SóProvas


ID
934642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do
cenário geopolítico mundial.

O primeiro-ministro israelense anunciou, recentemente, a construção de um muro de segurança ao longo da fronteira de Israel com a Síria, em decorrência do temor de ataques terroristas e da formação, no país vizinho, com a eventual derrubada do regime sírio, de um Estado islâmico antissionista.

Alternativas
Comentários
  • Israel iniciou a construção de mais um muro de segurança. A infraestrutura está a ser edificada na fronteira norte entre a localidade libanesa de Kfar Kila e a vila israelita de Metulla. A decisão tinha sido noticiada há uma semana.

    De acordo com um porta-voz do exército israelita, este dispositivo é essencial para proteger a localidade hebraica. Nos últimos 18 meses registaram-se alguns disparos sobre Metulla com origem no Líbano.

    Em 2006, Israel e o Hezbollah travaram uma guerra de 34 dias, durante a qual morreram cerca de 1200 libaneses e 160 israelitas. 12 mil capacetes azuis foram mobilizados para a região no final do conflito.

    O muro vai ter uma extensão de dois quilómetros e uma altura mínima de sete metros. Israel está a edificar outro muro de segurança na fronteira com o Egito. Mas a estrutura mais conhecida é o que se estende ao longo Cisjordânia, uma construção considerada ilegal pelo Tribunal Internacional de Justiça.

    http://pt.euronews.com/2012/04/30/israel-constroi-muro-de-seguranca-na-fronteira-com-o-libano/
  • Matéria interessante sobre o assunto :)



    http://www.amalgama.blog.br/11/2009/vinte-anos-depois-de-berlim/
  • GABARITO: CORRETO

    Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, declarou ser necessário construir um muro ao longo dos Montes Golã sírios, controlados por Israel.

    Discursando na reunião semanal do gabinete de ministros, Netanyahu ordenou ao ministro da Defesa do país continuar a construção de vedações ao longo de todas as fronteiras e um muro fortificado ao longo da fronteira sírio-israelense.

    O premiê fundamentou essa sua ordem pelo fato de o exército sírio se ter afastado da fronteira com Israel e seu lugar ter sido ocupado por extremistas islâmicos. Vamos nos lembrar que  no caso da Síria, "a questão das armas químicas" preocupa ainda mais Israel, que, em colaboração com os Estados Unidos e outros países, está a avaliar a situação, de forma a preparar-se para "qualquer cenário".

    A Síria vive uma sangrenta guerra civil desde a revolta popular desencadeada em Março de 2001, que opõe o regime de Bashar al-Assad, no poder desde 2000, e as forças de oposição, e já causou mais de 60 mil mortos, segundo as Nações Unidas.

  • Esta foto que foi inserida (do comentário anterior) não é do Muro ao longo da Fronteira com Israel e Síria, mas sim separando a CisJordânia com Israel.  Os muros que separam diversas áreas de Israel começaram a ser construídos em 2002.
  • Devem estar construindo este muro com o dinheiro das reparações da Segunda Guerra Mundial...não aprendem...
  • Devemos nos atentar sempre as questões que envolvem os conflitos no Oriente Médio, o CESPE gosta de cobras os assuntos que envolvem tais conflitos, inclusive aqueles que fazem um link com a Primavera Árabe.
  • O primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou, no início de 2013, que é necessário construir um muro na região das Colinas de Golã, que faz fronteira com a Síria, como forma de proteger Israel de terroristas provindos de eventual governo fundamentalista, caso o governo sírio seja substituído pelos opositores. Esse muro seria similar aos que Israel já construiu nas fronteiras com o Egito e a Cisjordânia. 

     A questão está certa.
  • Interessante notar que Israel ocupa território internacionalmente reconhecido como sírio desde a Guerra dos Seis Dias (1967), região conhecida como Colinas de Golã. Onde ficaria o tal muro?