SóProvas


ID
939625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere que as proposições sejam representadas por letras maiúsculas e que se utilizem os seguintes símbolos para os conectivos lógicos: ∧ – conjunção; ∨ – disjunção; ⇒ – condicional; ⇔ – bicondicional.
Nesse sentido, julgue os itens seguintes.

A proposição “Se João implica com Maria e Maria implica com João, então evidencia-se que a relação entre João e Maria é conflituosa” pode ser corretamente representada por [P Q) ∧ (Q P)] R

Alternativas
Comentários
  • A proposição é: Se João implica com Maria e Maria implica com João, então evidencia-se que a relação entre João e Maria é conflituosa.

    Dessa forma:

    João implica com Maria = P
    Maria implica com João = Q
    Relação entre João e Maria é conflituosa = R
     
    A representação correta seria:
    (P Q)  
  • O CONECTIVO CONDICIONAL É:
    IMPLICA EM, DIFERENTE DE IMPLICA COM...

    ISSO PARA PEGAR O CANDIDATO DESATENTO E SER INDUZIDO A PENSAR QUE AS PROPOSIÇÕES INICIAIS TRATARIAM DE CONDIÇÕES.

    MUITO LEGAL A PEGADINHA.
  • Na verdade, não foi essa a pegadinha Fagner.

    A pegadinha da questão é que ela dá a entender que se trata de uma bicondicional (nada tendo a ver com o verbo implicar), pois um pratica uma ação em relação ao outro e vice-versa.
    Acontece que essa relação entre os dois é diferente de uma bicondicional.
    Seria uma bicondicional se fosse: "João implica com Maria se e somente se Maria implica com João", ou então: "Se Maria implica com João, então João implica com Maria, e se João implica com Maria, então Maria implica com João". E, assim sendo, a questão estaria correta.
  • P: Se joão implica com maria
    Q: Maria implica com João
    R: A relação entre Maria e João é conflituoso

    Ficaria assim:
    (P Q) R
  • FAGNER BERNARDINO DE LIMA  esta certo, sim!!!
    A pegadinha está principalmente em implicar em/com, que são bem diferentes em lógica, mas que na hora da prova pode derrubar muita gente. 
  • Rodrigo e Fagner:

    Não pude deixar de manifestar: Infelizmente, vcs estão errados, quanto à regência do verbo implicar.

    Implicar é um verbo transitivo direto, quando assume o sentido de acarretar, envolver:  A compra de um carro implica gastos desnecessários;

    Quando assume o sentido de ter implicância, brigar, discutir, a sua transitividade passa a ser indireta e exige a preposição: O aluno implica com o professor, pois seu sentido é o aluno briga com o professor e não o aluno implica em professor ou o aluno implica professor. Mesmo porque, implicar em é diferente de implicar com.... Eu não posso dizer João implica em Maria, como sugeriu Fagner.

    Desculpem-me por tratar de regência em questões de raciocínio lógico.

    Mas considero que, nesse caso, até a regênciado verbo Implicar algo ou implicar com, faz parte de um raciocínio lógico, não matemático, mas cultural.
  • Um comentário extra:
    Detestei essa nova ordenação e a renomeação dos assuntos de Raciocínio Lógico, aqui no site. O que era perfeitamente ordenado conforme os nomes dos assuntos cobrados nos editais de concurso, foi mudado pra um único tema: "p. Raciocínio Lógico-Psicotécnico". Os outros assuntos são referentes a matemática e nada se confunde com Raciocínio Lógico. 
    Já solicitei à equipe QC a revisão dessa "infeliz" mudança de assuntos e a reordenação de acordo como estava antes. Quem concordar, e quiser ajudar, fica o apelo a vcs para enviarem 
    à equipe QC (Através do link "Atendimento") a sugestão de reordenação dos assuntos, conforme estava listada anteriormente aqui no site!

    Grato!

  • GABARITO: ERRADO

    Um meio mais fácil de perceber se o verbo implicar é ou não uma condicional, reside na quantidade de verbos e na relação de causa-consequência estabelecida pela condicional.


    Note que o verbo implicar (VTI = ter implicância), neste caso, não está relacionado a uma condicional, pois se trata apenas de uma ação isolada que não resulta em outra, como ocorre na condicional. Observe a diferença:


    "Chover implica fazer frio" – Neste caso, há uma condicional, pois há uma relação de causa-consequência. O fato de chover (CAUSA) resulta em fazer frio (CONSEQUÊNCIA);

    Observe também que nesta sentença há a presença de dois verbos, logo temos duas proposições simples ligadas por um conectivo lógico, resultando em uma proposição composta.

    Na sentença "Se João implica com Maria e Maria implica com João, então evidencia-se que a relação entre João e Maria é conflituosa", percebe-se que há apenas um verbo em cada sentença e não há a relação de causa-consequência estabelecida pela condicional, logo temos duas proposições simples ligadas APENAS pelo conectivo "e". Logo, o gabarito correto é:

    P ^ Q → R

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw

    Face: JULIO CESAR SALUSTINO





  • Realmente não entendi o motivo de não ser um condicional. Como posso perceber a diferença num caso como esse em que Se então representa apenas P contra uma situação de fato condicional?

