SóProvas


ID
94558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito do empreendedorismo governamental e das novas
lideranças no setor público, julgue os itens que se seguem.

O modelo de excelência na gestão, tanto no setor público quanto no privado, possui intrínseca relação com a capacidade gerencial de aferir resultados. A democratização das informações de interesse da sociedade e a prestação de contas dos atos de governo são também fatores primordiais a serem observados na adoção desse modelo.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o instrumento para avaliação da gestão pública ciclo 2008/2009 do Gespública são princípios e fundamentos para a avaliação:1)Sustenção do modelo de excelência em gestão pública;2)Princípios constitucionais da Administração Pública; Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Públicidade e eficiência.3)Fundamentos de excelência gerencial;3.1-pensamento sistêmico; 3.2-Aprendizado Organizacional; 3.3-Cultura da inovação; 3.4-Liderança e constância de propósitos; 3.5-Orientação por processos e informações; 3.6-Visão de Futuro; 3.7-Geração de Valor; 3.8-Comprometimento com as pessoas; 3.10-Desenvolvimento de parcerias;3.11-Responsabilidade social; 3.12-Controle Social; 3.13-Gestão Participativa.Posto isso, com base nos citados princípios, incluindo inclusive os princípios de administração pública fica claramente caracterizado os apontamentos desta questão. Raimundo Santos (_SATURNO_)
  • Para tornar melhor um serviço público deve-se chamar a comunidade a participar de sua gestão, seja fiscalizando, seja trabalhando voluntariamente na prestação de serviços — constituindo-se numa resposta adequada tanto para a questão da eficiência como para o problema da transparência.
  • Um Estado empreendedor é um Estado inovador, o qual sai da rotina e investe em novas formas para satisfazer o cidadão-cliente; como se está entrando em algo desconhecido até então é imprescidível que haja formas de aferir os resultados de forma transparente a todos, para se saber se a inovação está realmente valendo a pena, atingindo os resultados.
  • Ora, se o modelo de excelência busca RESULTADOS, tem q necessariamente haver as formas de se buscar garantir a efetividade/eficácia desses resultados. Na gestão privada o mercado trata desse papel uma vez q as organizações privadas q buscam o lucro - num ambiente cada vez mais cometitivo - têm q obtê-lo para manter-se VIVA, LCRATIVA E NECESSÁRIA, Assim... os que mais estarão atentos (uma vez q bendefiam-se dos lucros) são os beneficiários diretos: os ACIONISTAS (LEMBRANDO é claro q as organizações beneficiam a sociedade como um todo, já q é atraves delas que produtos/serviços são disponibilizados para a satisfação das necessidades humanas).
    Na gestão pública a coisa é diferente, o BENEFICIÁRIO DIRETO é a coletividade-cidadã - "consumidora dos serviços/produtos públicos- logo, a gestão de excelencia no serviço publico para q seja efetiva e basei-se em RESULTADOS requer mecanismo de cobraça/monitoramento desses resultados: ai que entra a TRANSPARêNCIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES de que trata esse item!!!