SóProvas


ID
943447
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PM-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal

De acordo com o Código de Processo Penal, ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva. Com relação à prisão em flagrante, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Determina o artigo 309, CPP que "se o réu se livrasolto, deverá ser posto em liberdade, depois de lavrado o auto de prisão em flagrante". Em primeiro plano transparece a total impropriedade da utilização do termo "réu" para o preso em flagrante. O legislador deveria ter usado a palavra conduzido ou indiciado porque não se trata de processo, mas de Inquérito Policial.

    Malgrado isso, a verdade é que o dispositivo sob comento não tem mais aplicação prática, diante da revogação do artigo 321, I e II, CPP que tratava dos casos em que o indiciado se livrava solto (infrações apenadas apenas com multa ou cujo máximo da pena privativa de liberdade não ultrapassasse 3 (três) meses). Diante da inexistência da previsão de infrações em que o implicado se livra solto o artigo 309, CPP perde totalmente sua utilidade prática, pois que jamais será lavrado um Auto de Prisão em Flagrante nessas circunstâncias em que o envolvido se livrará solto.



    Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/20338/lei-no-12-403-11-e-o-fim-das-infracoes-em-que-o-indiciado-se-livra-solto-consequencias-processuais#ixzz2Tx7SAEj4

    D
    e qualquer modo fere o art 309 do CPP 
    Art. 309.  Se o réu se livrar solto, deverá ser posto em liberdade, depois de lavrado o auto de prisão em flagrante.
  • Alternativa A- Incorreta. A ilegalidade é combatida por pedido de relaxamento de prisão ao juiz.

    Alternativa B- Incorreta. Artigo 309/CPP. "Se o réu se livrar solto, deverá ser posto em liberdade, depois de lavrado o auto de prisão em flagrante".

    Alternativa C- Correta! Redação do artigo 302, III/CPP.

    Alternativa D- Incorreta. Artigo 304, p.3º/CPP. "Quando o acusado se recusar a assinar, não souber ou não puder fazê-lo, o auto de prisão em flagrante será assinado por duas testemunhas, que tenham ouvido sua leitura na presença deste".

    Alternativa E- Incorreta. Artigo 301/CPP. "Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito".
  • Caros colegas a questão deve ser anulado pois não há alternativa correta, pois pela rigorosa leitura temos que

     Art. 302.  Considera-se em flagrante delito quem:

            I - está cometendo a infração penal;

            II - acaba de cometê-la;

            III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração;

            IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.

    no que existe uma grande diferença conforme magisterio do doutrinador nestor távora, posição a qual me perfilho.

     

  • Somente em complemento aos brilhantes comentários até aqui expostos..


    No item A: O relaxamento da prisão deverá ser requerido por meio de advogado, por ser peça privativa do mesmo..não podendo o preso pleitear diretamente tal benesse.


    Espero ter ajudado!

  •  a) Poderá o preso pleitear ao juiz sua liberdade provisória, havendo ilegalidade no auto de prisão em flagrante. Ao receber o auto de prisao em flagrante o juiz age de oficio   b) Independentemente da lavratura do auto de prisão em flagrante, se o réu se livrar solto, deverá ser posto em liberdade.;é necessaria a lavratura do auto de prisão em flagrante para o reu se livrar solto  c) Considera-se em flagrante delito o indivíduo que é perseguido, logo após cometer infração penal, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração. Correto  d) O auto de prisão em flagrante será assinado por uma testemunha que tenha ouvido a leitura na presença do condutor e do acusado quando este se recusar a assinar, não souber ou não puder fazê-lo.Sao necessários duas testemunhas  e) Somente a autoridade policial e seus agentes poderão prender alguém em flagrante delito. Qualquer pessoa do povo

  • Dioni Ricardo, só uma ressalva ao seu comentário! A despeito do que você disse, o preso pode sim pleitear o relaxamento de sua prisão, mesmo sem advogado, só que deverá fazê-lo por meio de Habeas corpus.

  • C: Trata-se do flagrante impróprio ou quase flagrante.