-
No Brasil, cerca de 75% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento, sendo o principal alvo a ser mitigado pelas políticas públicas. No mundo, as emissões de CO2 provenientes do desmatamento equivalem a 17% do total (Instituto Carbono Brasil, 2008).
-
ERRADA.
Queimada de florestas e produção agropecuária (liberação de metano pelo gado) ganham da queima de combustíveis fósseis por veículos.
-
Emissões brutas de GEE no Brasil em 2014:
42% - mudança de uso da terra
> O setor de mudança de uso da terra (MUT) corresponde às emissões por alterações da cobertura vegetal (desmatamento ou reflorestamento) e de alterações no uso da terra, incluindo variações de culturas e aplicação de calcário.
26%- energia
>Emissões de CO2 do setor de energia por segmento de atividade:
transporte- 46%
geração de eletricidade- 17%
indústria- 16%
produção de combustíveis- 12%
residencial- 5%
agropecuário- 4%
23%- agropecuária
> Os principais contribuintes para emissões no setor são o metano (CH4) emitido pela fermentação entérica na pecuária e o manejo de dejetos animais e o óxido nitroso (N2O) resultante do uso de fertilizantes nitrogenados.
5%- processos industriais
4%- resíduos
fonte: http://seeg.eco.br/wp-content/uploads/2016/09/WIP-16-09-02-RelatoriosSEEG-Sintese.pdf
-
Na Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, divulgada em 2016, mostra-se que para as emissões de gases de efeito estufa no Brasil, em 2012, os setores que mais contribuíram com a emissão líquida de dióxido de carbono, em ordem decrescente de importância, foram: Energia – agropecuária – Uso da terra e florestas – processos industriais – tratamento de resíduos
-
Arrumando a assertiva:
No Brasil, a maior fonte de gases que provocam o efeito estufa é a queimada de florestas, emissão veicular e produção agropecuária, nessa ordem.
-
GHG Brasil 2020
46% Uso da Terra (alterações na cobertura florestal)
27% Agropecuária
18% Energia