SóProvas


ID
931174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com relação à identificação do trabalhador, julgue os itens
subsequentes.

Para tirar CTPS é necessário comparecer pessoalmente ao órgão emitente para ser identificado e fazer as declarações necessárias. O documento poderá ser retirado por outra pessoa, desde que apresente procuração.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Art. 15 - Para obtenção da Carteira de Trabalho e Previdência Social o interessado comparecerá pessoalmente ao órgão emitente, onde será identificado e prestará as declarações necessárias.

     

    Art. 25 - As Carteiras de Trabalho e Previdência Social serão entregues aos interessados pessoalmente, mediante recibo.

     

    Fonte: CLT (após a reforma trabalhista de 2017)

  • Trabalho no Ministério do Trabalho e, atualmente, existe norma circular que permite a retirada da CTPS por terceiro, desde que este esteja munido de procuração pública específica para tanto.

  • Atualmente o MTE permite até mesmo o saque do seguro desemprego por parte de mandatário. Logo, logo, sairá novo entendimento jurisprudencial nesse sentido. Haja vista os Direitos devem sempre ser ampliados e estendidos até o limite que não fere o de outrem, atendendo o interesse do trabalhador, se não for contra aos interesses públicos. Não vejo nenhum problema para o Estado em um trabalhador ter um mandatário para poder ter sua CTPS expedida.

  • CLT

    Art. 15. Os procedimentos para emissão da CTPS ao interessado serão estabelecidos pelo Ministério da Economia em regulamento próprio, privilegiada a emissão em formato eletrônico.    

  • CLT, com redação dada pela Lei 13.874/2019:

    Art. 14. A CTPS será emitida pelo Ministério da Economia preferencialmente em meio eletrônico.        

    Parágrafo único. Excepcionalmente, a CTPS poderá ser emitida em meio físico, desde que:

    I - nas unidades descentralizadas do Ministério da Economia que forem habilitadas para a emissão;

    II - mediante convênio, por órgãos federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta;

    III - mediante convênio com serviços notariais e de registro, sem custos para a administração, garantidas as condições de segurança das informações.

    Art. 15. Os procedimentos para emissão da CTPS ao interessado serão estabelecidos pelo Ministério da Economia em regulamento próprio, privilegiada a emissão em formato eletrônico.

  •   Art. 25 - As Carteiras de Trabalho e Previdência Social serão entregues aos interessados pessoalmente, mediante recibo.      (Revogada pela Lei nº 13.874, de 2019)