SóProvas


ID
938101
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho de Christophe Dejours é considerado referência sobre o tema saúde mental e trabalho. Qual pergunta caracteriza o problema proposto por esse autor ao estabelecer os estudos sobre Psicodinâmica doTrabalho?

Alternativas
Comentários
  • Letra: B

    “A loucura do trabalho” de Christophe Dejours (1992) é considerado por muitos o livro mais importante na Escola Francesa sobre saúde do trabalhador. O autor aborda o sofrimento da classe trabalhadora e a criação de estratégias defensivas para sobreviver. Este livro faz avançar uma disciplina em desenvolvimento: a psicopatologiado trabalho. O campo da psicopatologia do trabalho é ocupado pela psicanálise, psicossociologia e psicologia abstrata. O tema abordado são as relações entre trabalho e saúde mental. A questão que o autor se propõe a responder é: como fazem os trabalhadores para resistir aos ataques ao seu funcionamento psíquico provocados pelo trabalho? 

  • Na apresentação do famoso livro de Christophe Dejours, “A loucura do trabalho. Estudo de psicopatologia do trabalho”, 5ª edição, escrita pela ergonomista Leda Leal Ferreira, podemos destacar que “o mais estimulante no trabalho de Dejours é exatamente a questão que ele se propõe a responder: como fazem os trabalhadores para resistir aos ataques ao seu funcionamento psíquico provocados pelo seu trabalho? O que fazem para não ficarem loucos? Com esta questão, amplia-se notavelmente o próprio objeto de estudo da psicopatologia do trabalho. Não se trata de estudar as doenças mentais descompensadas, ou os trabalhadores por elas atingidos, mas sim todos os trabalhadores, a população real e ‘normal’ que está nas fábricas, nas usinas, nos escritórios e é submetida a pressões no seu dia a dia. O objeto de estudo passa a ser, não a loucura, mas o sofrimento no trabalho, ‘um estado compatível com a normalidade, mas que implica numa série de mecanismos de regulação’”.

    Estranho uma questão abordando a apresentação de um livro o qual nem foi escrita pelo renomado autor, mas parece-me ter saído daí a referência para tal questão.


    GABARITO: B