-
CERTO
Questão conceitual de valores organizacionais:
-
Valores compartilhados: são os valores relevantes que se tomam importante para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Constituem o segundo nível da cultura.
-
CORRETO
Schein é reconhecido como um dos pioneiros do conceito de “Cultura Organizacional”. Para ele, toda cultura exibe três níveis distintos:
1- Artefatos, comportamentos e produtos;
2- Valores e Normas;
3- Pressupostos Básicos.
Esses três níveis se referem a quão profundos e visíveis são os elementos da cultura:
1- Artefatos, comportamentos e produtos se referem a qualquer elemento tangível da cultura, como vestuário, linguagem, rituais, comemorações, piadas, e outros exemplos de artefatos visíveis por todos no comportamento dos membros de uma cultura. Esses elementos podem ser facilmente reconhecidos por quem não é parte da mesma cultura.
2- Valores e Normas se referem às hierarquias de valores na cultura e seus códigos de conduta. São as formas pelas quais os membros da cultura representam-na tanto para si quanto para outros. Elas costumam ser expressadas como as filosofias oficiais da cultura e as declarações públicas da identidade do grupo. Em alguns casos são projeções para o futuro, sobre o que os membros da cultura desejam se tornar. Exemplos de normas e valores são os códigos de profissionalismo de uma organização, e comportamentos que demonstram claramente os valores dos indivíduos.
3 - Pressupostos Básicas são comportamentos e crenças profundamente enraizadas na mente e na programação dos indivíduos, que geralmente são inconscientes. Essas assunções constituem a essência da cultura, e geralmente são tão bem integradas na dinâmica da cultura que chegam a ser difíceis de se detectar pelos membros da cultura.
A questão traz 3 exemplos de valores: ser inovador, assumir riscos, dar atenção aos detalhes, focar nos resultados.
http://www.reciprhocal.com.br/?p=172
-
CERTO
A questão faz referência a cultura organizacional, onde os valores de uma organização exprimem as características básicas das pessoas que compartilham o ambiente (crenças inconscientes, percpções, pensamentos e sentimentos), sendo esses valores e características já enraizados. A cultura reflete um iceberg onde 10 a 10% do iceberg ficam acima do nível da água e constitui a parte visível. A maior parte permanece oculta sob as águas e fora da visão das pessoas.
-
Valores compartilhados:
Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se
tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais
elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos
os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados
originalmente pelos fundadores da organização.
Schein é reconhecido como um dos pioneiros do conceito de "Cultura Organizacional". Para ele, toda cultura exibe três níveis distintos:
1- Artefatos, comportamentos e produtos;
2- Valores e Normas;
3- Pressupostos Básicos.
Valores e Normas se referem às hierarquias de valores na cultura e seus códigos de conduta.
São as formas pelas quais os membros da cultura representam-na tanto
para si quanto para outros. Elas costumam ser expressadas como as filosofias oficiais da cultura e as declarações públicas da identidade do grupo.
Em alguns casos são projeções para o futuro, sobre o que os membros da
cultura desejam se tornar. Exemplos de normas e valores são os códigos de profissionalismo de uma organização, e comportamentos que demonstram claramente os valores dos indivíduos.
-
CERTO, pq?
São Características da Cult. Org. :
De acordo com pesquisadores do assunto, existem sete características básicas que, em conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização:
→ Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.
→ Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
→ Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
→ Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
→ Orientação para as equipes: o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.
→ Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.
→ Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.
Com base nesse conjunto, pode-se dizer que a cultura organizacional onde você está inserido é representada pela forma como os colaboradores em geral percebem as características da cultura da empresa.
http://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-entender-a-cultura-organizacional-da-sua-empresa/46093/
-
CERTO
Galera! O CESPE não está dizendo que que essas características são valores, mas sim que O sistema de valores da org. manifesta 7 características básicas. A questão cita 3 e afirma que as pessoas compartilham delas:
1 Grau de inovação + capacidade de assumir os riscos de apostar na inovação (assunção de riscos)
2 Atenção aos detalhes
3 Orientação aos resultados
Carlos Xavier - Estratégia Concursos
-
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 501),
Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização:
1. Inovação. É o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos.
2. Atenção aos detalhes. É o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
3. Orientação para os resultados. É o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
4. Foco na pessoa. É o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
5. Foco na equipe. É o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos.
6. Agressividade. É o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas.
7. Estabilidade. É o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.