SóProvas


ID
941053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se ao profissional de relações públicas familiarizar-se com o conceito de noticiabilidade, uma vez que necessita saber o que repórteres, produtores e editores estão procurando em uma história.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O Relações Públicas deve entender o que os repórteres, produtores e editores procuram como notícia e antecipar a isso.
  • Mesmo que não seja sua atribuição ter relacionamento direto com a mídia, pois essa é uma tarefa do jornalista, o profissional de relações públicas deve saber quais são os critérios de noticiabilidade, bem como no que consiste uma notícia para saber se suas próprias atividades, inclusive os projetos da área de Responsabilidade Social, podem ou não ser assunto nos veículos de comunicação. O relações públicas deve trabalhar conjuntamente com o jornalista corporativo. 

  • As modernas relações públicas situam-se a partir da Declaração de Princípios de Ivy Lee, um ex-jornalista que aplicou os princípios do jornalismo à assessoria de imprensa. 
    Contrariamente a P. T. Barnum, Ivy Lee acreditava que a informação para o público deve ser verdadeira. O objectivo é a disseminação de informação em situações favoráveis e de crise para a organização. Os profissionais de relações públicas, que seguem o modelo da informação pública, fornecem o máximo de notícias para os jornalistas, no sentido de posicionar a organização como a fonte mais credível de informação. Sempre que existam problemas na instituição, a posição do profissional de relações públicas é a de conciliar o direito à informação e a imagem favorável da instituição. "Ao contrário do que era comum até à década de oitenta, em que se tentava ocultar ao máximo o acontecimento, a tendência actual é posicionar a empresa [ou qualquer organização] como a principal e mais credível fonte de informação, perante uma situação de crise. Este posicionamento tem pelo menos a vantagem de levar os jornalistas a procurar o assessor de imprensa sempre que necessitem de mais informação, em vez de tentarem obter dados junto de outras fontes 'não autorizadas' ou menos informadas" (Lampreia, 1999: 92-93). 

    Fonte: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/relacoescomospublicos/0175.pdf