O memorando segue o modelo do padrão ofício , com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado apenas pelo cargo que ocupa. Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos
Para decorar os que seguem o padrão ofício usem o recurso mnemônico AMO (Aviso, Memorando,Ofício). Espero ter ajudado :D
Estéticamente a única diferença entre o memorando e o ofício esta no destinatário. Quanto à forma, a ausência do vocativo é praticamente regra no memorando. Da:......... Para:................ Obs.: Ao chefe da divisão de Pessoal. ----> único que admite vocativo: Senhor chefe,
No memorando, o destinatário é identificado pelo cargo que ocupa . Definição O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão , que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes . Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Gabarito: certo
parte do documento padrão ofício: "d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço ." ex.: "Ao Sr. Fulano de Tal, Diretor Administrativo" depois: "Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício , com acréscimo do vocativo obs.: o vocativo invoca o cara pelo cargo => ex.: "Senhor Chefe,", e NÃO É USADO EM MEMORANDO. em suma, no geral fica:Aviso e Ofício: Ao Senhor [nome], [cargo] (....) Senhor [cargo], bláblábláblá (....)Memorando: Ao Senhor [nome] , [cargo] (o manual em um lugar diz q vai nome e em outro diz que não vai, mas o cargo vai) (....) blábláblábá (....)
Uma imagem fala mais que mil palavras.Senhor Deputado, Depois do assunto não vem vocativo.
Aprendi que no memorando NÃO HÁ A OBRIGATORIEDADE DE USAR o vocativo , ou seja, DISPENSA-S E o vocativo . Sendo assim, o vocativo poderia ser utilizado, fazendo com que a questão estivesse errada, pois fala que "consta apenas o destinatário ".Questão extraída da prova de Agente Administrativo da PF:
15. No memorando, dispensa-se o vocativo, que deve, contudo, constar no aviso e no ofício.
JUSTIFICATIVA – Conforme o MRPR, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo de vocativo. No memorando, não consta vocativo, e o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa.
http://concursos.correioweb.com.br/f5/concursos/modulos/arq_provas_simulados/20140305183412575.pdf
O MEMORANDO por se tratar de comunicação interna, traz o destinatário identificado apenas pelo cargo. Exemplos.: Ao Sr. Chefe de Departamento de Administração; Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos. P.S: Não tem VOCATIVO . E sua principal característica é a AGILIDADE. Por isso, recomenda que o tratamento dado pelo receptor seja o menor burocrático possível, devendo o documento ser considerado ele próprio um processo simplificado.
Certo
O vocativo pode ir no memorando também, certo?
O enunciado informa que "quanto à forma, ofício e memorando seguem o modelo do padrão ofício; entretanto, no ofício, emprega-se o vocativo, que invoca o destinatário; no memorando, consta apenas o destinatário, que deve ser identificado pelo cargo."
Considerando a afirmação acima, percebemos que todas as informações estão corretas, de acordo com o Manual de Redação Oficial.
A resposta é correta.
Partindo do princípio de que o referido documento é endereçado a funcionários , e não a autoridades, como é o caso da carta e do ofício, além das características antes ressaltadas, a estrutura se compõe dos seguintes pressupostos, entre eles:
- Timbre da instituição;
- Número do memorando;
- Remetente;
- Destinatário, sendo este mencionado pelo cargo que ocupa;
- Indicação do assunto;
- Local e data;
- Corpo da mensagem, ou seja, o próprio texto;
- Despedida;
- Assinatura e cargo.
Com isso conclui que não tem necessidade de vocativo.
Informação pesquisada no site Escola Brasil.
Certo.
Memorando não possui vocativo.
• Q369508 CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo
Redação Oficial | Assuntos: As Comunicações Oficiais ; Emprego dos Pronomes de Tratamento ; O Padrão Ofício ;
Julgue os itens subsequentes, a respeito do padrão ofício em comunicações oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.No memorando, dispensa-se o vocativo, que deve, contudo, constar no aviso e no ofício. GAB ERRADO, NÃO dispensa.
