SóProvas


ID
936229
Banca
OFFICIUM
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Considere as assertivas abaixo.

I - Na compra e venda de bem imóvel, a propriedade é transferida ao adquirente quando da lavratura da escritura pública pelo tabelião.

II - Se alguém, sem autorização do proprietário do imóvel, emprega materiais alheios em construção sobre terreno também alheio, o proprietário dos materiais não poderá exigir o preço respectivo do dono do terreno, se ele já houver pago a quem os empregou.

III - O dono do prédio inferior pode não receber as águas que fluem naturalmente do prédio superior, se o escoamento dessas águas lhe causar prejuízo.

Quais são corretas?

Alternativas
Comentários
  • Item I - ErradoArt. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. 
                             § 1o Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.


    Item III -  Errado: Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior, não podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porém a condição natural e anterior do prédio inferior não pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prédio superior.

     
  • Sobre o item II, v. CC art. 1257 p. único (responsabilidade subsidiária do proprietário do imóvel)
  • Segundo o comentário acima, sobre o item II, me parece que a questão estaria errada, porque o p.ú., do art. 1.257, autoriza o proprietário dos materiais a cobrar do dono do terreno e só excepciona no caso de poder obter o preço do plantador ou construtor. A lei não traz essa vedação da afirmativa, portanto, ainda que o dono do terreno tenha pago o preço, se cobrado pelo proprietário dos materiais, terá que pagar de novo. Alguém discorda?
  • Exatamente leandro. Para facilitar o entendimento:


    São três indivíduos:
    a) o propietário do solo 
    b) o propritário dos materias, plantas ou sementes
    c) o construtor ou plantador

    Em regra, o proprietário do solo paga ao contrutor/plantador, que, por sua vez, paga ao proprietário dos materias/sementes.

    Caso o contrutor/plantador,  não pague ao propritário das sementes/materiais, este poderá cobrar diretamente do proprietário do solo, cabendo à este último, ação regressiva contra o plantador/construtor se já houver pago.
  • Alguém poderia explicar, por favor, o porquê de a assertiva II estar correta? Parece ir de encontro ao p. único do art. 1257, CC.

  • Fiz esta prova e, com o edital do concurso para 2016, resolvi passar novamente por ela.

    Ao ler os comentários acima, fiz o seguinte raciocínio. De fato, a regra geral é ser possível ao dono dos materiais recobrar o valor do proprietário do terreno, DESDE QUE haja má-fé deste. Percebam que o parágrafo único do art. 1.257 faz parte de um dispositivo que nos remete ao 1.256 (que trata da má-fé). Então, no caso do proprietário do solo NÃO ter autorizado a obra e AINDA ASSIM ter pago o preço para o construtor, afasta-se a má-fé. Vejam, inclusive, que o parágrafo único do 1.256 diz que a presunção de má-fé é para o caso em que o proprietário presenciou a obra e não impugnou.

    Enfim, deixo a minha colaboração para os colegas.

    Abraço



  • I - Na compra e venda de bem imóvel, a propriedade é transferida ao adquirente quando da lavratura da escritura pública pelo tabelião. 

    Código Civil:

    Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.

    Na compra e venda de bem imóvel, a propriedade é transferida ao adquirente mediante o registro do título translativo no Registro de imóveis.

    Incorreta assertiva I.

    II - Se alguém, sem autorização do proprietário do imóvel, emprega materiais alheios em construção sobre terreno também alheio, o proprietário dos materiais não poderá exigir o preço respectivo do dono do terreno, se ele já houver pago a quem os empregou. 

    Código Civil:

    Art. 1.255. Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as sementes, plantas e construções; se procedeu de boa-fé, terá direito a indenização.

    Art. 1.256. Se de ambas as partes houve má-fé, adquirirá o proprietário as sementes, plantas e construções, devendo ressarcir o valor das acessões.

    Parágrafo único. Presume-se má-fé no proprietário, quando o trabalho de construção, ou lavoura, se fez em sua presença e sem impugnação sua.

    Art. 1.257. O disposto no artigo antecedente aplica-se ao caso de não pertencerem as sementes, plantas ou materiais a quem de boa-fé os empregou em solo alheio.

    Parágrafo único. O proprietário das sementes, plantas ou materiais poderá cobrar do proprietário do solo a indenização devida, quando não puder havê-la do plantador ou construtor.

    A responsabilidade do dono do terreno do terreno é subsidiária, de forma que se alguém, sem autorização do proprietário do imóvel, emprega materiais alheios em construção sobre terreno também alheio, o proprietário dos materiais não poderá exigir o preço respectivo do dono do terreno, se ele já houver pago a quem os empregou. 

    Correta assertiva II.


    III - O dono do prédio inferior pode não receber as águas que fluem naturalmente do prédio superior, se o escoamento dessas águas lhe causar prejuízo. 

    Código Civil:

    Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior, não podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porém a condição natural e anterior do prédio inferior não pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prédio superior.

    O dono do prédio inferior é obrigado a receber as águas que fluem naturalmente do prédio superior.

    Incorreta assertiva III.


    Quais são corretas?



    A) Apenas I. Incorreta letra “A”.

    B) Apenas II. Correta letra “B”. Gabarito da questão.

    C) Apenas III. Incorreta letra “C”.

    D) Apenas II e III. Incorreta letra “D”.

    E) I, II e III. Incorreta letra “E”.


    Gabarito B.


  • Gab. B