SóProvas


ID
940861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das questões fiscais, monetárias e cambiais do modelo IS-LM para uma pequena economia aberta, julgue os itens que se seguem.

Uma expansão monetária por parte do Banco Central no modelo com câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais gera aumento do produto de equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • Uma expanão monetária por parte do BACEN irá deslocar a curva LM para a direita e para baixo (no sentido da diminuição dos juros). Essa diminuição acarretará fuga de capitais estrangeiros, e , como o regime é FIXO, o BC vai ter que equilibrar oferta de moeda vendendo moeda estrangeira e recebendo a nacional. Esse "enxugamento" da liquidez trará a curva LM para a sua posição original, sem afetar o produto.
  • Errado!

    Com perfeita mobilidade de capitais e câmbio fixo, a política monetária é inócua.

    Ela opera apenas para manter o câmbio fixo no patamar estipulado.

    Ou seja, ela é passiva.

    Qualquer tentativa de política monetária para afetar a renda provará um desequilíbrio no movimento de capitais, o que pressionaria a taxa de câmbio.

    E para manter a taxa de câmbio, o Banco Central precisará voltar atrás na política monetária executada.

    Resposta: E

  • A política monetária é ineficaz em regime de câmbio fixo. Isso porque um aumento na oferta de moeda (que desloca a curva LM para a direita) implicaria em uma diminuição na taxa de juros, desvalorização da moeda nacional. Para manter o câmbio fixo, o Banco Central é pressionado a valorizar novamente a moeda nacional, o que ele faz retirando moeda da economia e comprando dólares, o que desloca a curva LM para a esquerda, de volta ao ponto de origem. O produto de equilíbrio, portanto, não se altera.