-
Questão errada.
A mensagem não segue o padrão ofício. "Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício"
.
-
2.3. Identificação do Signatário
Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:
(espaço para assinatura)
Nome
Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
(espaço para assinatura)
Nome
Ministro de Estado da Justiça
Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
Bons estudos!
-
O presidente da República não precisa identificar o signatário não há exceção.
Gabarito: errado
-
Errada.
A mensagem não segue o padrão ofício (possui forma e estrutura próprias, embora a forma de diagramação seja a mesma do padrão ofício, ver item 3.2 do MROPR) e nem deve ser assinada pelo presidente. Manual de Redação Oficial da Presidência da República, itens 5, 5.1 e 5.2 " (mensagem) É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, (...) Minuta de mensagem pode ser encaminhada pelos Ministérios à Presidência da República, a cujas assessorias caberá a redação final."
"As mensagens contêm: a) a indicação do tipo de expediente e de seu número, horizontalmente, no início da margem esquerda: (...) b) vocativo, de acordo com o pronome de tratamento e o cargo do destinatário, horizontalmente, no início da margem esquerda;(...) c) o texto, iniciando a 2 cm do vocativo; d) o local e a data, verticalmente a 2 cm do final do texto, e horizontalmente fazendo coincidir seu final com a margem direita. A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário."
-
"Em regra, as comunicações assinadas pelo presidente da República dispensam a identificação do signatário" => Essa parte está certa. Apesar de o presidente assinar, a "identificação do signatário" é o nome + cargo. O resto tá uma tosqueira.
-
Como já errei isso em provas segue dica valiosa!!!!
Além de Ofício, Aviso e Memorando, também seguem o padrão ofício, a Exposição de Motivos.
Segue texto do Manual de Redação da Presidência afirmando isso:
4. Exposição de Motivos
4.2. Forma e Estrutura
Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício (v. 3. O Padrão Ofício). O anexo que acompanha a exposição de motivos que proponha alguma medida ou apresente projeto de ato normativo, segue o modelo descrito adiante.
-
O Presidente da República é justamente a única exceção a regra do padrão ofício.
-
Quer errar questões de redação oficial em concurso? Então continue com o macete furado de que apenas Aviso, Memorando e Ofício (AMO) seguem o Padrão Ofício!
Exposição de Motivos e Mensagem também seguem o Padrão Ofício, segundo a nota de rodapé 5 da página 12 do MRPR.
Apenas o Telegrama, o Fax e o Correio Eletrônico não obedecem ao Padrão Ofício.
O erro da questão está em afirmar que a Mensagem não dispensa a identificação do Presidente da República.
-
eu entendo do conteúdo, porém o Cespe consegue confundir o canditado.
-
Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Agente Administrativo
Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Correspondência Oficial; Signatário; As Comunicações Oficiais; Em comunicação oficial expedida pelo presidente da República, o espaço relativo à identificação deve conter
a) apenas a assinatura do presidente
GABARITO: LETRA "A".
Prova: CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação
Disciplina: Redação Oficial O presidente da República é o destinatário da exposição de motivos, mas será o remetente de uma mensagem, caso queira comunicar-se com o Poder Legislativo, situação em que não deverá constar a identificação do signatário.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2014 - ICMBIO - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos
Disciplina: Redação Oficial Considerando-se que o emissor do documento acima seja o presidente da República, é correto afirmar que não há necessidade de identificação do signatário.
GABARITO: CERTA.
-
A questão apresenta a seguinte afirmação: "em regra, as comunicações assinadas pelo presidente da República dispensam a identificação do signatário, à exceção da mensagem, cuja redação deve seguir a recomendação do padrão ofício, segundo a qual, em todas as comunicações oficiais, devem constar o nome e o cargo da autoridade remetente abaixo do local de sua assinatura".
Segundo o Manual de Redação Oficial, "excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura". E o Manual ainda afirma que "a mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário".
A resposta está incorreta.
-
- TODA E QUALQUER EXPEDIENTE OFICIAL TENDO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA COMO SIGNATÁRIO SÓ SERÁ ASSINADA.
- A MENSAGEM NÃO SEGUE O PADRÃO OFÍCIO.
GABARITO ERRADO
-
ERRADO.
Não há exceção para a mensagem, o Presidente da República não precisa identificar o signatário.
-
Gab. Errada
A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.
Retirado do MRPR.
-
Errado.
O Presidente da República não se identifica nas correspondências que assina, sem exceção.
Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.
-
Questão errada.
A mensagem não segue o padrão ofício. "Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício"
-
A mensagem não segue o padrão ofício
-
CERTA
SOBRE O ASSUNTO:
- as correspondências assinadas pelo Presidente da República. Nesse caso, não se coloca o nome e nem cargo, somente fazendo a assinatura.
- a assinatura é necessária. O que NÃO é necessário é o nome do Presidente da República abaixo da assinatura.
- Em mensagem deve conter apenas a assinatura dos chefes dos poderes.
- A IDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO NÃO HÁ NECESSIDADE E NEM É FACULTATIVA.(CESPE ENTENDE ASSIM)
- A identificação do signatário somente é dispensável para mensagens redigidas pelo presidente da República.
- Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que a expede, abaixo do local de sua assinatura
Questões:
Prova: CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação
O presidente da República é o destinatário da exposição de motivos, mas será o remetente de uma mensagem, caso queira comunicar-se com o Poder Legislativo, situação em que não deverá constar a identificação do signatário. CERTA.
Prova: CESPE - 2014 - ICMBIO - Nível Médio - Conhecimentos Básicos -
Considerando-se que o emissor do documento acima seja o presidente da República, é correto afirmar que não há necessidade de identificação do signatário. CERTA.
CESPE - 2013 - TJ-DFT - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Em regra, as comunicações assinadas pelo presidente da República dispensam a identificação do signatário, à exceção da mensagem, cuja redação deve seguir a recomendação do padrão ofício, segundo a qual, em todas as comunicações oficiais, devem constar o nome e o cargo da autoridade remetente abaixo do local de sua assinatura. ERRADA
CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente de Polícia Federal
A identificação do signatário em expediente não remetido pelo presidente da República deve ser feita pelo nome e pelo cargo da autoridade expedidora do documento. CERTA
-
2.3. Identificação do Signatário
Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.