SóProvas


ID
944338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à análise e formulação de políticas públicas.

A análise de política tem por objetivo tanto melhorar o entendimento acerca da política e do processo político quanto apresentar propostas para o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo. 

      O escopo da Análise de Política, porém, vai muito além dos estudos e decisões dos analistas, porque a política pública pode influenciar a vida de todos os afetados por problemas das esferas pública (policy) e política (politics), dado que os processos e resultados de políticas sempre envolvem a vários grupos sociais e porque as políticas públicas se constituem em objeto específico e qualificado de disputa entre os diferentes agrupamentos políticos com algum grau de interesse pelas questões que têm no aparelho de Estado um locus privilegiado de expressão.

    A Análise de Política engloba um grande espectro de atividades, todas elas envolvidas de uma maneira ou de outra com o exame das causas e conseqüências da ação governamental. Assim, uma definição correntemente aceita sugere que a Análise de Política tem como objeto os problemas com que se defrontam os fazedores de política (policy makers) e como objetivo auxiliar o seu equacionamento através do emprego de criatividade, imaginação e habilidade.

  • Certo


    A percepção de que as políticas, mais do que o mercado, são os responsáveis pelo progresso social, envolve o questionamento das relações sociais e políticas existentes; a consideração tanto das decisões tomadas como das “não-decisões”.


    Mesmo a analysis for policy, que supõe um interesse não (apenas) acadêmico e aplica o instrumental da administração visando à sua consecução, demanda a analysis of policy como etapa prévia. Caso contrário, se o policy process (processo de elaboração da política) não for entendido como um political process, esse instrumental será ineficaz (não adaptado ao mundo real).


    A postura do analista deve, em suma, levar em conta que a Análise de Política envolve tanto a melhoria do entendimento acerca da política e do processo político como prescrições visando a melhores políticas.


    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ja8deEtJbW4J:empreende.org.br/pdf/Democracia%2520e%2520Participa%25C3%25A7%25C3%25A3o/Metodologia%2520de%2520An%25C3%25A1lise%2520de%2520Pol%25C3%25ADticas%2520P%25C3%25BAblicas.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


    Fonte da Vanessa: http://www.oei.es/salactsi/rdagnino1.htm

  • Que feio não citar a fonte e ainda vai lá na outra questão implicar com o comentário do amigo dizendo que plágio é crime.

  • Política (em português) tem vários sentidos, diferenciados em inglês.

    Polity – instituições políticas, do sistema político-administrativo, ordem do sistema político delineado pelo sistema jurídico. Institucional.

    Politics – exercício do poder e influência sobre outros, o processo político, geralmente conflituoso, com disputas de poder, etc. Processual.

    Policy – relação com decisões e ações concretas. Conteúdos concretos, configuração dos programas políticos, problemas técnicos, conteúdo material de decisões políticas. Material.

  • GABARITO: CERTO

    16.4. Análise e Formulação de políticas públicas

    A análise de políticas públicas é um campo de prática profissional, de natureza multidisciplinar, que envolve análise racional de conteúdos e de consequências de políticas, em especial relacionadas à sua constituição, à gestão e ao planejamento público. De modo simples, a análise de políticas públicas consiste no “estudo da ação de autoridades públicas dentro de uma sociedade” (Mény e Thoening, 1989).

    Ham e Hill (1984), classificam a Análise de Políticas Públicas em duas categorias:

    Análise de Políticas Públicas: tem por objetivo produzir conhecimentos sobre o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. É de orientação prescritiva e tem como finalidade explicitar o processo político no qual são processadas e do qual derivam políticas públicas;

    Análise para Políticas Públicas: tem como objetivo auxiliar os formuladores de políticas públicas por meio do aporte de conhecimentos ao processo de elaboração, enfatizando questões de tomada de decisão. Sua natureza é de caráter propositivo ou prescritivo e tem como finalidade se constituir em meio prático para solução de problemas sociopolíticos.