  •  “Se João implica com Maria e Maria implica com João, então evidencia-se que a relação entre João e Maria é conflituosa

    P: João implica com Maria

    Q: Maria implica com João

    R : relação conflituosa.

    P ^ Q ---> R

  • A Implica COM B é diferente de A implica B.

    Proposição P: "João implica com Maria"

    Proposição Q: "Maria Implica com João

    Proposição R: "A relação de João e Maria é conflituosa

    P ^ Q ---> R

    MAS CUIDADO!  Se a proposição acima fosse equivalente a [P ⇒ Q) ∧ (Q ⇒ P)] ⇒R o gabarito seria Certo. Então ainda é necessário conferir se as proposições são equivalentes para definir a resposta. Recomendo a tabela verdade

    De todo modo, as proposições não são equivalentes e portanto o gabarito: E

    São equivalentes, por exemplo:

    P ^ Q ---> R      =      ~R ---> ~P v ~Q     =     (~P v ~Q) v R


  • É sabido que a proposição Se João implica com Maria e Maria implica com João, então evidencia-se que a relação entre João e Maria é conflituosa”, contém uma condicional e uma conjunção, logo podemos reescreve-la da seguinte maneira:

                                                                        (P ^ Q) ⇒R

    Onde:

    P = João implica com Maria

    Q = Maria implica com João

    R = evidencia-se que a relação entre João e Maria é conflituosa


    O enunciado afirma que a proposição acima pode ser corretamente representada por:

                                                           [(P ⇒ Q) ^ (Q ⇒ P)] ⇒R

    Nem se aplicarmos a lei de Morgan nesta proposição, chegaremos a proposição correta, (P ^ Q) ⇒R.


    RESPOSTA: ERRADO



  • Eu vejo P e Q então R

  • (P ^ Q) -> R


    GAB. ERRADO
  • É PARA TER CUIDADO :



    João implica com Maria : uma única proposição. ( ideia que João é intimão...kkk..todo mundo já sofreu disso...cuidado com sentido.)

    João implica Maria : A-> B.



    FORMAS DE SE EXPRESSAR UMA CONDICIONAL: Se A, B.


     B, se A. 

    Todo A é B. 

    A implica B. 

    A somente se B. 

    A é suficiente para B.

    B é necessário para A.



    FONTE : Apostila Raciocínio Logico.


    GABARITO 'ERRADO"
  • E simples a palavra implica quer dizer implicancia.

     

  • Esse 'IMPLICA'  da frase é apenas um verbo e não o 'implica' como sinônimo de 'condicional'. Temos que ficar ligados nessas pegadinhas..

  • Comentário fraco do professor... o que adianta ser mestre e estudante de pHD se não consegue transmitir, elucidar a pegadinha da banca? A maldade com a língua portuguesa? Eu caí que nem um bobo na questão. Afoito, um pouco nervoso de uma questão anterior que errei não consegui compreender quando fiz na primeira vez. Resolvi ela automaticamente substituindo cada implicar por uma condicional e fui induzido pela maldade da banca! Implicar aqui é sinônimo de irritar, qualquer coisa do tipo. Agora mais calmo vejo isso com clareza. Pra ver como estar num ´bom dia´ para resolver uma prova tem influência.

  • Excelente comentário do Professor, que explicou super bem e claro, além de conseguir transmitir o raciocínio. Quem não entendeu precisa ver mais vídeo aulas.

  • Está muito fácil ver que a proposição pode ser representada por  (A ^ B) -> C

     

    Eu tive a impressão que a banca tentou convencer que é possível usar a propriedade distributiva na condicional, o que não é possível. Tanto é que se você simular uma propriedade distributiva, dará algo parecido com o que diz o enunciado. Utilizando essas letras que eu propus, vejam:

     

    (C --> A) ^ (C --> B)

     

    Não sei se a banca induziu a pensar dessa maneira. Só um palpite. Todos nós sabemos que não é possível distributiva em condicinal.

  • boa tentativa, cespe

  • Vamos separar os conectivos para identificarmos as preposições simples: “Se João implica com Maria e Maria implica com João, então evidencia-se que a relação entre João e Maria é conflituosa”

    Já podemos concluir que esta frase possui dois conectivos: Condicional (Se... então) e a conjunção (e).

    Podemos resumir da seguinte forma:

    Proposição P: "João implica com Maria" Proposição Q: "Maria Implica com João Proposição R: "A relação de João e Maria é conflituosa Ficando da seguinte forma: P ^Q R

    Portanto, nosso gabarito está errado. 

  • (P ^ Q) -> R

  • GAB: ERRADA

    É nítida na representação o erro. [P ⇒ Q) ∧ (Q ⇒ P)] ⇒R

    o CERTO é: [P^Q] ->( R)