SóProvas


ID
932428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à redação de correspondências oficiais .

O nível de linguagem utilizado em atos e expedientes oficiais encontra justificativa no seu caráter pú bl ico e no fim a que eles se destinam, além da obrigatoriedade de que sejam in te l ig ív e is para qualquer público.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta!

    Caracteristicas (atributos) da redação oficial:

    -Impessoalidade
    -Clareza
    -Concisão
    -uniformidade
    -Padrão culto de linguagem

  • Certa

    Do Manual de Redação Oficial da Presidência da República, cap. 1:
    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
    Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão. [...]

    Cap. 1, item 1.2
    necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.
    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressõesde circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada. [...]
  • inteligível: adj. Que se entende com facilidade; cujo teor é fácil de compreender
  • DEVE-SE EVITAR LINGUAGEM TÉCNICA, APENAS EXCEPCIONALMENTE.