SóProvas


ID
937849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere à estrutura analítica de projetos (EAP) e aos componentes de projetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi pq a letra A. Por quê não a C? Alguém poderia ajudar?
    Bons estudos
  • Wellington,

    O erro da letra C, ao meu ver, é que não há uma definição de um nível fixo, no que diz respeito a decomposição da EAP. 

    Se os elementos finais da EAP são definidos de forma muito abrangente, não deve ser possível rastrear eficientemente a performance do projeto. Se os elementos finais da EAP são muito detalhados, será ineficiente manter um rastreamento de um número exagerado de elementos (WIKIPEDIA).

    Ou seja, o nível tem que ser detalhado "o suficiente" para que os produtos de trabalho possam ser realizados de forma eficiente.
  • Olá!

    Acredito que o erro da alternativa "C"  está em afirmar que o desmembramento será até o terceiro nível. Veja:

    A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) corresponde a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o trabalho de um projeto: consiste em numa subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe. A EAP identifica as entregas em seu nível mais baixo: "os pacotes de trabalho" que são compostos por atividades que podem ser executados e gerenciados de forma independente.

    Administração Pública (Vicente Paludo)
  • Não entendi essa parte da alternativa "a": "(...)na racionalização dos recursos alocados".
  • PMBOK 4º Edição:

    5.3 Criar a EAP
    Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. A estrutura analítica do projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada
    da definição do trabalho do projeto. A EAP organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada.

    Portanto, não há nenhuma determinação que a EAP seja dividida em 3 níveis. A Letra A é a única que não apresenta nenhum erro, embora eu também concorde que também não a escolheria.
  • Pois é, na verdade, assim como vocês, também nao acho a opção A tão clara em vários aspectos, como:"racionalização dos recursos alocados" e também "comunicação de aspectos do projeto a outros interessados" pois me dá um ideia de comunicação feita a pessoas que estão fora do projeto. Mas como já foi dito, é a única opção que não apresenta um erro gritante.
  • GABARITO: A

    A  WBS  (Work  Breakdown  Structure), também  conhecida  como estrutura analítica do projeto (EAP), organiza e define o escopo total do  projeto.  Cada  nível  descendente  representa  uma  definição  cada  vez mais detalhada do trabalho do projeto.


  • O número de níveis de uma EAP não pode ser fixo. Eu acho que visualizar é sempre bom, então procure algum planejamento em pdf ou para o project para ver como é inviável definir um número padrão.

  • Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Pacote de trabalho é o trabalho definido no nível mais baixo da EAP para o qual o custo e a duração podem ser estimados e gerenciados.

    Profa. Patrícia Quintão


  • EAP não é uma ferramenta para elaboração de projetos e sim uma tecnica usada na decomposição

  • a-

    EAP tem por objetivo dividir o escopo do projeto em partes menores, de modo que sejam gerenciaveis com autoridade e responsabilidade especificas; independentes com minimo de interface e dependencia de outros elementos; integraveis para ver pacote completo; medidos.