SóProvas


ID
937624
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A presença no cadáver de um sulco horizontal e contínuo no pescoço, com bordas iguais, profundidade uniforme e não pergaminhado, situado sobre o laringe, infiltração abaixo do sulco e sinais gerais de asfixia, todos esses elementos em conjunto caracterizam a morte por:

Alternativas
Comentários
  • O sulco horizontal já restringe as hipóteses a enforcamento ou estrangulamento.

    Se fosse enforcamento sulco não seria horizontal e contínuo, mas obliquo no sentido do nó e interrompendo-se próximo ao nó. Destaque-se também que no enforcamento haveria o Sinal de Schulz, ou seja, a borda superior do sulco seria saliente e violácea, não sendo uniforme como apresentado no caso. Haveria também o Sinal de Neyding, ou seja, infiltrações hemorrágicas punctiformes no fundo do sulco, e não, abaixo do sulco como apresentado.

    No estrangulamento, segundo Genival Veloso de França, o sulco se apresenta em sentido horizontal, podendo, no entanto, ser ascendente ou descendente, como nos casos de de homicídio, em que o agente puxa o laço para trás e para cima. Geralmente o sulco está abaixo da cartilagem tireóidea. A profundidade é contínua e uniforme, podendo verificar-se a superposição do sulco onde a parte do laço se cruza. Há infiltração hemorrágica na tela subcutânea e na musculatura subjacente ao sulco.

    É importante observar que O Sinal de Neyding, presente no enforcamento, são infiltrações hemorrágicas punctiformes no fundo do sulco e o Sinal de Lesser, presente no estrangulamento, são vesículas sanguinolentas no fundo do sulco.

    Há uma imprecisão no enunciado, pois, sengundo Genival França, no estrangulamento as bordas do sulco são cianóticas e elevadas, e o leito é deprimido e apergaminhado, todavia a questão diz que o sulco era não pergaminhado.
  • O "X" da questão


    Sulco Horizontal contínuo --> Estrangulamento

  • CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS DO SULCO:

    - ESTRANGULAMENTO: horizontal, uniforme em todo o pescoço, contínuo, frequentemente múltiplo, por baixo da cartilagem tireóidea, excepcionalmente apergaminhado, de profundidade uniforme.

    - ENFORCAMENTO: oblíquo ascendente, variável segundo a zona do pescoço, interrompido a nível do nó, em geral único, por cima da cartilagem tireóidea, quase sempre apergaminhado, de profundidade desigual.

  • Estrangulamento: A marca deixada pelo laço( sulco) é contínua, diferentemente do enforcamento, que dependendo se for típico ou atípico, há uma interrupção na marca deixada ao redor do pescoço na frente, no lado ou atrás dessa região, justamente devido ao nó.

    Na esganadura há sinais ungueais ou outras marcas deixadas pela mão em contato com o pescoço.

    Sufocação: pode ser direta( asfixia por obstrução das vias ou orifícios aéreos, bloqueando diretamente a entrada de ar; sacos plásticos, goma de mascar etc...

    Indireta: alteração da dinâmica dos movimentos respiratórios( músculos da respiração com problema)

  • Alguém pode me explicar o que seria APERGAMINHADO?

  • No estrangulamento não costuma haver pergaminhamento porque a força constritiva cessa com a morte da vítima, momento em que o agressor afrouxa o laço.  

    O pergaminhamento resulta da compressão cervical contínua pelo laço dos enforcados que permanecem suspensos. Com o peso do corpo, os tecidos que estão abaixo do laço são espremidos, de forma a deslocar a água deles para os tecidos adjacentes. Isso acarreta intensa desidratação local, daí o pergaminhamento (aspecto enrugado e endurecido).

    fonte: Neusa Bittar

  • GABARITO B

     

     

    Características do sulco do enforcamento:

     

    É descontínuo, interrompendo-se nas zonas em que há cabelo e barba, ou nas proximidades do nó;

    situa-se em posição alta no pescoço;

    é profundo na região do pescoço oposta ao nó e superficial ou ausente perto do nó;

    a direção do sulco é oblíqua ascedente;

    o aspecto é pálido e frequentemente pergaminhado.

     

     

    Características do sulco do estrangulamento:

    É contínuo, abrangendo todo o pescoço com a mesma profundidade;

    situa-se em posição baixa no pescoço;

    É horizontal;

    Frequentemente se identifica mais de uma volta do laço;

    não costuma haver pergaminhamento porque a força constritiva cessa com a morte da vítima, momento em que o agressor afrouxa o laço.

     

     

    Bons estudos

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal. Questão clássica de medicina-legal em que se avalia as características de um sulco, e o candidato deve diferenciar entre sulco de enforcamento e estrangulamento.

    Dica: fazer uma tabela comparativa dos tipos de sulcos.

    A) ERRADO. Tais características não são compatíveis com às do sulco do enforcamento. No enforcamento, a asfixia ocorre pela constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa. São características que costumam estar presentes no sulco do enforcamento:
    Direção: oblíquo ascendente Variável segundo a zona do pescoço (e não uniforme)Interrompido ao nível do nó Em geral, único Por cima da cartilagem tireóidea Quase sempre apergaminhado De profundidade desigual (Genival V. de França) - e não uniforme
    B) CERTO. As características descritas são compatíveis com o sulco que ocorre no estrangulamento. No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem do ar até os pulmões, interrompendo a circulação do sangue até o encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço.

    C) ERRADO. Não temos um sulco na esganadura, que é a constrição cervical realizada pelas mãos, e não por um laço. Nesse caso, é possível que sejam encontradas marcas ungueais.

    D) ERRADO. Não temos um sulco quando a morte ocorre por sufocação, seja ela direta ou indireta. Os elementos a serem avaliados na perícia são outros, a depender do tipo de sufocação que se pesquisa.

    E) ERRADO. Não temos um sulco quando a morte ocorre por afogamento. O sulco indica a presença de laço.

    Gabarito do professor: Letra B.