitos de sistema implícitos, que refletissem os processos reais nos quais as pessoas estão envolvidas, ao invés de processos formais. Além destes requisitos, ele também coletou os requisitos derivados da cooperação e conscientização das atividades de outras pessoas envolvidas. O Técnico estava colocando em prática a técnica de levantamento de requisitos denominada

Alternativas
Comentários
  • Etnografia é uma técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para esses processos. Um analista faz a imersão no ambiente de trabalho em que o sistema será usado. O trabalho do dia a dia é observado e são feitas anotações sobre as tarefas reais em que os participantes estão envolvidos. O valor da etnografia é que ela ajuda a descobrir requisitos implícitos do sistema que refletem as formas com que as pessoas trabalham, em vez de refletir processos formais definidos pela organização.


    Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 4, Página 75.
  • b-

    As tecnicas de requisitos mais usadas:

     

    1- Brainstorming: sem julgamentos ou análises,ambiente descontraído e informal, para novos produtos.

     

    2- JAD: cooperação, entendimento e trabalho em grupo 

     

    3- Análise de documentos quantitativos: formulários e relatorios

     

    4- Reunião: licitação de requisitos em grupo

     

    5- Prototipagem: para atrair aspectos críticos quando nao houver domínio mínimo da aplicação.

     

    6- Entrevista: conversa para extrair tópicos importantes.

     

    7- Questionários: questões subjetivas e objetivas.

     

    8- Observação: comportamento e o ambiente 

     

    9- Viewpoint-Oriented Requirements Definition: pontos de vista dos usuários, analisando as diferenças e similaridades

     

    10- Etnografia: para entender a organização, sua cultura e o objetivo pelo inserimento do analista no ambiente de trabalho

     

    11- Caso de Uso: comportamento externo de um sistema descrevendo ações para produzir um resultado observável por um ator, através de interação entre um ator (usuário, outro sistema computacional ou um dispositivo) e um sistema.

  • Eu recorreia esta questão facil ... facil.

    Etnografia não é só observar o que está sendo feito mas como descrito no livro de Sommerville na 9 Edição e citado pelo Silas. "O Analista faz a IMERSÃO "....

    Em outras palavras, o analista realiza o processo, execulta, faz a coisa como usuario, não apenas observa. Existe a ferrameta de Elicitação de Requisito de Observação também, porém se tratando de Etnografia ele participa do processo.

  • Amigos, vamos aprender um pouco mais com essa questão, entre as técnicas de levantamentos de requisitos as principais são: 1) Brainstorming: sem julgamentos ou análises, ambiente descontraído e informal, para novos produtos. 2) JAD: cooperação, entendimento e trabalho em grupo, 3) Análise de documentos quantitativos: formulários e relatórios, 4) Reunião: licitação de requisitos em grupo, 5) Prototipagem: para atrair aspectos críticos quando não houver domínio mínimo da aplicação. 6) Entrevista: conversa para extrair tópicos importantes. 7) Questionários: questões subjetivas e objetivas. 8) Observação: comportamento e o ambiente. 9) Viewpoint-Oriented Requirements Definition: pontos de vista dos usuários, analisando as diferenças e similaridades. 10) Etnografia: para entender a organização, sua cultura e o objetivo pelo inserir de analista no ambiente de trabalho. 11) Caso de Uso: comportamento externo de um sistema descrevendo ações para produzir um resultado observável por um ator, através de interação entre um ator (usuário, outro sistema computacional ou um dispositivo) e um sistema.

    Resposta: B


ID
2567326
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O modelo de requisitos define um conjunto completo de classes de análise. Cada uma descreve algum elemento do domínio do problema, focalizando os aspectos visíveis ao usuário ou ao cliente. O nível de abstração de uma classe de análise é relativamente alto. Conforme o modelo de projeto evolui, a equipe de software deve definir um conjunto de classes de projeto que sejam implementadas e criar um novo conjunto de classes de projeto que implemente uma infraestrutura de software que suporte a solução de negócio. NÃO fazem parte dos tipos de classes de projeto:

Alternativas
Comentários
  • Classe de atibutos não faz parte de classe de projeto.

    https://fateczlads.files.wordpress.com/2014/08/engenharia-de-software-7c2b0-edic3a7c3a3o-roger-s-pressman-apc3aandice-2.pdf

  • Vamos lá..fiz essa prova e me sai muito mal..não tenho um desempenho bom com a consulplan...

    Em todo caso..agora com calma..foi possivel identificar a resposta certa.

    O denominador comum foi "Classe de Sistemas" ao qual esta nas respostas A,B e D, logo como a questao pergunta qual NÃO faz parte dos tipos de classes, fica facil responder a letra C..além do conhecimento a estrategia de resolução é um grande diferencial para a aprovação..

    vamos que vamos..

  • Flávio, justamento por utilizar essa abordagem, que errei. Normalmente a resposta com duas opções está na alternativa em que uma dessas opções aparece mais, neste caso, "classe de sistemas". A partir disso, fiquei entre A, B e D, e errei. Às vezes, ocorre também de a banca cobrar uma questão atípica, não considero este o caso, mas, na maioria das vezes que isso acontece, a resposta tende a ser a mais diferente (a Cespe adora isso). Como você falou, quando não sabemos a questão, vai da experiência de resolução de questões e o entendimento sobre a banca.

  • Classes de Projeto:

    - Classes de Interface de Usuário

    - Classes de Dominio de Negócio

    - Classes de Processos

    - Classes Persistentes 

    - Classes de Sistema