SóProvas


ID
937516
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o critério de classificação do controle dos atos administrativos segundo o momento de seu exercício, podemos identificar situações de controle:

Alternativas
Comentários
  • Trechos do "Manual de Direito Administrativo" - J.S. Carvalho Filho; 2010.
    LETRA A CORRETA - "4.5. Quanto à Oportunidade
    No que se refere ao momento em que é exercido, o controle pode ser prévio, concomitante ou posterior." Pág. 1027
    LETRA B ERRADA - "4.6. Quanto à Iniciativa
    Nesta classificação, o ponto distintivo está na origem do controle. Sob esse aspecto, o controle divide-se em de ofício ou provocado." Pág. 1027
    LETRA C ERRADA - "4.1. Quanto à Natureza do Controlador
    A classificação do controle quanto à natureza do controlador, que é das mais importantes, leva em conta os setores fundamentais do Estado, razão por que, sob esse aspecto, o controle pode ser legislativo, judicial ou administrativo."Pág. 1023
    LETRA D ERRADA - "4.2. Quanto à Extensão do Controle
    Sob o aspecto da extensão do Controle, divide-se ele em interno e externo."Pág. 1024
    LETRA E ERRADA - "4.3. Quanto à Natureza do Controle
    A classificação quanto à natureza do controle é fundada no conteúdo de que se reveste o ato de controle. Nesse aspecto, temos o controle de legalidade e o controle de mérito." Pág. 1024
  • Creio correta alternativa C
    Por considerar o simples uso da expressão: "seugundo o momento de seu exercicio", que esclui o controle previo, abrindo a possibilidade dos controles Legislativo e Judicial, além do adminstrativo.
  • Gabarito: A de andarilho
    Classificação das formas de controle conforme o momento de exercício
    Controle prévio ou preventivo (a priori)
    Diz-se prévio o controle quando exercido antes do início da prática ou antes da conclusão do ato administrativo, constituindo-se em requisito para a validade ou para a produção de efeitos do ato controlado.
    Controle concomitante
    é exercido durante a realização do ato e permite a verificação da regularidade de sua formação.
    Controle subsequente/ corretivo/ posterior
    Mediante o controle subsequente é possível a correção de defeitos do ato, a declaração de sua nulidade, a sua revogação, a sua cassação, ou mesmo conferir eficácia ao ato.

    Bibliografia: Direito Administrativo Descomplicado - 19edição - Cap. 13, p. 794 e 795

    Bons estudos
    =D

  • Trata-se de questão que explora o tema classificações das modalidades de controle dos atos da Administração Pública. A classificação que leva em conta o momento em que o controle é exercido abrange: i) controle prévio; ii) controle concomitante; e iii) controle posterior (ou a posteriori). De tal forma, a resposta correta está descrita logo na alternativa “a”.

    Vejamos as demais opções:

    Letra “b”: de ofício ou provocado corresponde à classificação quanto à iniciativa do controle.

    Letra “c”: legislativo, judicial ou administrativo corresponde à classificação quanto à natureza do controlador.

    Letra “d”: interno ou externo corresponde à classificação quanto à extensão do controle.

    Letra “e”: de legalidade ou de mérito corresponde à classificação quanto à natureza do controle.

    Refira-se, por fim, que todas as nomenclaturas acima mencionadas podem, é claro, apresentar variações a depender do doutrinador estudado. Seguiu-se, aqui, a doutrina de José dos Santos Carvalho Filho (Manual de Direito Administrativo, 26ª edição, 2012, p. 943/947).

    Gabarito: A

  • Espécies de Controle:

      Quanto ao órgão que o exerce, o controle pode seradministrativo, legislativo ou judicial.

    Quanto ao momento em que se efetua, pode ser prévio, concomitante ou posterior. 

    Exemplo de controle prévio é a previsão constitucional de necessidade de autorização ou aprovação prévia do Congresso Nacional para determinados atos do Poder Executivo (art. 49, II, III, XV, XVI e XVII; art. 52, III, IV e V). Exemplo de controle concomitante é o acompanhamento da execução orçamentária pelo sistema de auditoria. Exemplo de controle posterior é a anulação de um ato administrativo ilegal.



    O controle ainda pode ser interno ou externo.

    É interno o controle que cada um dos Poderes exerce sobre seus próprios atos e agentes. É externo o controle exercido por um dos Poderes sobre o outro, como também o controle da Administração Direta sobre a Indireta.

    A Constituição Federal prevê o controle externo a cargo do Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas (art. 71) e o controle interno que cada Poder exercerá sobre seus próprios atos (arts. 70 e 74). No artigo 74 é prevista a responsabilidade solidária dos responsáveis pelo controle quando, ao tomarem conhecimento de irregularidade, deixarem de dar ciência ao Tribunal de Contas.

    O controle ainda pode ser de legalidade ou de mérito, sendo que o primeiro pode ser exercido pelos três Poderes, enquanto o segundo cabe à própria Administração.


  • Questão de português

  • correta pois, quanto ao momento, o controle pode ser classificado como prévio (controle preventivo realizado antes do início da prática do ato ou antes de sua conclusão), concomitante (ocorre durante o processo de formação do ato controlado) ou posterior (também chamado de subsequente, é o controle que ocorre após a conclusão do ato).