Vai saber, e agora José.
Juarez, essa questão que você citou já foi comentada pelo professor lá na página.
O enunciado informa que "no memorando, dispensa-se o vocativo, que deve, contudo, constar no aviso e no ofício."
Na
verdade, não dispensa o vocativo em memorandos porque definitivamente
ele não é usado. Logo, ele não é dispensado, já que seu uso é
incorreto.
O erro está na questão afirmar que ele é dispensado, quando na verdade ele nunca é usado.
A alternativa é incorreta.
Com a ajuda dos amigos do qconcurso estou fazendo um resumo de redação oficial, com o que mais cai, quanto mais questões vou fazendo, vou acrescentando coisas importantes nele.. Espero que gostem.
Resumo Redação Oficial.
"A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade (tratamento impessoal), uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão (economia de palavras), formalidade ( linguagem padrão) e uniformidade"
EMISSOR- Sempre o Serviço Público
ASSUNTO- Relativos a atribuição do Serviço Público e da administração Pública.
RECEPTOR- 1-Serviço Público: órgão, setor, departamentos.
2- Conjunto de pessoas, cidadãos, entendido de maneira geral.
-Jargões são SEMPRE EVITADOS.
- há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos
-Linguagens técnicas e estrangeirismo, apenas em situações que a língua realmente requerer.
Existem "2" tipos de pronomes de TRATAMENTO. Vossa excelência e Vossa senhoria.
2) ----> Vossa excelência é usada por pessoas definidas no poder executivo, legislativo e judiciário.
O Vocativo para estas pessoas que usam vossa excelência são 2: Excelentíssimo Senhor e Senhor.
Excelentíssimo senhor é usado APENAS para os chefes dos poderes. Só existem 3. ( Excelentíssimo senhor presidente da república, Excelentíssimo senhor presidente do CN e Excelentíssimo senhor presid STF. )
Senhor é usada para o restante que compõem o pron de tratamento vossa excelência: Senhor Juiz, Senhor Senador, Senhor Ministro, Senhor Gorvernador..
No envelope para quem usa o pron de tratamento vossa excelência fica : A sua excelência o Senhor..
- Está abolido dígnissimo e ilustríssimo.
1) ----> O pronome de tratamento Vossa senhoria é usada para as demais autoridades e particulares.
O vocativo é apenas "Senhor"...
No envelope = Ao senhor fulano de tal..
------> Existem apenas 2 tipos de fechos.
1) Respeitosamente ( autoridades hierarquia superior) e 2) atenciosamente ( mesma hierarquia ou menor)
ATENÇÃO = Identificação do signatário = Com exceção do Presidente da república, o resto deve trazer consigo o nome e o cargo da autoridade que expede, abaixo do local da assinatura.
1)Aviso = Exclusivo aos ministros de estado
2)Oficio = Demais autoridades
3)Memorandos = Dentro de um mesmo orgão, com hierarquia igual, maior ou menor. Pauta-se pela agilidade.
Memorando OBS = Não tem vocativo, mas consta o destinatário identificado pelo cargo!
------ > Exposição de motivos = Dirigido ao P.R ou ao vice para informar det assunto, propor alguma medida ou submeter consideração de ato normativo. Em regra, dirigida ao o P.R pelos ministros de estado. 2 formas básicas: 1) caráter exclusivamente informátivo ou 2) propor algum ato normativo.
CERTO.
No memorando o destinatário deve ser indicado apenas pelo cargo que ocupa.
Essa é uma das diferenças etre ambos. No memorado não precisa vocativo porque é documento interno..
CERTO
(2017/Quadrix/CRMV-DF) O memorando segue, quanto à forma, o modelo do padrão ofício, devendo o destinatário daquele documento ser mencionado pelo cargo que ocupa . CERTO
(2017/CESPE/SEDEF) No memorando , o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa . CERTO