SóProvas


ID
940393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à associação entre os solos e os processos de transformação e considerando o emprego da nomenclatura do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), julgue os itens a seguir.

No perfil de um solo, a translocação de alumínio e(ou) matéria orgânica e(ou) ferro do horizonte A, para acumular-se no horizonte B caracteriza a podzolização, que leva à formação de horizontes lúvicos, característicos dos luvissolos.

Alternativas
Comentários
  • Questão de Pedologia.

    Podzolização = capacidade de redução da fertilidade das camadas superiores do solo, é quando transfere matéria orgânica e alumínio (com ferro ou não) do horizonte A (mais superficial) pro horizonte B (mais pro fundo do solo). O B se chamará, com o acúmulo, de podzol. 

    Mas é quando tem acúmulo de ARGILA no horizonte B do solo, se chama iluvial, e os horizontes que perderam são eluviais. Aí são os luvissolos.

    Logo, esta ERRADA.

  • Complementando o comentário do colega, a questão está correta até a caracterização de podzolização, ocorre que esse processo pedogenético dá rigem a espodosssolos e não luvissolos, portanto assertiva errada.

  • Podzolização: redução da fertilidade das camadas superiores do solo, quando a M.O. vai do horizonte A para o horizonte B. Após isso, o horizonte B é classificado como podzol.

    Eluviação: processo de remoção de materiais por lixiviação de um solo superficial para um mais profundo (Horizonte A, eluviado => Horizonte B, iluviado).

    Iluviação: processo de acumulação de materiais movidos por eluviação.

    Luvissolo: ocorrem normalmente em áreas de clima seco, em áreas de relevo mais acidentado, variando de ondulados a fortemente ondulados. São solos naturalmente bem permeáveis e quimicamente férteis (boa saturação por bases, alumínio baixo ou nulo, e quantidade expressiva de argilominerais 2:1).

    Espodossolo: ocorrem geralmente em regiões com relevo plano, clima úmido e solo superficial arenoso. Há então o acúmulo iluvial da matéria orgânica com alumínio, podendo ou não conter ferro.

  • Em complemento aos comentários dos colegas:

    Retirado do SiBCS Empraba (5 edição, 2018):

    Espodossolos

    Grupamento de solos com B espódico.

    • Base – atuação de processo de podzolização com eluviação de materiais compostos principalmente por uma mistura de matéria orgânica humificada e alumínio, podendo ou não conter ferro, e consequente acumulação iluvial desses constituintes.

    • Critério – desenvolvimento de horizonte diagnóstico B espódico em

    sequência a horizonte E (álbico ou não), A ou hístico

    Logo se forma um Espodossolo, não luvissolo como afirma a questão.