SóProvas


ID
9427
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que contém as palavras que, atendendo à coesão e coerência textual, preenchem corretamente as lacunas do trecho abaixo, na ordem em que aparecem.

São múltiplas e complexas as causas ................. conduzem crianças e adolescentes às trilhas do crime. ................... a primeira delas, sem dúvida, é a exclusão social. As políticas públicas de inclusão articulam apenas medidas paliativas, ..................... por meio de esmolas travestidas de programas sociais. O desafio, ..................... , exige ações estruturais nos campos da educação, da saúde, do mercado de trabalho, entre outros.

(Adaptado de "Juventude marginalizada", Correio Braziliense, 14/04/2004)

Alternativas
Comentários
  • alguém pode comentar essa?
  • 1ª) as quais/que. Aqui temos um pronome relativo que sabemos que retoma o termo antecedente, mas o termo antecedente é “as causas”, mas tbém sabemos que o que é o pron.relativo universal e substitui todos os outros. 2ª) porém/mas/contudo. Podemos perceber que aqui a conjunção a ser utilizada será adversativa, para criar uma oposição entre as causas. 3ª) sempre/não raro/quase sempre/invariavelmente. Somente o 1º que dá ideia inversa do sentido do texto. 4ª) não obstante/contudo/no entanto. As conjunções adversativas são tratadas por Bechara como advérbios conectivos. Tendo em conta esse carácter adverbial, é aceitável que porém, todavia, contudo e no entanto surjam entre vírgulas, mesmo no começo de uma oração, situação impossível com mas. Letra C.

  • 1."Não Raro" é uma conjunção temporal.

    2.Conjunções são invariáveis,  não precisa concordar com nenhume elemento. 

    Fonte:

    https://www.todamateria.com.br/conectivos/