-
Errado.
De acordo com [1]: O banco de dados distribuído denominado federado (ou sistema de múltiplas bases de dados - MDBS). é aquele em que cada servidor é um SGBD centralizado independente e autônomo que tem seus próprios usuários, transações locais e um DBA, possuindo assim alto grau de autonomia local.
Outra definição [2], seria: Um sistema de gerência de bancos de dados federado (SGBDF) é uma coleção de sistemas de banco de dados cooperativos que são autônomos e normalmente heterogêneos [SL90].
O erro da questão é afirmar que todas as partes de software e hardware do SGBDD sejam iguais e todos os usuários (clientes) utilizem um software idêntico.
Fontes:
[1]http://www.lisha.ufsc.br/teaching/os/ine651600-2008-2/work/deggau.pdf
[2]http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0115653_03_cap_02.pdf
-
Para alcançar os altos níveis de desempenho necessários para os maiores sites, um sistema de multicamadas normalmente equilibra a carga de processamento para cada camada pelos vários servidores. Esses servidores são gerenciados independentemente, mas cooperam para processar os requisitos do banco de dados nos aplicativos; esse grupo de servidores cooperativos é chamado de federação.
Uma camada de banco de dados federado pode alcançar níveis de altíssimo desempenho apenas se o aplicativo enviar cada instrução SQL ao servidor membro que tem a maioria dos dados necessários da instrução. Isso se chama colocação da instrução SQL com os dados exigidos pela instrução. A colocação das instruções SQL com os dados exigidos não é um requisito exclusivo para servidores federados. Também é necessário em sistemas cluster.
Apesar de uma federação de servidores apresentar a mesma imagem aos aplicativos como um servidor de banco de dados único, há diferenças internas em como a camada de serviços de banco de dados é implementada, como mostrado na seguinte tabela.
Camada de servidor única | Camada de servidor federada |
Há uma instância do SQL Server no servidor de produção. | Há uma instância do SQL Server em cada servidor membro. |
Os dados de produção são armazenados em um banco de dados. | Cada servidor membro tem um banco de dados membro. Os dados são difundidos pelos bancos de dados membro. |
Cada tabela é normalmente uma entidade única. | As tabelas do banco de dados original são horizontalmente particionadas em tabelas membro. Há uma tabela membro por banco de dados membro, e exibições particionadas distribuídas são usadas para fazer com que pareça que há uma cópia completa da tabela origina em cada servidor membro. |
O particionamento (que pode ser simétrico ou assimétrico) funciona bem se as tabelas no banco de dados forem naturalmente divisíveis em partições similares, onde a maior parte das linhas acessadas por qualquer instrução SQL possa ser colocada em um mesmo servidor membro. As tabelas são clusterizadas em unidades relacionadas.
Retirado de:
http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms187467(v=sql.105).aspx
-
A questão trouxe o conceito de SGBDD homogêneo. Navath, Pag 593.
-
Apenas complementado os comentários dos colegas...
Ambiente Federado é aquele em que os recursos e aplicativos permanecem unidos e, ao mesmo tempo, mantêm a autonomia individual e a autogovernança.
-
Pensar na Forma de Estado da República Federativa do Brasil ajudou a responder: Federação. Todos são independentes e autônomos.
-
GABARITO: ERRADO
Ao longo do eixo da autonomia encontramos dois tipos de SGBDDs, chamados
- Sistema de Banco de Dados Federado - SBDF e
- Sistema Multibanco de Dados.
Em tais sistemas, cada servidor é um SGBD
- Centralizado;
- Independente;
- Heterogêneo/Híbrido;
- Autônomo;
- Usuários locais próprios;
- Transações locais;
- Administrador de BD - DBA;
- Alto grau de autonomia local;